Conheça as principais tendências pedagógicas do momento

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É cada vez mais comum ver a tecnologia inserida nas escolas como um importante recurso para potencializar a aprendizagem. Por isso, as tendências pedagógicas do momento incluem muita tecnologia — impulsionada, sobretudo, pela pandemia, que alavancou o ensino remoto.

Mas, além do uso da tecnologia, outras tendências até então impensáveis para implementação a curto prazo, estão se tornando realidade na área de educação.

Continue lendo e confira as principais tendências de ensino da atualidade!

O que é tendência pedagógica?

Novos hábitos de consumo pelos alunos da era atual determinam novas demandas a serem exploradas pelas escolas. Assim sendo, eles têm potencial para se tornarem uma tendência pedagógica.

Quais são as atuais tendências pedagógicas?

As tendências educacionais são muitas e elas vieram para ficar e revolucionar a maneira como ensinamos e aprendemos! Vamos conhecê-las?

Formação por pequenas competências

O mercado de trabalho exigirá, cada vez mais, o conhecimento de novas competências e conhecimentos. Por isso, é importante que elas sejam inseridas no ensino (através da oferta de cursos de extensão – de pequena e média duração), a fim de garantir as melhores opções de emprego.

Personalização da aprendizagem

Trata-se de pôr em prática o entendimento de que cada aluno tem necessidades diferentes de aprendizado. Com isso, se permite que, em um mesmo período, os estudantes avancem em disciplinas individuais ou estudem temas variados, segundo o seu próprio ritmo de aprendizagem.

Diplomas unificados

Os estudantes poderão ter aulas com professores de diferentes instituições, não apenas do Brasil, como do mundo todo — o que representa um importante diferencial.

Foco em real skills 

São divididas em soft skills e hard skills. A primeira se refere às habilidades sociocomportamentais, e tem a ver com as aptidões mentais do aluno e com a capacidade de lidar com fatores emocionais. Elas não envolvem cursos ou certificados, mas englobam a experiência psicossocial do aluno.

Já as hard skills são tudo o que é aprendido e ensinado, por meio de:

  • cursos de idiomas;
  • cursos técnicos;
  • pós-graduação;
  • graduação etc.

Humanização

Ainda que mediadas pela tecnologia e por processos digitais, as aulas terão melhor qualidade nas relações interpessoais — entre alunos, professores e pais. É fundamental que as escolas estejam cientes dessa realidade para manter uma educação eficaz.

Por isso, a humanização, ou aprendizagem socioemocional, é fundamental na educação dos dias de hoje, pois além de formar o aparato intelectual, estimula habilidades fundamentais para se viver em sociedade, incluindo o autocuidado. Assim, práticas pedagógicas que demonstrem expressividade, empatia, criatividade, resiliência, autogestão e sociabilidade são metodologias ativas muito promissoras.

Flexibilização curricular

Visa levar à sala de aula discussões sobre assuntos em pauta na sociedade e que fazem parte do cotidiano dos alunos. Assim, constrói-se uma abordagem e uma formação escolar diversificada, sendo possível adaptar o ensino às necessidades individuais do aluno. São exemplos de temas nesse sentido:

  • direitos humanos;
  • sustentabilidade;
  • igualdade social;
  • tecnologia.

Conscientização e inclusão

É fundamental que instituições de ensino, educadores, pais e alunos entendam que não existe mais espaço para o preconceito. Assim, os jovens devem ser conscientizados sobre a importância de se fazer de cada sala de aula e área de convivência da escola um ambiente democrático e inclusivo.

Uso da tecnologia

A tecnologia vem por meio de diversas formas, como as que seguem!

Ensino híbrido

A metodologia híbrida de ensino mescla várias práticas, individuais e/ou coletivas, usando diferentes recursos, ambientes e modalidades. No caso do ensino híbrido que vamos tratar aqui, estamos nos referindo a mesclar os ensinos presencial e remoto, um complementando o outro. O ensino híbrido aumenta o espaço de aprendizagem, pois não está restrito às salas de aula. As aulas remotas permitem o desenvolvimento da autonomia do aluno. Com isso, ele não perde o vínculo com as atividades presenciais e o contato com colegas e professores, tão importante na formação pessoal.

Nessa abordagem de ensino híbrido, são incluídas as atividades:

  • virtuais assíncronas: o aluno estuda como e onde quiser, e nas horas que puder;
  • interativas síncronas: presenciais ou telepresenciais com professores;
  • práticas presenciais em laboratórios: para aulas práticas e pesquisas.

Aprendizagem móvel

Como o nome já prediz, trata-se do uso de dispositivos móveis como ferramentas de aprendizagem, sendo crucial a criação de cursos, simultaneamente, flexíveis e responsivos, permitindo a sua utilização em diversos formatos.

Gamificação

Trata-se do uso da dinâmica dos jogos em todas as atividades, permitindo aos alunos se engajarem na resolução de problemas de maneira colaborativa, além de estimular as atividades em equipe.

Assim, é possível atingir os desafios (em formato de áudio, vídeo e texto) propostos de forma motivadora, lúdica e divertida — propiciando uma “higiene mental”, fundamental para a memória e para o aprendizado de maior qualidade. Podemos enumerar algumas vantagens da gamificação:

  • fixar conhecimento (devido aos canais multissensoriais);
  • criar reflexões e pensamentos profundos;
  • gerar interação e potencializar a aprendizagem;
  • ativar múltiplas redes neurais;
  • diminuir a sobrecarga mental;
  • melhorar o comportamento;
  • aumentar o engajamento;
  • instigar a curiosidade.

Quais são as tendências voltadas para a comunicação entre escola e aluno?

A área da comunicação deve ser pensada estrategicamente, com o uso de ferramentas e métodos que ajudarão no desenvolvimento escolar.

Inbound marketing educacional

Essa é uma nova e importante técnica de persuasão, atração e nutrição dos potenciais alunos. Por isso, o Inbound Marketing Educacional também é conhecido como marketing de atração ou de permissão. Os alunos ganham quando a escola cria conteúdos relevantes, como:

  • apresentações de slides;
  • materiais de auxílio;
  • artigos para blogs;
  • podcasts;
  • e-books;
  • vídeos etc.

Conteúdo gerado pelo usuário

Consiste nas ações desenvolvidas a partir de uma mídia utilizada pela instituição de ensino — podendo ser em formato de comentários, posts, fotos ou vídeos gerados pelo usuário de maneira natural. O objetivo é atingir os atuais e os potenciais alunos.

Ações personalizadas

Nenhum aluno (ou potencial aluno) gosta de comunicação genérica, como se conversasse com um robô. Assim, eles não desejam receber um e-mail que não se identifique com sua realidade.

Ao não personalizar a comunicação, segundo as questões básicas, como optar pelos cursos de interesse ou pela etapa da jornada de compra, não haverá engajamento por parte do estudante que se quer atingir.

Atendimento omnichannel

Visa oferecer a melhor experiência para o aluno pela integração de vários canais de atendimento. No omnichannel, centraliza-se os canais em um mesmo sistema, permitindo à instituição de ensino o desenvolvimento de uma visão ampla das interações com os alunos.

Como os pais podem ajudar no aprendizado a partir das tendências pedagógicas tecnológicas?

É fundamental que os pais entendam a extrema relevância das tendências pedagógicas para a educação do seu filho, pois são baseadas nas demandas atuais dos alunos.

A partir daí, pode-se incentivar a participação dos pais no aprendizado dos filhos, ou seja, as escolas podem se mostrar abertas, convidando-os a participarem do dia a dia escolar de seus filhos, ou eles mesmos podem se propor a fazer isso, sendo proativos nesse processo.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer as principais tendências pedagógicas da atualidade. Juntos, podemos melhorar o mundo ao optar por uma educação dinâmica com todas as novidades disponíveis!

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