tour virtual em museus

Tour virtual em museus: conheça 10 opções para visitar!

Qual atividade extracurricular é a cara do seu filho?

Conhecer a história, a cultura e as artes faz parte do aprendizado e do enriquecimento cultural. Por isso, o hábito de buscar conhecimento sobre esses assuntos deve ser incentivado desde a infância. Por falar nisso, você já pensou em fazer um tour virtual em museus?

Hoje em dia, com ajuda da tecnologia e da realidade virtual, é possível conhecer obras de arte e objetos históricos sem precisar se deslocar até o museu. Por meio de plataformas, várias instituições oferecem a oportunidade de conhecermos suas exposições de maneira gratuita e on-line. Neste post, separamos algumas delas para você visitar com a criançada. Confira!

A importância de visitar museus

Datas, lugares e fatos históricos podem não chamar atenção quando são contados simplesmente por um livro ou através de uma explicação. É aí que entra a visita aos museus.

O contato direto com objetos, documentos e obras de arte de determinada época torna o momento do aprendizado muito mais interessante e rico. Além disso, oferece uma maior compreensão das mudanças culturais ocorridas ao longo dos anos.

Os museus são lugares riquíssimos. Eles são como laboratórios de história e devem ser explorados da melhor maneira possível.

Ensinar as crianças a valorizar os museus faz com que elas se sintam pertencentes à sociedade, além de auxiliar no aprendizado de diversos componentes curriculares, como ciências, artes, geografia, matemática e português, e não somente de história.

Lista de 10 museus para visitar on-line

Depois de entender mais sobre a importância de conhecer museus, chegou a hora de conferir alguns dos que oferecem tour virtual. A seguir, confira 10 museus famosos ao redor do mundo que você pode visitar agora mesmo, pela internet!

1. Museu do Louvre

O Museu do Louvre é um dos mais famosos e importantes do mundo, sendo cenário de filmes de sucesso, como “O Código da Vinci”. O seu acervo tem mais de 380 mil itens incríveis e admirados, como o quadro “Monalisa”, de Leonardo da Vinci.

Se ir até Paris parece inacessível, você pode visitar o museu de maneira virtual. O Louvre proporciona uma exposição de mais de 35 mil obras de arte em seu tour virtual. Para conhecer, basta acessar o site oficial.

2. Museu Imperial

Uma das residências da família imperial no Brasil, o Palácio Imperial de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, hoje é o Museu Imperial. Nele, estão obras e objetos que pertenciam à realeza portuguesa.

Dá para conhecer as peças pela plataforma Google Arts & Culture, por meio de fotos, exposições virtuais e passeios em 3D. É uma ótima oportunidade para ensinar a história do Brasil para as crianças de uma maneira lúdica e prazerosa.

3. Museu Afro Brasil

A cultura afro-brasileira é muito bem apresentada no Museu Afro Brasil, que fica no Parque Ibirapuera. O local conta com pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, peças etnológicas e documentos de autores brasileiros e estrangeiros, que abordam a cultura africana e a cultura afro-brasileira.

conheca-as-escolas-seb

Religião, escravidão, trabalho e arte são temas que podem ser vistos nos itens expostos. O museu também tem um tour virtual, em que o visitante pode conhecer seus andares e suas exposições virtuais. Conheça pelo Google Arts & Culture.

4. Museu do Vaticano

O Museu do Vaticano também é muito famoso, principalmente, porque a própria estrutura já é uma obra de arte. A Capela Sistina, por exemplo, tem o teto pintado por Michelangelo. No acervo do museu, são encontradas algumas criações de artistas renomados, como Leonardo da Vinci, Rafael, Caravaggio e outros. A visita virtual é feita por meio de imagens em 360° — e, para isso, é só acessar o site.

5. Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é mais um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Além da arquitetura reconhecida e premiada, o local aborda questões importantes do futuro. Sustentabilidade, astronomia e matemática na natureza são alguns dos temas encontrados na visita, que pode ser feita virtualmente pelo Google Arts & Culture.

6. Museu Nacional

O Museu Nacional abrigava um acervo com mais de 20 milhões de peças nas áreas de ciências naturais e antropológicas. Em setembro de 2018, o local sofreu um incêndio, tendo a maior parte dos seus itens queimados, o que foi uma perda incalculável para a nossa história.

Com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Ministério da Educação, o Museu Nacional pode ser visitado virtualmente com suas obras e objetos de antes do incêndio. Para visitar as exposições e galerias de fotos, basta acessar o site.

7. Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer fica em Curitiba e é considerado o maior da América Latina. A exposição é focada em arte contemporânea, arquitetura, urbanismo, design e artes visuais. Por meio do Google Arts & Culture, você pode fazer um tour virtual nesse museu.

8. Museu de Arte de São Paulo

O MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand — está localizado na Avenida Paulista, uma das mais importantes da cidade de São Paulo. Inaugurado em 1947, ele conta com coleções variadas, desde a antiguidade até artes da atualidade. Na visita virtual, você pode conferir as exposições sobre moda e artes italiana, brasileira e francesa. Há também a visitação em 3D do acervo permanente, além de outras exposições. Que tal fazer um tour virtual ao MASP através do Google Arts & Culture?

9. National Gallery of Art

A National Gallery of Art fica em Washington, EUA e foi inaugurada em 1937. Além do tour por meio de vídeos, ela oferece palestras de artistas. Você consegue acessar exposições famosas, como “Degas at the Opera” e “Raphael and his Circle”, e mais de 150 mil peças, como objetos de arte, gravuras, fotografias, pinturas e desenhos pelo site.

10. Museu de Belas Artes

No Museu de Belas Artes de Boston é possível encontrar uma variedade imensa de obras que expressam a diversidade da expressão artística ao longo do tempo. Por lá, existem pinturas de autores com renome mundial — como Van Gogh, Monet, Gauguin e Cassatt —, além de múmias, cerâmicas, esculturas e obras-primas de civilizações de diversas partes do mundo.

Uma visita incrível para fazer com as crianças é o tour virtual pela exposição “Monet and Boston: Last Impression“. Para outras exposições, acesse o site.

O tour virtual em museus é uma ótima maneira de conhecer mais sobre história, cultura e arte sem precisar sair de casa. Com apenas alguns cliques, dá para visitar lugares do mundo todo e admirar algumas das peças mais famosas do planeta. É uma experiência divertida e enriquecedora para oferecer aos pequenos.

Gostou do nosso post? Compartilhe-o nas suas redes sociais e leve essas dicas para todos os seus amigos!