realidade virtual na educação

Realidade virtual na educação: veja como está sendo utilizada!

A tecnologia tem um papel importante no avanço da sociedade. Seja na comunicação com nossos amigos, seja nas atividades bancárias, contamos cada vez mais com a praticidade dela. No entretenimento e nos games dos nossos filhos, ela também se mostra bastante avançada e cheia de efeitos visuais e sonoros. Falando nisso, você está por dentro da realidade virtual na Educação?

A cada momento, diminuem-se as restrições relacionadas ao uso da tecnologia na sala de aula. Antigamente, por exemplo, aqueles que tinham a chance de ter contato com um computador, faziam isso apenas nas aulas de laboratório de informática. Agora, os recursos estão presentes em quase todos os momentos.

Acompanhe o artigo e fique por dentro das inovações na escola!

Como a realidade virtual pode ser usada na Educação?

O contato com recursos tecnológicos não é algo novo. Como apontamos na introdução, já existe há um tempo. O que tem mudado é a forma como eles avançam rápido e, assim, facilitam o aprendizado, tornando as aulas dinâmicas e realistas. Veja só alguns dos usos na tecnologia no âmbito educacional!

Interações on-line entre professores e alunos

O ensino remoto tomou proporções gigantescas nos últimos tempos. Com a pandemia do coronavírus, que obrigou estudantes a ficarem em casa de uma hora para outra, não só as faculdades, mas também as escolas, se deram conta do quanto esse modo de educação auxilia tanto professores, como alunos.

No caso da quarentena, alunos podem assistir às aulas on-line e interagir com seus professores, tirando dúvidas e enviando trabalhos solicitados. Além de o conteúdo não ficar em defasagem, os profissionais não deixam de trabalhar. 

Contudo, em um futuro próximo, também será comum o uso da realidade virtual para simular salas de aula e otimizar o ensino híbrido. Na prática, professores e alunos podem ficar em casa, com óculos e software, e interagir de maneira valiosa.

Aprendizado de idiomas

Aplicativos que ensinam novas línguas têm se tornado comuns. Porém, a realidade virtual facilita a possibilidade de visitar países, viabilizando uma imersão profunda de vivência da cultura local. Nesse cenário, aprender e praticar um idioma fica não apenas fácil, mas também atrativo.

O bom é que o nosso cérebro entende essa experiência como se fosse real. Dessa forma, o aprendizado se sedimenta com maior facilidade.

Conhecimento prático

A sala de aula não é mais o limite para o aprendizado. Agora, os alunos, em questão de segundos, podem chegar à Antártida, conhecer a vegetação da selva africana ou ter um contato bem próximo com a flora marinha.

Se antes era comum ver alunos cochilando nas carteiras, tendo a monotonia como justificativa, agora, com novos recursos, o aprendizado se torna mais rico, seguro e interessante.

Visita guiada

Outra mudança trazida pela realidade virtual na Educação é a possibilidade de visitar escolas e campus de instituições. É um meio de conhecer melhor o ambiente, analisar sua estrutura e se conectar com outros colegas. Tudo pode ser feito de maneira prática e otimizando o tempo.

Quais os benefícios da realidade virtual na Educação?

Como você percebeu, os progressos são diversos e, logicamente, trazem vantagens a todos os envolvidos. Conheça, a seguir, algumas delas!

Facilita o aprendizado

Com experiências mais reais, envolvendo diversos sentidos, como visão e tato, os estudantes têm a chance de um aprendizado mais rico. Há uma grande facilidade em aproximar a prática da teoria, o que deixa o ensino mais ativo e aumenta o índice de sedimentação do conteúdo.

Sem falar da possibilidade de os alunos repetirem as atividades realizadas para eliminar dúvidas, reforçar o entendimento e melhorar a sua percepção sobre os objetos de estudo.

Promove a integração social

A praticidade para interagir com colegas e professores aumenta a integração dos estudantes. Em vez de uma comunicação distanciada — como aconteceria em mensagens escritas em plataformas virtuais —, todos têm a chance de se relacionar de modo mais próximo. Isso ajuda não apenas na questão da sociabilidade, mas também na atenção dispensada a cada conteúdo e dúvida.

Dá acesso remoto

A tecnologia ainda permite a conexão com outros estudantes e instituições de ensino em qualquer lugar do mundo. Fazer faculdade nos Estados Unidos? Ter aulas de gastronomia em um renomado curso de Paris? Com auxílio da realidade virtual, é totalmente possível, sem a necessidade de deslocamento, também tornando a oportunidade menos custosa.

Propicia habilidades importantes

Outra vantagem trazida pelas aulas à distância é o fato de elas exigirem uma nova metodologia de ensino, obrigando o aluno a ter mais disciplina e autonomia. Ele é responsável por sua jornada e por ir atrás de seu conhecimento.

Claro que, no começo, isso é um desafio para grande parte das pessoas, principalmente para os adolescentes. No entanto, é um obstáculo essencial a ser ultrapassado, pois as habilidades adquiridas nessa trajetória de aprendizado são essenciais para o futuro no mercado de trabalho.

Mais uma habilidade desenvolvida é a empatia. Com a criação de experiências em outras realidades — como a visitação a comunidades mais distantes —, é possível entender um pouco sobre vivências e culturas diferentes, desenvolvendo assim o respeito à diversidade e sua valorização.

Facilita o treinamento virtual

Além da possibilidade de práticas, como já comentamos, também é viável o treinamento de certas competências, o que pode ser bem interessante, inclusive na preparação para uma profissão.

Por exemplo, treinamentos de oratória são úteis a quem pretende se tornar advogado. É um modo de refinar técnicas, sem o risco de cometer uma falha grave. Isso alavanca a autoconfiança e enriquece o crescimento pessoal.

Aumenta a motivação e o foco

A aprendizagem baseada em jogos e simulações é uma opção. As técnicas de gamificação ficam ainda mais realistas, além de tornar as aulas engajadoras, elevando a motivação dos estudantes. 

O uso de óculos de realidade virtual ajuda na imersão nas aulas, direcionando a atenção ao que é realmente importante. Isso é bastante vantajoso, já que a perda de foco é, em grande parte das vezes, uma das principais responsáveis por um aprendizado ineficaz.

O ensino tem sido alterado, nos últimos anos, com a ajuda da tecnologia. A realidade virtual na Educação está cada vez mais palpável nas instituições brasileiras e nos trará ainda mais vantagens, além das já usufruídas até aqui.

Somos pioneiros na utilização de tecnologias aplicadas à Educação. Acompanhamos de perto as inovações, para que possamos implementá-las em nosso ensino.

Siga-nos nas redes sociais e receba em sua timeline conteúdos exclusivos como este, relação entre pais e filhos, comportamento, cultura e muito mais! Estamos no Facebook e no YouTube!