My Life: um projeto de vida para um futuro brilhante

capa_blog_my_life
7 minutos para ler

No atual cenário educacional, devemos considerar a preparação acadêmica e o desenvolvimento socioemocional das crianças. O programa My Life da Escola SEB destaca-se como uma ferramenta poderosa para essa formação integral, com foco no bem-estar e nos valores humanísticos, além de capacitar os jovens para os desafios profissionais.

Para um melhor entendimento sobre o programa, convidamos o Especialista Socioemocional do My Life, psicólogo Leonardo Ricieri Mantoani. A seguir, entenda a importância desse projeto, quais atividades são executadas, metodologias que guiam o processo, como é a formação dos professores e por que essa proposta é um diferencial educacional para os alunos.

Boa leitura!

Qual é a importância do My Life para os alunos?

Projeto educacional dedicado aos alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio, o My Life da Escola SEB tem uma abordagem inovadora, cujo objetivo é fornecer recursos educacionais que promovam o desenvolvimento integral dos alunos, tanto acadêmica quanto emocionalmente.

Atualmente, o projeto está em fase de expansão, devendo ser ampliado, até o ano de 2025, para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse lançamento será um marco significativo na jornada do My Life, permitindo que os profissionais atendam a uma gama ainda mais ampla de alunos nas suas diversas fases de aprendizado e crescimento, afirma Leonardo Ricieri Mantoani.

Quais atividades fazem parte do My Life?

O My Life, projeto educacional dedicado aos alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio da Escola SEB, tem uma abordagem inovadora, cujo objetivo é fornecer recursos educacionais que promovam o desenvolvimento integral dos alunos, tanto acadêmica quanto emocionalmente.

Ao reconhecer a afinidade dos adolescentes com a tecnologia, o projeto utiliza uma abordagem que combina eficazmente recursos digitais e pedagógicos. Nesse contexto, os conteúdos educacionais são disponibilizados por meio de um aplicativo, no qual os alunos acessam aulas, questionários e materiais de reflexão, promovendo o autoconhecimento e a análise crítica das suas relações interpessoais.

Ao mesmo tempo, o My Life adota uma abordagem que vai além do ensino virtual. As atividades propostas incentivam a interação e a colaboração entre os alunos e a equipe educacional, uma estratégia fundamentada na Metodologia Ativa de Aprendizagem Colaborativa.

Por meio de atividades em duplas, trios ou grupos, os alunos são desafiados a refletir sobre as suas identidades e a desenvolver habilidades de resolução de problemas em conjunto.

As atividades do programa são variadas e incluem dinâmicas de grupo para reflexão e interação social, produções de conteúdo, como podcasts e vídeos, além de entrevistas com diferentes atores da comunidade escolar.

Conforme o Especialista Socioemocional do My Life, o foco dessas atividades está na participação ativa dos alunos, incentivando-os a serem protagonistas dos seus próprios processos de aprendizagem, para construírem conhecimentos, longe da passividade de meramente absorver informações.

É uma proposta ativa e colaborativa, garantindo que cada exercício proporcione oportunidades significativas de crescimento e desenvolvimento aos jovens.

Quais metodologias são utilizadas no processo de aprendizagem?

A metodologia ativa assume um lugar central na formação do aluno no My Life, destaca Leonardo Ricieri Mantoani. Isso porque atualmente, as metodologias tradicionais de ensino, nas quais os alunos permanecem passivamente sentados, copiando informações e ouvindo o professor, são cada vez mais questionadas e consideradas inadequadas.

O psicólogo explica que uma das razões fundamentais para essa mudança metodológica reside na necessidade urgente de preparar os alunos para lidar com conflitos e desafios da realidade.

Por meio da metodologia ativa, eles são incentivados a assumirem um papel significativo na sua experiência educacional. Isso significa serem encorajados a:

  • definir os seus próprios objetivos de aprendizado;
  • identificar áreas de interesse e necessidade de desenvolvimento;
  • participar ativamente do processo educacional.

Ao adotar essa abordagem na Escola SEB, os alunos do My Life têm a oportunidade de compartilhar as suas percepções, pensamentos e sentimentos de maneira colaborativa. Eles são desafiados a resolver problemas e conflitos em conjunto, promovendo um relacionamento interpessoal construtivo e significativo.

Essa colaboração não apenas fortalece as habilidades sociais dos alunos, mas também contribui para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e enriquecedor.

“O aprendizado colaborativo é realizado por meio da troca, do bate-papo, da argumentação, do olho no olho, com grupos que promovem esse relacionamento interpessoal. E isso é muito importante quando pensamos em promover, de fato, um relacionamento”, comenta o profissional.

Como é a formação dos professores do My Life?

Para implementar aulas de educação emocional, não é estritamente necessário que o professor seja especialista no assunto ou tenha formação em Psicologia, explica Leonardo Ricieri Mantoani. Ele observa que os professores do projeto têm diversas formações, que vão desde Língua Portuguesa e Artes até disciplinas como História, Geografia, Ciências e Educação Física.

No entanto, o psicólogo destaca que o aspecto fundamental é que o professor demonstre interesse pelo tema e pela educação socioemocional, pois precisará adquirir conhecimentos diversos que o auxiliarão na sua prática diária. Além disso, deve ter habilidades interpessoais sólidas, como empatia e capacidade de estabelecer um bom relacionamento com os alunos.

Um professor empático e com escuta ativa é capaz, segundo o Especialista Socioemocional do My Life, de compreender as necessidades e sentimentos dos alunos, proporcionando um ambiente acolhedor, especialmente durante discussões sensíveis. Em outras palavras, mais do que a formação acadêmica, são esses comportamentos que tornam o professor eficaz na condução das aulas.

Assim, o My Life oferece uma formação inicial abrangente para os professores, abordando conceitos teóricos, metodologias e materiais específicos. Ainda há programas de capacitação conforme as necessidades de cada escola. Isso significa que a equipe de consultores realiza visitas regulares às instituições, fornecendo suporte e orientação personalizados.

Por que a formação bilíngue do My Life é um diferencial educativo?

A formação bilíngue é um dos principais diferenciais do My Life, concebido para integrar a educação socioemocional ao ensino de inglês. As aulas de educação socioemocional são ministradas em português a cada semana, e em inglês a cada 15 dias, proporcionando aos alunos uma experiência completa em ambas as línguas.

“Isso possibilita que o aluno aprofunde os seus conhecimentos e que desenvolva as habilidades socioemocionais. Utilizar o inglês em outro contexto é uma oportunidade para o jovem expandir não apenas o seu vocabulário, mas aprender a expressar emoções, sentimentos, pensamentos e relacionamentos nesse idioma”, diz Mantoani.

Essa abordagem não apenas fortalece as habilidades de comunicação e relacionamento, mas também enriquece a educação profissional dos alunos, preparando-os para um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, enfatiza o entrevistado.

Nesse sentido, a Escola SEB, conhecida pela excelência educacional e pelo compromisso integral com os alunos, apresenta o programa My Life como uma iniciativa inovadora para impulsionar o crescimento acadêmico e pessoal. O foco no ensino bilíngue e na educação socioemocional, são diferenciais que proporcionam uma educação completa, preparando os jovens para um mundo multicultural e globalizado.

Como vimos, o My Life da Escola SEB representa um compromisso com a educação integral dos alunos, abordando não apenas o seu desenvolvimento acadêmico, mas também o bem-estar emocional e social. Investir na formação integral dos alunos é a chave para prepará-los para um futuro promissor e gratificante.

Descubra os diferenciais educacionais da Escola SEB e como o programa My Life pode beneficiar o seu filho. Entre em contato conosco e veja como podemos contribuir para o sucesso educacional e pessoal da sua família!

Você também pode gostar