8 tipos de pensamento e como ajudar seu filho a desenvolvê-los

tipos de pensamento
6 minutos para ler

Você conhece os principais tipos de pensamento e como contribuir para que seu filho possa desenvolvê-los? Devemos levar em consideração que o pensamento é um processo natural que contribui para que consigamos ter percepção da realidade, avaliar diferentes contextos e identificar o valor das situações que vivenciamos em nosso dia a dia.

No processo de aprendizagem, desenvolver os diferentes tipos de pensamento contribui para que a criança possa articular diferentes habilidades. Com isso, o seu desenvolvimento cognitivo é aprimorado, além de estimular sua autonomia.

Neste conteúdo, selecionamos alguns desses pensamentos, com dicas para que as crianças os desenvolvam com mais facilidade. Confira!

1. Pensamento reflexivo

Como o próprio nome já sugere, o pensamento reflexivo é aquele que contribui para que a criança tenha consciência a respeito das ações que pratica. Com isso, ela tende a desenvolver de forma mais efetiva a autoconsciência e a inteligência emocional, de modo que tenha mais equilíbrio a respeito das suas decisões, que tenha mais satisfação com suas escolhas e tenha mais capacidade para resolver os problemas do dia a dia.

Para esse estímulo, é interessante que a criança avalie de forma mais crítica alguns aspectos da vida dos quais ela já tem conhecimento e já teve contato durante a sua educação, identificando o que precisa aprender e sabendo, a partir dessa percepção, buscar respostas para diferentes contextos.

2. Pensamento crítico

O pensamento crítico é aquele no qual a criança vai avaliar um contexto, seja ele uma experiência, um fato, um comentário etc., de maneira que utilize argumentos para chegar a uma resposta. Quando há o desenvolvimento do pensamento crítico, naturalmente há a oportunidade de formar indivíduos mais conscientes e que são capazes de se tornar agentes da transformação.

Quando as crianças buscam por respostas para diferentes contextos, é preciso ter uma postura curiosa e investigativa. Para isso, elas devem ser incentivadas a sempre priorizar perguntas, mesmo que não haja respostas claras para elas. Com isso, vão crescer sabendo como estruturar suas opiniões, tornando-se menos suscetíveis à manipulação. Também terão mais autonomia, bem como serão mais empáticas e flexíveis.

3. Pensamento lógico

No pensamento lógico, as ideias serão ordenadas por um meio de ordem lógica. Para isso, as crianças pegarão regras já existentes para lidar com diferentes contextos. Quando há dificuldades de desenvolver esse tipo de pensamento, o ideal é buscar por atividades que aprimorem o raciocínio lógico.

Existem diferentes brincadeiras que contribuem para isso, como jogos de quebra-cabeças e tabuleiro. Além disso, é possível aprimorar esse raciocínio promovendo debates sobre diferentes assuntos, estimulando a leitura e desenvolvendo projetos que tragam desafios para as diferentes áreas do conhecimento.

4. Pensamento analítico

O pensamento analítico não está ligado diretamente a números, como muita gente pensa. Quem desenvolve esse tipo de pensamento busca informações em diferentes fontes, traça estratégias para visualizar o todo e, assim, solucionar problemas de maneira mais focada.

Deve-se destacar que, em muitos casos, haverá informações que estão ligadas a números, mas não se trata apenas disso. O pensamento analítico contribui para que a criança tenha mais habilidade com dados, mais proatividade para aprender em diferentes canais (livros, internet, canais de vídeo, entre outros), além de aprimorar sua capacidade de filtrar as informações mais importantes para chegar a uma resposta.

5. Pensamento sistêmico

No pensamento sistêmico (também conhecido como pensamento holístico), a criança tem a oportunidade de desenvolver a habilidade de entender os fatos em diferentes visões, analisando como eles interferem nas outras pessoas envolvidas e também em outras instâncias. Ou seja, ter o pensamento sistêmico desenvolvido faz com que a pessoa compreenda que tudo está interconectado a um sistema mais amplo.

Buscar exemplos que acontecem em seu dia a dia contribui de forma mais efetiva para que se desenvolva esse tipo de pensamento. Exemplo: a partir do momento em que a criança conversa em sala de aula, seria entender que, tendo tal comportamento, ela não vai prejudicar apenas a si mesma, mas também aos colegas, que serão atrapalhados pela conversa paralela (e ao professor, que terá dificuldades para compartilhar o conteúdo com os demais estudantes).

Enxergar essas conexões contribui para uma melhor compreensão da realidade, além de permitir a formação de crianças mais empáticas.

6. Pensamento criativo

Desenvolver o pensamento criativo permite que as crianças possam lidar melhor com projetos, problemas e planos, independentemente do contexto no qual está inserida. É a famosa expressão “pensar fora da caixa”, impactando na autoconfiança do pequeno, na resolução de diferentes situações (uma vez que ele será estimulado a experimentar e a inovar), além de ser uma oportunidade de exprimir talentos ocultos.

Para desenvolvê-lo, é importante conectar objetivos a novas ideias, construir competências de comunicação, além de encorajar a autonomia. Não deixe de proporcionar para a criança oportunidades para explorar: dê desafios a ela e tente fazer com que traga colaborações criativas, sempre explorando o mundo ao seu redor e sendo estimulada a testar coisas novas.

7. Pensamento analógico

O pensamento analógico é aquele que traz para a criança a capacidade de resolver um problema mesmo que nunca tenha se deparado com uma situação semelhante. Isso ocorre porque enxergando relações, mesmo que indiretas, entre objetos, pessoas e situações-problema, será estimulada no pequeno a capacidade de pensar analogicamente para se chegar a uma solução.

Sendo assim, mesmo que a criança esteja em um contexto com o qual nunca precisou lidar, ela fará relações com algo já vivenciado, reconhecendo semelhanças e diferenças entre tais momentos. Com isso, ela conseguirá focalizar tanto no objeto que compõe determinada situação quanto analisar situações passadas.

8. Pensamento prático

Esse tipo de pensamento é considerado um dos mais utilizados pelas crianças. Com ele, elas aplicam conhecimentos que já possuem nas tarefas do dia a dia, de modo que possam se adaptar às situações normais da rotina e também a possíveis mudanças que possam surgir.

É por meio dele que o aprendizado em sala de aula pode ser aplicado na prática, de modo que o conhecimento saia da esfera do pensamento.

Neste conteúdo, você pôde entender mais detalhes sobre os tipos de pensamento e como eles podem ser aplicados na rotina, além de dicas para desenvolvê-los. Como vimos, estimulando tal desenvolvimento desde a infância, as crianças terão a oportunidade de enxergar o mundo com um viés mais crítico, além de serem mais empáticas e confiantes. Por isso, sempre que possível, estimule que os pequenos tomem suas próprias decisões, além de oferecer insumos para isso, como por exemplo, incentivando a leitura, entre outras ações.

Se gostou do material, compartilhe com as suas conexões nas redes sociais!

Você também pode gostar