8 sugestões de livros infantis para diferentes faixas etárias

sugestões de livros infantis
6 minutos para ler

Muitos pais podem ter dúvidas sobre quais atividades e programas os filhos devem ter no tempo livre para torná-lo mais produtivo. Porém, pode reparar como é quase um consenso que a leitura é uma ótima opção, independentemente da faixa etária, já que não faltam diversas sugestões de livros infantis.

Acrescente a isso o fato de que, além de ser um exercício para a mente, a leitura contribui para o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado escolar. Maravilha, né? Diante disso, resolvemos ajudá-lo a inspirar e a promover a paixão dos pequenos pela leitura desde a infância, com uma seleção especial de obras. Acompanhe e saiba mais!

Os benefícios de ler com o seu filho

A leitura pode ser uma tarefa feita de forma individual, mas também pode ser conduzida coletivamente (com pais e filhos se dividindo entre páginas e capítulos). Por conta dessa característica, ela traz benefícios muito importantes para a infância, como:

  • mais tempo de convívio com os pais, o que é fundamental para que as crianças possam se identificar com os adultos, compartilhar experiências com eles e identificar interesses em comum;
  • fortalecimento dos laços afetivos e a valorização da união, da colaboração e da parceria com a família;
  • maior compreensão do que são as emoções e sobre como os sentimentos podem ser expressos nas diferentes situações do dia a dia;
  • aumento do repertório cultural e intelectual das crianças, tanto a nível nacional quanto a nível internacional, dependendo da história.

As nossas sugestões de livros infantis

Após termos apontado os benefícios da leitura com os filhos, vamos a algumas sugestões de obras? Para tanto, separamos nada mais, nada menos, que oito indicações, divididas para três faixas etárias.

Assim, dá para garantir que esse momento seja prazeroso, imaginativo e uma grande fonte de descobertas e aprendizados. Tudo isso de acordo com os períodos do desenvolvimento infantil (segunda e terceira infâncias). Confira nossa seleção!

3 livros para crianças de 3 a 6 anos

A segunda infância é a época marcada pela alfabetização das crianças. É nela que ocorre o primeiro contato de verdade com a leitura, já que antes elas só tinham livros de gravuras e ilustrações, ou então ficavam totalmente dependentes dos adultos para saber o que diziam as histórias.

Portanto, é uma boa ideia apresentar à garotada dessa faixa etária narrativas simples, curtas e lúdicas. Dessa forma, o hábito de leitura se torna algo natural em sua rotina. Abaixo, há algumas boas apostas para o seu filho. Veja:

  • O Patinho Feio: uma das mais conhecidas fábulas do mundo, ela conta sobre um patinho que é diferente dos irmãos e não se encaixa na família. Desolado, ele busca entender o motivo de ser assim e acaba descobrindo grandes lições nessa aventura;
  • O Rei que Ria: traz a narrativa sobre Juca, que vive em um país distante do Brasil, onde os sonhos não se realizam. Inconformado, ele decide mudar esse cenário de uma vez por todas. Para tanto, se preciso for, ele vai encarar até mesmo o rei;
  • A Cidade que Mudou de Nome: focada na história de uma cidade chamada Trovoada, o livro nos revela como o lugar onde moramos é reflexo de quem a gente é e do que fazemos em nossa rotina. A partir daí, a história mostra como pequenas mudanças são capazes de transformar o que está ao nosso redor.

2 livros para crianças de 6 a 9 anos

Na primeira metade da terceira infância, os aspectos cognitivos das crianças já estão mais desenvolvidos. É o caso da memória, da concentração, da percepção e do raciocínio.

Isso permite que elas possam explorar histórias mais longas, com um volume maior de personagens e que discutem temas reais do cotidiano. A seguir, nós separamos alguns exemplos. Confira:

  • As Aventuras de Pinóquio: na história, acompanhamos um boneco que ganha vida e que tem o desejo de se tornar um menino de verdade. Porém, danado como só ele, Pinóquio acaba se metendo em várias confusões e indo parar bem longe de casa;
  • O Menino Maluquinho: desenvolvida e escrita pelo famoso Ziraldo, a história traz as peripécias de um menino que, movido pela curiosidade, se aventura com os amigos em busca de entender como funciona o mundo e o que o aguarda no futuro.

3 livros para crianças de 9 a 12 anos

Na segunda metade da terceira infância, por sua vez, a cognição das crianças avança ainda mais e expande a capacidade delas de linguagem, análise crítica e reflexão.

Sem dúvidas, esse é o momento de estimular os seus filhos a terem contato com obras mais complexas, que trazem termos e expressões diferentes e até fazem referências a outras culturas e outros modos de vida. A experiência vai ser muito produtiva e desafiadora para eles! Para ajudá-lo, listamos algumas sugestões. Veja:

  • Meu Pé de Laranja Lima: conta a vida do pequeno Zezé, que cresce em meio a dificuldades financeiras e problemas familiares. Porém, apesar das adversidades, ele consegue encontrar motivos para querer viver, crescer e se aventurar pelo mundo. Esse livro é um grande clássico brasileiro do século XX;
  • O Pequeno Príncipe: narra o encontro inesperado de um piloto de avião com um garoto perdido. Juntos, eles embarcam em uma jornada de reflexões sobre qual é o sentido da vida, enquanto tentam voltar para os seus respectivos lares;
  • Alice no País das Maravilhas: a história narra as aventuras da jovem Alice que, após um momento de descanso, é levada para um mundo de fantasias, sem localização, em que nada parece ser o que é e os perigos são maiores do que se imagina.

Viu só como não faltam boas sugestões de livros infantis? Portanto, aproveite cada uma delas e não se esqueça: ao adquirir novas obras, sempre fique atento se elas são adequadas à faixa etária da garotada, certo? Afinal, isso garante que a história, os ensinamentos ou mesmo as atividades educativas contidas nelas sejam devidamente apropriados à capacidade cognitiva dos pequenos.

Animado para ler os títulos listados aqui com o seu filho? Então aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais para trocar indicações de leitura com outros pais!

Você também pode gostar