Conheça a proposta pedagógica da Escola SEB!

proposta pedagógica SEB
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A proposta pedagógica da Escola SEB reflete nossa identidade, missão e valores. Ela direciona todos os processos de ensino-aprendizagem da instituição e, por isso, dá base aos métodos utilizados, à construção dos currículos e às abordagens dos educadores.

Algumas das palavras-chave que caracterizam a proposta da Escola SEB são: inovação, protagonismo do estudante e formação transformadora. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento integral dos alunos, isto é, para além dos conteúdos previstos nas diretrizes nacionais para Educação Básica, queremos verdadeiramente auxiliar na preparação para os desafios do século XXI.

Para explicar melhor sobre o assunto, conversamos com Vander Euber Barbato, Diretor da Escola SEB Vitória. Confira!

Como é elaborada a proposta pedagógica da Escola SEB?

A proposta pedagógica da Escola SEB é elaborada de forma colaborativa, envolvendo toda a comunidade escolar. A ênfase está na formação integral dos alunos, contemplando não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, éticas e cidadãs.

De acordo com o diretor Vander Barbato, “a escola busca promover espaços de reflexão voltados para uma visão crítica e embasada nos princípios éticos das relações sociais”. 

Assim, frente às exigências da sociedade contemporânea, a Escola SEB tenta inserir na proposta pedagógica uma diversidade de situações de aprendizagem que possibilitam ao sujeito diferentes abordagens para compreender, interpretar e transformar a realidade.

Todos os esforços pedagógicos são para que, mais do que um aluno com boas notas, os estudantes saiam da trajetória escolar como “sujeitos do seu próprio aprender e ensinar, alunos e profissionais que vivenciam a resolução de problemas complexos como uma forma de reestruturar, progressivamente, o sistema de compreensão do mundo”. 

Como a proposta é aplicada na prática?

Para aplicar a proposta, a Escola SEB usa diversas estratégias e metodologias que contribuem com o desenvolvimento integral dos alunos. O diretor da unidade Vitória destaca que, para consolidar a proposta, a escola precisa se conectar com a tecnologia, com o meio ambiente, com a humanidade e com o futuro.

Esse entendimento se reflete em métodos e programas que diferenciam as unidades da Escola SEB. Veja só alguns!

Plataforma AZ

A Escola SEB utiliza a metodologia AZ, na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio, e está em constante atualização conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais propostas pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse sistema estrutura o trabalho pedagógico em quatro grandes pilares:

  • Conectar — estar ligado com a realidade e aprender a conhecer;
  • Construir — desenvolver habilidades e competências, aprendendo a fazer;
  • Contemplar — aprender a viver juntos, compartilhar e olhar para o outro;
  • Continuar — desenvolver a habilidade de ser um eterno aprendiz.

Os pilares da metodologia e todo o projeto político-pedagógico (PPP) são fundamentados nos quatro princípios da educação propostos pelo pensador Jacques Delors e adotados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco):

  • aprender a conhecer;
  • aprender a fazer;
  • aprender a conviver;
  • e aprender a ser.

Vander Barbato explica que a definição das diretrizes pedagógicas da escola parte do conceito de que aprender envolve compreender, transformar, agir e estabelecer relações significativas entre o novo e o conhecimento prévio.

Metodologias ativas

A metodologia AZ é aplicada em sala de aula por meio de metodologias ativas, isto é, aquelas que colocam o aluno no centro da própria aprendizagem. O diretor Vander comenta que essa abordagem “serve como um recurso didático base para uma formação crítica e reflexiva dos alunos”.

Um exemplo é a problematização, cujo objetivo é instigar os estudantes mediante problemas. Assim, eles não são apresentados a um conteúdo pronto, prestes a ser decorado e, logo, esquecido. Eles são convidados a examinar, refletir, posicionar-se de forma crítica e, assim, ter uma aprendizagem mais significativa e sintonizada com as exigências atuais.

Essas oportunidades de reflexão e participação ativa se dão nas salas de aula, mas também em estudos de campo, laboratórios, pesquisas, jogos, problemas reais, debates e trabalhos colaborativos. 

Há também os grupos operacionais, nos quais o professor é um agente mediador do processo, propondo desafios e ajudando os alunos a resolvê-los em um processo ativo de troca de conhecimento. É muito mais do que uma difusão de informações, como se dá nas metodologias tradicionais. 

Educação Bilíngue

Por meio de uma parceria estratégica com a Universidade de Cambridge, as Escolas SEB que oferecem o programa de educação bilíngue integram disciplinas em inglês e português. 

Os alunos têm a oportunidade de obter certificações internacionais de proficiência no idioma estrangeiro e experimentam a imersão na língua inglesa desde a Educação Infantil. 

Esse não apenas é um diferencial no currículo escolar, mas também uma iniciativa alinhada a nossa proposta de preparar os alunos para os desafios da sociedade contemporânea. 

Plataforma AZ e soluções integradas

Vander Barbato explica que as unidades da Escola SEB, em consonância com as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluem em sua proposta pedagógica a exploração de diferentes tecnologias e linguagens.

Por isso, os gestos de ensino-aprendizagem são permeados de propostas-extras como aprendizagem gamificada, plataforma de aprendizagem AZ e aplicativos que auxiliam no desenvolvimento socioemocional.

As trilhas personalizadas de estudo e a integração com soluções tecnológicas permitem o desenvolvimento da fluência digital e a personalização da aprendizagem, conforme as necessidades individuais de cada aluno.

Atividades interdisciplinares

A Escola SEB promove uma variedade de atividades práticas e vivências pedagógicas que estimulam o protagonismo dos alunos em sua própria aprendizagem, como esportes, atividades culturais, artísticas e científicas.

O diretor Vander dá bastante destaque ao Projeto Interdisciplinar. Segundo ele, é um “momento privilegiado em que os profissionais da escola se reúnem para planejar, coletiva e interdisciplinarmente, ações e práticas que conduzam ao parentesco entre as disciplinas e a exigência de contextualização dos conhecimentos, das competências e dos valores”

Ele destaca algumas das principais atividades e eventos realizados de forma transversal e integradora, conforme as diretrizes da BNCC.

I. Meio Ambiente:

  • projetos sobre a importância da água e preservação da natureza;
  • apresentações na Feira de Ciência, Arte e Tecnologia (Feciarte);
  • trabalho com controle do consumo de energia, entre outros.

II. Economia:

  • educação financeira;
  • apresentações na Semana da Matemática e na Feira do Empreendedor;
  • trabalho com o jogo Banco Imobiliário;
  • participação no SEB profissões.

III. Saúde:

  • visitas a hortifrútis; 
  • projetos sobre alimentação saudável;
  • pesquisas sobre saúde física e mental;
  • palestras sobre saúde pública.

IV. Cidadania e Civismo:

  • conscientização sobre família e indivíduo;
  • projetos sociais;
  • pesquisas sobre funcionalidade do trânsito;
  • palestras sobre direitos humanos;
  • pesquisa sobre criminalidade contra mulheres;
  • workshop sobre a lei Maria da Penha e feminicídio.

V. Multiculturalismo:

  • bingo sobre culturas;
  • apresentações sobre figuras inspiradoras;
  • semana de Inglês;
  • sarau literário;
  • simulação de debates da ONU.

VI. Ciência e Tecnologia:

  • olimpíadas de Matemática;
  • plataformas gamificadas;
  • criação de blogs educativos.

Além dessas atividades, a Escola SEB promove visitas a diferentes locais, eventos culturais, científicos e artísticos. Acreditamos que experiências interdisciplinares e que ultrapassam o currículo em sala de aula são fundamentais para uma formação plena.

Quais são os benefícios da proposta da Escola SEB para os alunos?

Como vimos, a proposta pedagógica da Escola SEB vai além do desenvolvimento cognitivo e prioriza o desenvolvimento integral dos estudantes. Assim, os alunos saem da escola com bagagem socioemocional e valores como respeito, cooperação e ética.

Entre os principais benefícios aos alunos, Vander Barbato destaca que essa experiência educacional enriquecedora os prepara para os desafios do mundo contemporâneo. Na prática, os alunos saem da escola com:

  • resultados de excelência e alto desempenho nos principais vestibulares do país;
  • preparação para os desafios do mundo em constante mudança;
  • capacidade para contribuir positivamente com a sociedade;
  • desenvolvimento de habilidades socioemocionais, éticas e morais, essenciais para uma cidadania ativa e solidária.

Diante desta leitura, você viu que a proposta pedagógica da Escola SEB é completa. Com ela, nossos estudantes têm uma formação rica, interdisciplinar e integral. Nós acreditamos no papel social da educação, por isso, nosso objetivo é formar futuros adultos com um verdadeiro potencial transformador.

Quer proporcionar uma formação de excelência ao seu filho? Então, entre em contato conosco e agende uma visita para conhecer os diferenciais da Escola SEB de perto!

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