Saiba como escolher a melhor escola internacional em São José dos Campos

Saiba como escolher a melhor escola internacional em São José dos Campos

A escolha da escola em que seu filho vai estudar requer muito cuidado desde os primeiros anos de estudo. Afinal, ela influencia diretamente na sua formação pessoal, social e até mesmo profissional.

Se você está em busca de escolas internacionais no estado de São Paulo, na região de São José dos Campos, antes de mais nada, é necessário entender o que são as modalidades internacional e a bilíngue, visto que oferecem formações diferentes.

Quer proporcionar uma educação completa para o seu filho? Acompanhe, a seguir, o que avaliar na hora de escolher uma escola internacional!

Quais as diferenças entre escolas internacionais e bilíngues?

Geralmente, as escolas internacionais fazem uso do idioma, calendário e grade curricular do seu país de origem. Uma escola internacional norte-americana atuante no Brasil pode praticar um ensino convalidado nos dois países. Nesse modelo, os alunos utilizam o material didático tal como as instituições de aprendizado dos Estados Unidos.

Em se tratando de escolas bilíngues, o segundo idioma, como o inglês, é utilizado no aprendizado das disciplinas. Dessa maneira, em vez de ter somente as aulas de língua inglesa, o aluno estuda Matemática, Biologia, Ciências e demais disciplinas nesse idioma. Na Esfera Escola Internacional, por exemplo, os estudantes fazem uma imersão na língua e sua respectiva cultura.

Nesses contextos, os estudantes continuam tendo contato com a língua materna e ambas as línguas partilham o status de língua de instrução no ambiente escolar, cujo aprendizado acontece por meio de conteúdos, disciplinas e situações reais de comunicação: em uma aula de Ciências dada em inglês, professor e aluno expressam-se em língua inglesa; da mesma forma, em um contexto de aula dada em português, será essa a língua usada para a comunicação.

Como escolher uma boa escola em São José dos Campos?

Com tantas opções disponíveis no mercado em São José dos Campos, é necessário tomar alguns cuidados para escolher a escola internacional mais adequada ao perfil e objetivos do seu filho. Separamos alguns aspectos para avaliar e tomar essa decisão da forma mais acertada. Confira!

Observe o currículo da escola

O currículo escolar é responsável por nortear todo o processo educacional. Afinal, ele é organizado com a finalidade de orientar as ações dos educadores e os variados níveis de ensino dentro da escola. Por isso, é imprescindível observar como ele é composto.

Um bom currículo escolar precisa considerar os valores que servem de base para orientar a prática pedagógica, as necessidades e condições dos alunos, bem como o cotidiano dentro da escola.

A consulta do currículo escolar pode ser feita no site da escola ou a partir de uma visita local, em que você pode aproveitar para conversar com diretores e pedagogos da instituição para tirar as suas dúvidas.

Para uma escola internacional, é importante que a metodologia de trabalho tenha uma prática moderna, que permita ao aluno compreender, estabelecer novas relações e agir por meio de projetos, além de proporcionar contato com atividades diversificadas.

O ideal é que a escola aplique exames institucionais externos em todas as áreas do conhecimento por meio de trabalhos em sala de aula.

Tenha contato com outros alunos

Nada melhor do que saber o que quem já estuda na escola pensa sobre o dia a dia na instituição e qualidade de ensino. Para isso, o ideal é conversar com os pais de outros estudantes ou, se possível, com os próprios jovens para saber como é a rotina dentro da escola internacional e o nível de satisfação até o momento.

Será que os alunos gostam das aulas, e a didática utilizada é realmente motivadora? Um bom corpo docente pode estimular a sua turma a participar ativamente do processo de aprendizagem a partir de dinâmicas, interação e apresentações.

Procure descobrir como os novos alunos são recebidos e de que forma eles se relacionam com as pessoas no ambiente escolar. É preciso que eles se sintam em casa, uma vez que a educação começa a partir do momento em que entram na escola. Lembre-se de que todos os funcionários, como zeladores e recepcionistas, também têm uma função educadora.

As melhores escolas oferecem um espaço físico e social acolhedor, em que as pessoas se respeitam, tratam umas às outras de forma amigável e solucionam os seus conflitos a partir do diálogo.

Verifique se a escola tem tradição de ensino

Se uma escola apresenta boa qualidade de aprendizagem e se solidificou no mercado há anos, certamente ela vai se destacar no setor da educação. Para apurar isso, você pode verificar a posição da escolha do seu interesse nos rankings de escolas privadas na modalidade internacional.

Além disso, também considere o nível de formação dos professores, a diversificação do currículo escolar, que deve oferecer atividades de artes, esportes, música, robótica, idiomas e o uso inteligente da tecnologia durante as aulas.

Outra questão indispensável é pesquisar sobre a reputação da escola no mercado. Faça um levantamento não somente sobre os resultados que a instituição de ensino obteve nos últimos anos, mas também a respeito de episódios positivos ou negativos que possa ter enfrentado.

Confira as certificações internacionais

A escola internacional deve oferecer certificações que atestam a qualidade do seu ensino e da formação dos seus alunos. Uma das principais é o International Baccalaureate (IB), reconhecido por seu rigor acadêmico na oferta curricular e na qualificação para o desenvolvimento da mentalidade internacional.

Normalmente, as escolas certificadas pelo IB contam com uma filosofia em comum: o comprometimento com a manutenção da alta qualidade do ensino e com os valores propostos por uma escola internacional.

Conhece a Escola Esfera Internacional?

A educação disponibilizada na Escola Esfera é completa. Em primeiro lugar, há uma estrutura ampla e equipada com as ferramentas tecnológicas mais modernas, o que proporciona conforto e facilita o aprendizado.

Também existe uma preocupação com a saúde física das crianças e adolescentes. Diante disso, são oferecidas refeições balanceadas e saudáveis, que visam a melhorar a qualidade de vida deles.

A instituição conta com um time de educadores altamente qualificados, que colocam o aluno no centro da aprendizagem, passando a atuar como construtores do seu próprio conhecimento.

Alunos do sétimo, oitavo e nono anos do Ensino Fundamental tem a possibilidade de experimentar vivências internacionais por meio de programas de intercâmbio com escolas parceiras no exterior, o que lhes dá acesso à diversidade cultural e permite que ampliem suas referências, indo além de utilizar o inglês somente enquanto estão aprendendo novos conteúdos.

Além disso, a Escola Esfera Internacional é associada à UNESCO desde 2008, o que significa dizer que sua missão é também contribuir, em nível internacional, com os propósitos definidos pelos países membros das Nações Unidas. A instituição almeja formar cidadãos conscientes da necessidade da cultura de paz no mundo, da liberdade e igualdade dos direitos humanos, da sustentabilidade do planeta e de suas responsabilidades sociais.

Portanto, ao optar por uma escola internacional, seu filho terá um desenvolvimento completo e com chances reais de construir um futuro promissor, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Está procurando por escolas internacionais em São José dos Campos? Entre em contato com a Esfera e conheça a nossa escola!