Protagonismo do aluno: o que você precisa saber sobre essa tendência na educação

Protagonismo do aluno: o que você precisa saber sobre essa tendência na educação

Você sabe como ajudar seu filho nas tarefas escolares?

Se você tem filhos em idade escolar, precisa entender quais são as principais tendências na educação. Dessa forma, poderá acompanhar o que eles passam no dia a dia e tomar decisões sobre onde está a melhor escola para estudarem.

Uma dessas tendências é o protagonismo do aluno. Isso significa que no processo de construção dos conhecimentos, ele será o personagem principal do seu aprendizado, o protagonista. 

Nesse contexto, ele passa a ocupar uma posição mais ativa. Para que isso aconteça, é necessário que ocorram mudanças na maneira como o ensino é estruturado e desenvolvido.

Neste post, você vai descobrir mais sobre o protagonismo do aluno e entender quais são seus benefícios para o aprendizado. Continue a leitura e fique de olho!

Compreenda o que é o protagonismo do aluno

É importante esclarecer que fazer do aluno o protagonista de seu aprendizado não se resume a apenas permitir que ele faça escolhas em relação ao currículo escolar e às matérias que vai estudar.

O protagonismo é uma proposta bem mais ampla, que exige que os alunos se sintam engajados, realizem debates e tomem decisões em relação a vários assuntos que envolvem a escola, a comunidade e a sociedade.

Um excelente exemplo de protagonismo do aluno é o trabalho com a Simulação da ONU, executado por escolas do Grupo SEB. Os alunos aprendem sobre as culturas dos países, as representações, sua postura e comportamento dentro do projeto. Expandem seus conhecimentos e realizam um evento que Simula uma Conferência Internacional, apresentando suas propostas, seus argumentos de defesa, seus conhecimentos construídos e as habilidades desenvolvidas no decorrer do projeto, tendo como público, a comunidade escolar e até mesmo autoridades locais. Tudo bem orientado pelas equipes pedagógicas e mediado pelos professores.

Como o protagonismo é colocado em prática

Para que o protagonismo do aluno possa ser colocado em prática nas escolas, é preciso que haja um envolvimento e uma valorização da figura do professor. O educador não deve ser apenas aquele que aplica uma metodologia de ensino pronta — ele é quem vai guiar os alunos. Assim, a liberdade oferecida pelo incentivo ao protagonismo não vai ser desperdiçada.

Em outras palavras, o protagonismo não consiste em permitir que cada aluno siga suas vontades individuais, sem limites. Em vez disso, trata-se de oferecer a eles, coletivamente, a oportunidade de decidir para onde direcionar sua atenção e seus esforços de aprendizado, sob a orientação de um educador que entende o verdadeiro propósito dessa tendência.

Os 6 principais benefícios do protagonismo

O protagonismo do aluno não é fácil de ser implementado, pois exige uma mudança drástica de paradigma para as escolas, os educadores, os alunos e até mesmo para os pais. Porém, considerando seus benefícios, é um esforço que vale a pena.

1. Dinamismo na sala de aula

Quando os alunos assumem um papel mais ativo, a sala deixa de ser um local de silêncio em que cada um pode apenas ficar sentado, ouvir e copiar. Em vez disso, passa a ser um local para emitir opiniões, produzir ideias e interagir com o professor e os colegas. Esse dinamismo, é claro, aumenta o interesse e o envolvimento dos estudantes no espaço de ensino e a atividade colaborativa.

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2. Melhoria da cooperação em sala de aula

Como já foi dito, o protagonismo do aluno tem tudo a ver com coletividade, debate e tomada de decisões em grupo. Portanto, quando essa tendência é adotada, o jovem desenvolve a habilidade de cooperar. Ele aprende a considerar as opiniões dos outros com o mesmo respeito que tem pela sua, além de conseguir aceitar positivamente quando a sua própria ideia não é escolhida pelos colegas.

3. Estímulo da criatividade

O exemplo da Simulação da ONU das escolas do Grupo SEB, revela na prática como o protagonismo do aluno estimula a criatividade. Os estudantes precisam encontrar maneiras de resolver problemas reais, de ajudar a comunidade, de gerar valor — e tudo isso enquanto ainda aprende conteúdos relevantes.

4. Desenvolvimento da capacidade autônoma do aluno

Quando o jovem não tem a oportunidade de tomar decisões, ele não desenvolve autonomia — que não consiste somente em fazer escolhas sozinho, mas em saber pesar as consequências de cada escolha, os prós e contras envolvidos.

Acima de tudo, autonomia tem a ver também com assumir essas consequências e adotar uma postura responsável sobre si mesmo e sobre os outros. Esse é o tipo de qualidade que os alunos desenvolvem quando são protagonistas.

5. Desenvolvimento de uma consciência voltada para a sociedade

Muitos estudantes atravessam toda a infância e adolescência em condição de alienação. Eles ouvem falar nos problemas e dificuldades mas, protegidos pela família e pela escola, é como se estivessem em um mundo à parte. Apenas uma minoria está preocupada em colaborar para o bem da sociedade.

Quando os alunos passam a ser protagonistas na escola, podem se aproximar da realidade e perceber que eles também têm um espaço e um papel nessa sociedade.

6. Mudança na maneira como o aprendizado é visto

Você já viu seus filhos ou qualquer estudante dizendo que “matemática é uma matéria chata” ou que “nunca vai usar português na vida”? Esse tipo de atitude negativa é comum e uma das razões por trás dela é que os alunos enxergam o aprendizado como algo que foi imposto a eles.

Em outras palavras, eles nunca fizeram uma escolha consciente em relação a aprender essas matérias ou em relação ao modo como aprenderiam. A partir do momento em que o protagonismo do aluno é incentivado e os jovens começam a participar das escolhas, eles assumem uma visão mais positiva em relação ao aprendizado proposto na escola. E, quanto mais positiva for a sua atitude, mais abertos eles estão ao conhecimento e maior será o sucesso do ensino.

Com tantas vantagens o protagonismo do aluno trata-se realmente de um caminho que tem potencial para revolucionar o papel da escola e o lugar dos jovens dentro dela e, ainda, em meio à sociedade.

Você acredita que o protagonismo do aluno deve ser incentivado? Então, ajude a levar essa ideia a outros pais e mães para que as escolas recebam apoio das famílias na implementação das mudanças necessárias.

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