seb dom bosco

Conheça a Escola SEB | Dom Bosco – Nova Batel

A Escola SEB | Dom Bosco – Nova Batel oferece um espaço físico privilegiado, com salas de aula amplas e equipadas com ar-condicionado, lousa digital, projetor de multimídia e som ambiente.

Também apresenta dois espaços para estudos dos alunos e um ambiente coworking para os alunos da 1ª e 2ª série. Ainda, também inclui o Study Hall, planejado para os estudantes do Terceirão e do Pré-Vestibular, com computadores e acesso à internet, mesas individuais e para estudo em pequenos grupos. 

Além disso, há espaços externos, cobertos e abertos, para a convivência dos jovens durante os intervalos das aulas, outras atividades artísticas e culturais que seguidamente são realizadas.

Agora que você já conhece a área física da escola, vamos descobrir como funciona a parte pedagógica? Veja a entrevista de Audry Castello Branco, diretora das Escolas SEB | Dom Bosco – Batel e Nova Batel. 

Quais são suas propostas de ensino para os segmentos médio e pré-vestibular?  

No Ensino Médio, desde a 1ª série ao Terceirão e Pré-Vestibular, a Escola SEB Dom Bosco – Nova Batel conta com uma tecnologia pedagógica inovadora e personalizada. Seu objetivo é se adaptar aos interesses dos alunos. Aqui, eles percebem que precisam criar uma rotina diária de estudos e metas para alcançarem seus sonhos.

Não apenas isso, mas a proposta pedagógica contempla uma metodologia baseada no ciclo Plan – Do – Check – Act (PDCA), queé o gerenciamento da aprendizagem dos alunos, por meio do planejamento dos seus estudos e a percepção do erro. Isso traz a oportunidade de compreensão, para que eles possam atingir uma alta performance.  

Desse modo, paralelo à formação, os estudantes são inseridos em um ambiente escolar, onde há discussões de temas variados, englobando os cenários nacional e internacional.

Lá eles são orientados por uma equipe de professores especialistas, com formação sólida e conhecedores das características dos vestibulares, em todo o Brasil. Portanto, a proposta equilibra o desenvolvimento de conhecimentos nos alunos e a formação de cidadãos responsáveis.  

Como essas metodologias desenvolvem integralmente os estudantes?  

Ao entrar no Ensino Médio, desde a 1ª série, os alunos iniciam a leitura dos livros cobrados nos processos seletivos para admissão nas melhores Universidades do país. Por meio de metodologias diferenciadas, os estudantes têm contato com clássicos da literatura brasileira que são apresentados em seminários e peças teatrais, por exemplo.

Já no Terceirão, acrescenta-se a leitura de fragmentos de obras de Filosofia, Sociologia e até mesmo de Geopolítica e Atualidades, que são exigidos na 1ª Fase da UFPREntretanto, nas aulas de Redação, eles são inseridos em intensos debates sobre a temática da proposta a ser escrita. Isso favorece a melhoria do repertório cultural e de argumentos para a elaboração de textos com qualidade.  

Dessa maneira, entram em contato com temas que movimentam o planeta. Eles também participam de conferências simuladas nos moldes da ONU, das mais concorridas Olimpíadas dos Conhecimentos e do Programa Hackathon. Nele se aprende a criar e operar uma empresa/startup simulada. Com isso, eles têm alcançado inúmeras conquistas e experiências com projetos inovadores. 

Isso é ainda mais aproveitado com as aulas optativas do Projeto de Vida. Ele proporciona a assistência na área Socioemocional, construção de habilidades e de um Mapa de Acompanhamento Personalizado Acadêmico. 

Quais são as tecnologias utilizadas para fomentar o conhecimento aos alunos?  

O apoio tecnológico é um dos diferenciais do Ensino Médio da Escola SEB | Dom Bosco – Nova Batel. Contamos com uma plataforma que funciona a partir do super app AZ. Por meio do MAPA (1ª e 2ª série) e para aprovação no Terceirão e Pré-Vestibular, os alunos terão um roteiro de estudos personalizado. Sempre conforme as informações e interesses dos cursos superiores almejados.  

Na plataforma de aprendizagem, os alunos também encontrarão videoaulas com todos os capítulos, exercícios com gabarito comentado e vídeos com resolução de questões. Aliás, o aplicativo oferece relatórios de desempenho e de engajamento. Os aprendizes, assim, têm a possibilidade de perceberem sua evolução e planejarem ações para atingirem seus objetivos acadêmicos.

Pela construção do Mapa de Acompanhamento Acadêmico (1ª e 2ª séries) e Mapa de Acompanhamento Personalizado para Aprovação (PV e Terceirão), eles desenvolvem o protagonismo no processo de ensino e aprendizagem, assim como recebem um apoio personalizado para construção de suas jornadas de estudos. 

Os alunos contam com recursos didáticos de materiais impressos e digitais. Uma plataforma AZ para otimizar e garantir um processo de aprendizagem ágil e eficiente, que auxilia na conquista de resultados exponenciais. São 25.000 videoaulas, um banco de exercícios com 70.000 questões.

A tecnologia individualizada potencializa os resultados dos alunos na resolução dos problemas. Ainda, personaliza seu tempo dedicado a diversas áreas de conhecimento e disciplinas. Por sua vez, ela proporciona a construção do seu mapa de desenvolvimento acadêmico, possibilitando trilhas individualizadas que auxiliam significativamente no êxito dos alunos.

A Escola SEB | Dom Bosco – Nova Batel traz o conceito de que o aluno é protagonista da sua aprendizagem, como isso ocorre?  

Na verdade, o app AZ ampliou a conexão dos educandos às propostas pedagógicas, pois eles se identificaram com a nova ferramenta de aprendizado, muito acessível para os jovens, que são nativos digitais.

As ferramentas proporcionaram o desenvolvimento mais extenso de suas competências e habilidades. Também trouxeram maior aproveitamento dos estudos, planejamento de tempo na rotina escolar semanal, de forma personalizada e efetiva. 

Nesse sentido, percebem maior agilidade, autogestão, eficiência em seu processo de preparação e formação integral. Os alunos reconhecem que o app é um aliado e facilitador, contribuindo para que os melhores resultados. 

Como o aluno é preparado para o vestibular na metodologia aplicada na Nova Batel?  

Desde a 1ª série, os alunos já iniciam com avaliações que simulam questões padrão ENEM (Teste AZ) e questões da UFPR entre outras universidades procuradas pelos estudantes. Assim, no Terceirão, elas se intensificam e replicam provas reais das instituições com “aulões de véspera”, revisões específicas e lives com dicas. 

Dessa forma, após as avaliações, os alunos receberão um relatório de desempenho. Ali, eles terão a nota de redação e de demais áreas, como Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens, gerando uma contagem de 0 a 1.000 pontos.  

A partir do conhecimento da sua pontuação, o aluno poderá fazer comparações com as notas de corte, em Medicina ou nas 10 universidades relacionadas na descrição. Só para ilustrar, justifica-se basear nesse curso por ser o de maior concorrência no Brasil. Logo, quem consegue a aprovação nele, conseguirá ser aprovado em qualquer outro. Tudo isso agrega valor e traz segurança a eles durante suas jornadas de preparação e estudos.

Quais são os principais diferenciais e vantagens em relação aos concorrentes de Curitiba? 

Primeiramente, a proposta pedagógica inovadora, diferenciada e qualificada contribui para que os alunos realizem seus sonhos e construam com maestria seus projetos de vida e de formação profissional. Do mesmo modo, equilibra o desenvolvimento de conhecimentos e a formação de cidadãos responsáveis, éticos e antenados. 

Por outro lado, recebem apoio e desenvolvimento socioemocional para que eles trilhem suas fases de escolaridade com tranquilidade e motivação. Isso ajuda na autogestão/protagonismo para a realização de suas escolhas e conquistas, junto a construção de uma jornada acadêmica sólida e significativa, com educação de excelência.

Um dos principais diferenciais do Ensino Médio da Escola SEB | Dom Bosco – Nova Batel é o estímulo ao hábito de estudo. Para isso, os alunos realizam tarefas e avaliações estruturadas, periódicas e mantêm a preparação para os vestibulares mais concorridos e o ENEM.  

Se deseja ter acesso a maiores detalhes sobre a Escola SEB | Dom Bosco – Nova Batel, entre em contato conosco e fique bem informado. 

Vamos juntos?