Vale a pena aprender exatas em inglês?

Vale a pena aprender exatas em inglês?

Ter fluência em qualquer idioma hoje é quase uma condição para grandes experiências pessoais e profissionais. Quanto maior o contato com a língua, mais você desenvolverá habilidades ― e com rapidez. Isso inclui também ter aulas de outras disciplinas no idioma estrangeiro, o que responde à pergunta que muitos se fazem: vale a pena aprender exatas em inglês? Sim, é excelente!

Por isso, a educação bilíngue surgiu com a proposta de conectar as matérias do currículo escolar com a experiência prática da língua estrangeira, como é o caso do inglês ― indispensável para praticamente tudo, ainda mais para quem deseja ser um profissional de sucesso.

Vamos entender melhor como funciona a educação bilíngue e por que vale a pena aprender exatas em inglês? Continue a leitura deste post e descubra!

Como funciona a educação bilíngue?

Mais que ensinar os alunos a desenvolverem seu inglês, a educação bilíngue tem o objetivo de tornar essa segunda língua tão familiar quanto o português, nossa língua materna.

Para isso, as escolas com essa proposta incorporam o idioma estrangeiro ao currículo regular, a fim de que você possa aprender a falar por meio do contato com as matérias da escola e situações do dia a dia.

A escola bilíngue tem uma diferença bem grande de outras escolas que você conhece. Os professores não somente ajudam você a falar inglês melhor, mas, principalmente, a língua se torna um grande canal de comunicação entre educadores, alunos e até mesmo funcionários. Na prática, você vai aprender todas as matérias (Matemática, História, Artes, Ciências etc.) em inglês e português, não é o máximo?

No entanto, se você sabe pouco do idioma estrangeiro, isso não é um problema. Como a escola não pode desobedecer às determinações do Ministério da Educação, o ensino da língua portuguesa acontece de forma igual às escolas comuns.

Mesmo sendo bilíngue, nenhuma escola pode deixar de receber alunos que não tenham estudado inglês. A lei é clara e exige que as disciplinas aconteçam em nossa língua oficial.

Sendo assim, para dar conta da proposta as escolas bilíngues, em geral, funcionam em período semi-integral ou integral.

É cansativo estudar em uma escola bilíngue?

Definitivamente não. Para que a escola bilíngue funcione, tudo terá de ser adaptado para que você realmente se sinta um falante. Tanto que é comum encontrar pelos corredores cartazes, placas e outros materiais em inglês para incentivar o contato com a língua o tempo todo.

Para que você aprenda de verdade, as escolas bilíngues em geral adotam maneiras diferentes de ensinar, com o objetivo de facilitar a prática. Quando perceber, você já estará com os conhecimentos bem avançados.

Debates, trabalhos em grupo, seminários, peças de teatro, jogos, música, atividades online e até seu smartphone podem ser usados na aula. Além disso, há momentos dedicados ao estudo formal do inglês, assim como em Língua Portuguesa (gramática, ortografia, vocabulário, interpretação de texto etc.).

Como aprender exatas em inglês?

Primeiramente, para que a educação bilíngue funcione, todos os professores precisam ser fluentes em inglês. Mas não apenas com conhecimentos gerais: eles precisam saber como ministrar aulas no idioma. No caso das matérias de exatas, por exemplo, todas as expressões, fórmulas e jargões de Física, Química, Matemática, Desenho Geométrico e outras devem estar na ponta da língua.

O estilo de cada aula também tem que ser diferente. Você e outros alunos têm seu próprio jeito de aprender: alguns vão mais rápido, outros mais devagar, enquanto uns memorizam tudo facilmente e por aí vai. Então, as aulas precisam ser flexíveis e o professor deve adaptá-las a cada turma para que todos possam aprender com qualidade e identidade própria.

Os materiais didáticos adotados pela escola também são criados especialmente para a educação bilíngue, para que você tenha uma verdadeira imersão na língua inglesa e aprenda de forma contextualizada. Tudo é aprendido muito mais rápido quando o aluno se torna protagonista e sai da teoria para a prática. Não é o máximo?

Por isso, você participa de muitos projetos práticos para trabalhar os conceitos das matérias de exatas, melhorar seu raciocínio lógico, solucionar problemas e vencer desafios. São momentos em que você põe a mão na massa e se torna um engenheiro ou um cientista, sempre com muita diversão!

Quais as vantagens para sua formação?

Quer saber por que vale a pena aprender exatas em inglês e como isso pode mudar sua vida completamente? Veja as dicas a seguir.

Conseguir compreender ensinamentos na língua de origem

Em diversas áreas, especialmente em exatas, muitos dos conceitos foram cunhados em inglês. Um exemplo disso são os termos técnicos da área de informática. Ao adquirir fluência no idioma, você realmente compreende a razão de essas expressões serem utilizadas, o que facilita inclusive a compreensão dos conceitos.

Além disso, no caso de qualquer tipo de comunicação em inglês sobre o assunto é possível explicar com muito mais detalhes e utilizar o vocabulário corretamente.

Estar preparado para o mercado internacional

Para trabalhar em uma multinacional ou apostar em estudos e carreira em outros países de língua inglesa, ter conhecimentos avançados no idioma é primordial. Isso porque a necessidade de comunicação é tanta que se você não é fluente no idioma, fica impossível o desenvolvimento de qualquer tipo de trabalho.

No caso dos estudos na faculdade, por exemplo, além das aulas em inglês, os professores recomendarão uma vasta bibliografia para leitura. Tudo isso torna a língua essencial, inclusive para fazer amizades no local onde você estudar.

Aprofundamento da bagagem cultural

O simples fato de o inglês ser considerado uma “língua universal” permite que você realmente aprofunde sua bagagem cultural em todas as áreas do conhecimento (humanas, exatas, biológicas).

Livros, filmes, documentários, palestras gravadas, aulas e uma série de tantos outros materiais são oferecidos em inglês ou têm o idioma como canal de acesso (por exemplo, um filme em russo com legendas em inglês). Com isso, definitivamente é possível romper fronteiras e adquirir conhecimento consistente sobre qualquer assunto.

Assim como nas demais disciplinas do currículo, para aprender exatas em inglês é preciso, sobretudo, de uma escola altamente preparada, com um projeto de educação bilíngue sólido. Felizmente algumas instituições estão se destacando e formando muitos alunos, como é o caso do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), focado na formação bilíngue completa.

Quer saber qual é a Escola SEB mais perto de você? Acesse nosso site agora mesmo para conhecer nossa lista e entre em contato para visitá-las!