4 motivos para seu filho estudar robótica na escola

4 motivos para seu filho estudar robótica

O potencial do setor de tecnologia é indiscutível. Por isso, robótica na escola é algo cada vez mais comum. Aliás, é estimado para o setor o crescimento de 21% até 2022, de acordo com dados da consultoria de mercado IDC. O segmento de robôs industriais também deve atingir o valor de US$ 2,150 bilhões nos próximos dois anos.

Mas não é apenas o campo de atuação que chama a atenção. O estudo da robótica pode levar ao desenvolvimento das habilidades cognitivas de um aluno, seja aumentando a criatividade, seja estimulando a resiliência. Esses são apenas alguns dos motivos para uma criança estudar robótica na escola.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia este conteúdo até o final. Vamos mostrar por que o aprendizado de robótica é tão importante e como ele pode contribuir para motivar os estudos de seu(s) filho(s).

Qual é o perfil do profissional do futuro?

A ideia de um ensino pautado em fórmulas e frases decoradas ficou para trás. O profissional procurado hoje pelas empresas tem um perfil muito mais dinâmico. As habilidades comportamentais, chamadas de soft skills, também são um diferencial e podem começar a ser trabalhadas desde a infância.

Para o profissional do futuro, além das questões socioemocionais, ainda é essencial pensar em um perfil de conhecimento centrado em questões como a autonomia, a resolução de problemas ou mesmo o empreendedorismo.

Os líderes do futuro também precisam ter uma grande afinidade com as características da digitalização e o entendimento de um mundo cada vez com menos fronteiras.

O ritmo de mudança global, aliás, é extremamente veloz. Por isso, os alunos de hoje devem ser continuamente educados para lidar com um modelo de aprendizado e gestão estruturado na grande rapidez das mudanças.

Por isso, estudar robótica na escola pode ajudar bastante no desenvolvimento das habilidades esperadas em um profissional do futuro. Mas como isso acontece? Explicaremos a seguir.

Quais os benefícios de estudar robótica na escola?

A robótica pode ser caracterizada como uma mistura de técnicas da engenharia e da ciência. É uma área aplicada em diversos setores, entre eles a computação, a medicina, o design ou mesmo a elétrica. Mais do que a ideia de robôs, ela é uma visão que aborda a automatização dos processos de forma a construir circuitos integrados a partir da tecnologia.

Em novas escolas inovadoras, é muito comum estudar robótica. Entenda as 4 principais razões disso e veja como elas são empregadas na prática.

1. Aguça a criatividade

A robótica é um campo que tem como base a inovação. Como fonte de conhecimento, estudar robótica é uma metodologia ativa que incentiva a experimentação e a interação, além de proporcionar um processo de aprendizado muito próximo da vivência prática.

Estudar robótica geralmente é algo muito divertido e envolvente. A ideia de construir algo, desenvolver um projeto, ou mesmo experimentar conhecimentos da área da tecnologia da informação, traz a noção de uma missão.

Essa concepção tem uma ligação direta com o aprendizado voltado à preparação do aluno para o mercado de trabalho. Algo que, cada vez mais, é procurado por pais que estão atentos ao futuro de seus filhos. Esse é o segundo benefício.

2. Prepara para o mercado de trabalho

Ter a disciplina de robótica na escola é algo que viabiliza conhecimentos e habilidades que são muito procuradas no mercado de trabalho. Como a tecnologia é uma área em constante evolução, esse estudo estimula o interesse em um campo que está diretamente relacionado com a programação e com a inteligência artificial.

Mesmo que o perfil do mercado de trabalho na próxima década seja muito diferente, é bem provável que a robótica continue a oferecer inúmeras oportunidades interessantes.

3. Melhora o desempenho em sala de aula

Por ser uma disciplina bastante prática e muito próxima à realidade, a robótica contribui consideravelmente para o interesse do aluno em sala de aula. Isso pode desencadear até mesmo um desempenho melhor, já que é um campo que se difere bastante das áreas mais tradicionais.

Se os pais se preocupam com o impacto do videogame no desenvolvimento infantil, estudar robótica é algo que não imprime tantas ressalvas assim. Essa quebra de barreira pode deixar o aluno muito mais aberto para a interação com outras disciplinas, a partir de uma visão pragmática e aplicada do que é ensinado a ele.

4. Apresenta um importante impacto econômico e social

Um dos pontos que já foi falado neste conteúdo é sobre o quanto estudar a robótica pode ser enxergado na vida real e prática. Fora do âmbito escolar, tal disciplina coloca em voga questões como: a qualidade produtiva, o fluxo de trabalho e os efeitos econômicos.

Isso faz com que o aluno tenha uma noção muito mais ampla do contexto no qual está inserido. Com isso, compreende que, por exemplo, a construção de soluções inovadoras pode melhorar condições de trabalho e até reduzir custos de produção.

Por que escolher uma escola que ofereça robótica?

Estudar robótica na escola não é um modismo. Como apresentamos, é uma alternativa que ajuda bastante o aluno a ter um entendimento melhor sobre o cenário em que ele está incluso, obter mais afinidade com habilidades que são desejadas no mercado de trabalho e fazer tudo isso de uma forma muito criativa e interessante.

Ao escolher uma escola que oferece robótica como disciplina, você estará estimulando a obtenção do conhecimento de um modo mais natural. Além disso, o aluno que, neste momento, pode estudar robótica, no futuro vai estar inserido em um contexto no qual esse será um assunto ainda mais discutido.

Vale lembrar que as escolas que ensinam robótica também compartilham conhecimentos sobre outros importantes setores. Entre eles, o da inteligência artificial — que fomenta o aprendizado, por meio da gamificação e da autonomia do estudante.

Enfim, garantir que o seu filho estude robótica na escola é uma ótima maneira de estimular um ensino ativo, interessante, ligado a uma realidade além da escola e vinculado ao mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre como é estudar robótica na escola? Entre em contato conosco!

Você sabe como ajudar seu filho nas tarefas escolares?Powered by Rock Convert