Protagonismo infantil: como desenvolver e motivar as crianças?

protagonismo infantil
6 minutos para ler

Como você deve saber, o protagonista é, na literatura, no teatro e no cinema, o personagem principal. Assim, o conceito de protagonismo infantil tem a ver com a ideia de que as crianças sejam a figura central de suas próprias histórias. Na prática, é valorizar desde cedo a autonomia, a liberdade para tomar decisões e a expressão de opiniões e necessidades.

Essa perspectiva na forma de criar os filhos anda lado a lado com uma grande tendência que já existe na educação escolar: o protagonismo do aluno. Isso porque, ao valorizar a participação ativa das crianças em seus próprios processos de desenvolvimento, caminhamos para uma educação que contribui com a formação de futuros cidadãos críticos e participativos.

Quer entender melhor como o protagonismo infantil traz impactos na vida dos pequenos na escola e na sociedade, além de conferir dicas para estimular essa característica? Então, continue a leitura!

O que é protagonismo infantil e por que é importante incentivá-lo?

O protagonismo infantil tem como objetivo compreender a criança como agente de seu próprio desenvolvimento, isto é, não como alguém passivo em relação a ele. Assim, muito mais do que um “receptáculo” de informações, os pequenos são participantes essenciais em sua construção de conhecimento sobre o mundo.

Desse modo, são levadas em consideração as necessidades, dificuldades, interesses e escolhas das crianças nos processos de desenvolvimento infantil. Isso não significa deixar que elas façam tudo o que querem: o papel do adulto é mediar suas relações pessoais e sociais; porém, isso é feito sempre levando em conta que a própria criança deve ser também ouvida.

Incentivar a participação ativa do seu filho representa grandes benefícios, tanto para a sua trajetória escolar quanto para a sua vida em geral. Indivíduos que crescem entendendo que suas opiniões e necessidades importam se tornam cidadãos mais críticos e com potencial transformador na sociedade.

Como os pais podem auxiliar no desenvolvimento do protagonismo infantil?

Há muitas formas de incentivar o protagonismo infantil no cotidiano familiar. Veja algumas formas de valorizar e motivar essa característica desde cedo!

Ouça mais seu filho

É muito importante ouvir as crianças com atenção para interpretar seus sentimentos, experiências e desejos. Muitas vezes, os pequenos ainda não conseguem entender ou expressar essas questões; por isso, a escuta ativa faz muita diferença: dê oportunidade para que seu filho tente expor o que pensa e sente, seja por palavras, seja por gestos.

Estimule o espírito de descoberta

As crianças são naturalmente muito curiosas, e é justamente por meio da exploração ativa do mundo à sua volta que elas constroem seus conhecimentos. Assim, vale muito a pena incentivar esse espírito de descoberta por meio de atividades lúdicas que coloquem a curiosidade infantil em atividade, como experiências científicas, explorações na natureza etc.

Ajude a criança a se autoconhecer

O autoconhecimento é fundamental para que as crianças consigam entender melhor suas necessidades e interesses e, assim, possam assumir um papel ativo em seus processos de desenvolvimento. Ajude seu filho a identificar emoções e a desenvolver competências socioemocionais. Conte sobre a história de sua família, incentive-o a entender o seu lugar no mundo e a reconhecer seus potenciais.

Deixe o pequeno ter autonomia

Como dissemos, o protagonismo infantil não significa deixar a criança fazer o que quiser, mas sim, acolher seus interesses. Dessa forma, os pais podem deixar seu filho ter autonomia, mas sempre dentro de limites definidos pelos adultos, de acordo com fatores como sua faixa etária e seu nível de maturidade.

Segue um exemplo: em um dia frio, a criança não pode ficar sem um agasalho; afinal, poderá ficar resfriada sem a proteção adequada. Então, usar uma roupa de frio nesse dia é o limite estabelecido pelos pais, limite esse que a criança não pode interferir, mas é interessante que ela tenha a autonomia para escolher que peça deseja usar.

Ensine a conviver com diferenças

Ao estimular o protagonismo infantil, o pequeno entenderá que suas necessidades e interesses são valorizados. Da mesma forma, ela precisa saber que outras pessoas também têm suas opiniões e direitos a serem acolhidos, independentemente das diferenças familiares, culturais, pessoais etc. Trabalhar a empatia desde cedo é essencial para que a criança tenha um desenvolvimento social saudável.

Auxilie no desenvolvimento de consciência global

Todas as nossas ações geram impactos na vida à nossa volta. Mostrar ao pequeno as relações de causa e consequência é importante para que ele entenda que sua participação no mundo deixa marcas. Por exemplo, dar ao seu filho a responsabilidade de regar o jardim regularmente o ajudará a compreender que sua ação é necessária para que as plantas não morram.

Escolha uma boa escola

O protagonismo infantil deve ser exercitado em todos os seus ambientes de referência, incluindo a escola. Por isso, conte com uma instituição de ensino que valorize a autonomia da criança e que preze por uma educação integral, isto é, que entenda a aprendizagem como parte de uma formação humana completa.

Quais são os benefícios proporcionados pelo protagonismo infantil?

O grande benefício proporcionado pelo incentivo ao protagonismo infantil é que, ao ter suas opiniões e necessidades consideradas, a criança entende que ela faz parte de um núcleo que depende, em alguma medida, de suas decisões para ter pleno funcionamento.

Estamos a todo momento fazendo pequenas escolhas, e elas impactam diretamente em nossa qualidade de vida e em nossa relação com o mundo. Isso conduz, naturalmente, ao entendimento de que a criança tem voz ativa e responsabilidade por causas e consequências nos ambientes que integra.

Esse entendimento se relaciona bastante com o exercício de uma cidadania: cada indivíduo é um agente responsável e tem participação em processos decisórios para o desenvolvimento da sociedade em que se insere.

Além disso, diversas metodologias de ensino valorizam o protagonismo da criança porque a participação ativa potencializa o processo de aprendizagem. Desse modo, essa característica também traz ganhos para a vida escolar dos pequenos.

Diante desta leitura, você entendeu melhor o que é protagonismo infantil e como incentivá-lo em casa, não é? Como você viu, compreender que seu filho tem capacidade para ser um agente no seu próprio desenvolvimento traz impactos muito positivos para a sua formação como indivíduo autônomo e capaz de lidar com diferentes situações e desafios de forma ativa.

Gostou do post? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes para que outras famílias fiquem por dentro do assunto!

Você também pode gostar