Conheça os 9 melhores canais do YouTube para as crianças assistirem

youtube para crianças
8 minutos para ler

Os canais do YouTube para as crianças podem ser muito interessantes se forem bem escolhidos e utilizados pelos responsáveis. Além de serem boas fontes de diversão, alguns canais trazem informações educativas e ajudam no desenvolvimento do raciocínio.

Pensando em auxiliá-lo na busca pelos melhores conteúdos do YouTube para crianças, reunimos 9 canais que você pode escolher para que seu filho assista. Confira!

Como os canais do Youtube para crianças podem ajudar na educação?

Com a rotina corrida e cheia de compromissos, muitas vezes os pais não conseguem estar durante todo o tempo que gostariam com seus filhos. Além disso, as crianças fazem parte de um mundo altamente digitalizado e, desde cedo, demonstram vontade de consumir conteúdos da internet.

Exatamente por isso, é muito importante que os pais façam o filtro do conteúdo na internet ao qual o filho tem acesso. Mesmo com algumas pessoas sendo críticas sobre o assunto, a verdade é que a rede pode ser uma grande aliada no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Acessar conteúdos voltados para sua faixa etária ajuda a criança a ampliar sua visão de mundo, além dos limites dos muros de casa e da escola. O YouTube é uma ferramenta muito popular porque tem uma infinidade de canais criados por empresas, grupos e usuários, com direcionamentos de assuntos específicos.

Na plataforma, você encontra centenas de canais voltados para crianças e direcionar seu filho a ter acesso a conteúdos compatíveis com sua idade e de qualidade é fundamental.

Sugerindo 9 canais do Youtube para crianças

Para ajudar, reunimos uma lista de 9 canais do YouTube para crianças que são uma mão na roda. Com eles, você pode deixar seu filho entretido e interagir com ele enquanto assistem ao conteúdo juntos. Além disso, há o benefício de saber que ele está absorvendo um conteúdo saudável e proveitoso. Veja, a seguir, os nossos indicados!

1. Canal do Júlio

Quem assistia à TV Cultura e à famosa TV Rá Tim Bum vai se lembrar do Cocoricó. Era um programa que passava à tarde, no qual o boneco Júlio conversava com bichos da fazenda, entre desenhos apresentados na telinha.

O Júlio é um menino de 8 anos que agora tem um canal próprio no YouTube. Nele, Júlio conta histórias, traz lições importantes, ensina brincadeiras e entrevista famosos.

2. Cordel Animado

O canal Cordel Animado é bem diferente. Quem gosta de regionalismos, de teatro e de literatura de cordel vai passar horas assistindo às histórias narradas pela dupla de irmãs, Mari e Milla Bigio. Esse canal é de grande ajuda para incentivar as crianças a ouvirem histórias e, quem sabe, começarem a ler livros!

O material traz contos clássicos, como o da Dona Baratinha, lendas urbanas, como a da Perna Cabeluda, passeios ecológicos e contação de histórias com personagens exclusivos. Vale muito a pena conferir, curtir as músicas e conhecer um pouco mais da cultura regional, tão diversa no Brasil.

3. Planeta das Gêmeas

Esse canal mostra vídeos do dia a dia, brincadeiras, desafios e outras histórias contadas e protagonizadas pelas gêmeas Melissa e Nicole Jakubovic. As meninas estão na adolescência, mas o conteúdo pode ser tranquilamente visto por crianças, pois é acompanhado pela mãe, Camila, que encabeça a produção.

É muito interessante para crianças que gostam mais de assuntos diversos do dia a dia, dancinhas e desafios de redes sociais, pois o material não é tão lúdico. O que realmente prende a atenção dos espectadores é o talento das meninas, que são bastante extrovertidas, dançam, cantam e contam histórias diante da câmera.

4. Manual do Mundo

Você quer um canal para os pequenos cientistas? Aquelas crianças e adolescentes que querem saber o porquê de tudo, como as coisas funcionam e adoram uma curiosidade? Então, pode aproveitar todo o acervo de vídeos do Manual do Mundo.

Nele, o Iberê e a Mariana falam sobre o funcionamento do organismo humano, tiram dúvidas de física e de química, fazem experimentos, apresentam mágicas e até dão receitas de pratos voltados para o paladar infantil. Em resumo, tal canal é muito útil para ampliar os conhecimentos da turminha!

5. Mundo Bita

Esse simpático canal é protagonizado por um senhor chamado Bita. O conteúdo é voltado para crianças menores, de até três anos, e é recheado de canções com clipes graciosos e imagens cheias de cores.

A linguagem é de fácil entendimento e o Mundo Bita tem um rico conteúdo cultural, como clipes com músicos consagrados, além de assuntos pertinentes, como respeito aos animais e à natureza.

6. Show da Luna

O Show da Luna é extremamente famoso e, provavelmente, dispensa qualquer apresentação. A Luna é uma menininha com aquela típica curiosidade das crianças. Ela quer saber se banana tem semente, se os golfinhos falam, e quer tirar todas as dúvidas que os pequenos, com certeza, já lançaram em casa alguma vez.

Por isso, esse canal é tão carismático. Ele ajuda os pais a responder essas questões inusitadas e prende a atenção dos pequenos com um conteúdo pra lá de interessante.

Durante a pandemia, a Luna também foi muito parceira, ensinando e dando dicas de cuidados, como, por exemplo, lavar as mãos. Mesmo agora, também dá apoio para convencer os pequenos a seguirem as rotinas de higiene, incluindo a escovação dos dentes.

7. Palavra Cantada

Sabe aquela criança que adora um clipe musical? O canal Palavra Cantada Oficial é perfeito para ela! Nele, os músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, que cantam e tocam vários instrumentos (como piano, teclado, baixo, violão e guitarra) apresentam músicas e arranjos originais, que conversam com as crianças na linguagem delas.

Cada canção aborda um tema diferente, sempre de forma gentil e acolhedora, tratando de diversos sentimentos. Dá para deixar o canal tocando como trilha sonora da casa, enquanto os pais e crianças fazem outras atividades.

8. Min e as mãozinhas

Esse canal é diferente e encantador. O conteúdo é totalmente produzido em Libras — a Linguagem Brasileira de Sinais. Entre imagens e gestos, a protagonista Yasmin (ou simplesmente, Min) ensina às crianças como se comunicar usando suas mãos. É inovador no quesito acessibilidade para as crianças com surdez.

Quem criou o canal foi o diretor de produção Paulo Henrique dos Santos. Ao conhecer uma menininha surda, ele percebeu o quão difícil era a comunicação para crianças com essa condição.

Por isso, o Min e as Mãozinhas fortalece o direito das crianças à cultura, postando conteúdos para os pequenos que têm entre três e seis anos. Vale a pena conhecê-lo!

9. Quintal da Cultura

A antiga TV Cultura fez um imenso favor para os fãs das suas produções, inserindo os vídeos antigos para a criançada. Eles trazem conteúdo educativo, divertido e cheio de boas referências para ocupar o tempo livre dos pequenos.

O melhor é que novas produções também estão sendo adicionadas ao canal. Por isso, quem já curtia, sendo adulto ou criança, pode relembrar e ainda acessar conteúdo inédito lá. Não deixe de conferir!

Por que os pais devem indicar e acompanhar seus filhos no YouTube?

O YouTube tem uma restrição de idade mínima, mas não faz nenhum controle da veracidade da informação prestada. Por isso, o acesso livre pode acabar levando a criança a conteúdos que não são apropriados à sua faixa etária, podendo interferir em sua saúde mental e emocional.

A livre demanda no acesso ao computador pode não ser tão produtiva e a criança, muitas vezes, acaba perdendo o interesse por assuntos que seriam mais adequados ao seu processo de aprendizagem. Portanto, cabe aos pais direcionar os pequenos no uso do digital. Vale lembrar ainda que o YouTube Kids é mais apropriado do que um site ou app voltado para todos os públicos.

Esses 9 canais do YouTube para crianças são uma pequena amostra do vasto conteúdo que o site tem e que pode ser muito bem aproveitado pela família para auxiliar na formação dos pequenos. Ainda assim, cabe salientar: é de suma importância que o acesso seja direcionado e acompanhado pelos pais.

Gostou da lista de canais do YouTube para crianças? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e peça mais algumas dicas. É sempre bom trocar informações!

Você também pode gostar