plataforma infantil

Plataforma infantil: 6 opções pagas e gratuitas para fazer atividades

Seu filho tem usado alguma plataforma infantil de ensino? A pandemia do novo coronavírus (causador da COVID-19) se espalhou pelo mundo com a velocidade de um furacão, obrigando 165 países a fecharem suas escolas de um dia para o outro, deixando 1,5 bilhão de estudantes e alterando rotina de 63 milhões de professores. Foi necessário adaptar o ensino para o ambiente digital.

O cenário de caos mundial, sem precedentes nos últimos cem anos, se tornou, também, uma oportunidade valiosa para que pais, filhos e educadores finalmente rompam as resistências culturais para se acostumarem com as novas tecnologias no processo de aquisição do conhecimento.

Em meio ao distanciamento social, além das atividades online propostas pelas escolas (públicas ou privadas), existem inúmeros modelos de plataforma infantil educacional disponíveis para complementar os estudos de seus filhos, sendo muitos deles gratuitos.

Neste post, mostraremos algumas plataformas educacionais para crianças que vêm fazendo sucesso em nosso país, e como essas ferramentas podem não somente contribuir para o aprendizado, mas também para o estreitamento da relação entre pais e filhos! Confira!

As aulas online substituirão o modelo tradicional de ensino?

Considerando que o processo de absorção de novas tecnologias (como Big Data e Inteligência Artificial) já era marcha em andamento no setor educacional, o “empurrão” dado pelo coronavírus provavelmente significará a aceleração de um avanço histórico inescapável no ensino do mundo todo.

Evidentemente, não se trata de trocar o acompanhamento presencial do professor pela videoaula, mas sim de trazer um modelo de ensino mais híbrido, com uso de atividades digitais (muitas delas formuladas por Inteligência Artificial) em complemento às atividades presenciais.

No Brasil, as melhores instituições de ensino já fazem uso abundante das tecnologias digitais para avaliar as dificuldades no processo de aprendizado dos alunos. O que está em jogo aqui é uma mudança de cultura generalizada, tanto das escolas menos “tecnológicas”, quanto de pais (resistentes ao uso do computador) e filhos (que necessitam de autodisciplina para uso dessa ferramenta como apoio educacional).

A pandemia, aliás, jogou luz sobre uma série de modelos de plataforma infantil para auxílio na educação das crianças — que já existiam antes da quarentena, mas que foram “turbinadas” em volume de acessos pelo fechamento das escolas.

São plataformas interativas, que ajudam a consolidar o conhecimento de forma despretensiosa (com atividades lúdicas). Alguns sistemas são capazes de formular desafios em tempo real, observando eletronicamente em quais pontos a criança tem mais dificuldade.

É por isso que, na era digital, não se pode prescindir desse tipo de instrumento. Abaixo, você confere algumas das mais importantes plataformas infantis na quarentena.

1. Faber-Castell

Se você achou que Faber-Castell era apenas lápis de cor, se enganou: a empresa alemã, que certamente deu cores a muitos dos desenhos de sua infância, agora também ajuda a lapidar o talento de seus filhos no mundo das artes.

O site colorido da web oferece inúmeros cursos online de desenho, pintura e até lettering (prática de desenhar letras). A boa notícia é que alguns desses workshops são totalmente gratuitos (os pagos custam ao redor de R$ 100/R$ 200).

O curso básico de desenho da Faber-Castell (“Play na Criatividade”), por exemplo, ensina a criança a criar expressões faciais, heróis e vilões, ilustrações a partir de formas abstratas e muito mais! É uma plataforma infantil excelente para salvar seu pequeno do tédio e, adicionalmente, aprimorar sua técnica artística.

2. Playkids

Com experiências online e offline, a Playkids é uma das líderes mundiais em conteúdo educativo, contando atualmente com mais de 5 milhões de usuários.

Embora seja mais voltada a clientes institucionais (escolas), há também produtos oferecidos diretamente aos pais, como o Leiturinha (uma imensa biblioteca infantil, com livros disponibilizados online e enviados pelos Correios, mediante plano de assinatura).

O diferencial dessa plataforma infantil é seu conteúdo escolar alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação, ou seja, disponibilização de vídeos, desenhos, livros e exercícios que ajudam a cobrir o conteúdo de cada ano escolar.

Outra virtude interessante da Playkids é oferecer conteúdos educacionais também aos pais (como dicas de desenvolvimento infantil, melhor aproveitamento dos momentos em família, Psicologia Educacional etc.).

3. Escola Games

A Escola Games é um site gratuito de jogos educativos para crianças a partir de 5 anos. No portal, você encontra mais de 90 atividades desenvolvidas com o apoio de psicopedagogos, no intuito de permitir que seu filho aprenda brincando as mais diversas disciplinas, como Matemática, Ciências, Geografia, Inglês ou Meio Ambiente!

É uma excelente dica não somente para complementar as atividades escolares na quarentena, mas também para ocupar a mente das crianças e reduzir as dificuldades do confinamento.

4. BBC Learning English

Um dos canais de notícias mais famosos do mundo, a britânica BBC tem um site dedicado exclusivamente ao aprendizado da língua inglesa, com conteúdos personalizados para adultos e crianças (ou seja, você também pode aproveitar seu tempo livre para aprender ou aprimorar seu inglês).

Na área “For Children”, você encontra quizzes e histórias animadas para crianças. Os contos são divididos em diversos níveis (do mais básico ao avançado), de modo que, independentemente do nível de proficiência do seu filho, seja possível ele se divertir bastante nessa plataforma infantil de língua inglesa.

5. O Poder das Cores

Assim como a Faber-Castell, a BIC (essa mesma que você pensou, a das canetas!) não quis ficar para trás e também lançou uma plataforma de educação infantil com conteúdos exclusivos em parceria com a KidZania (uma das marcas de entretenimento mais conhecidas do mundo): o resultado foi um imenso portfólio de aprendizado artístico que vai garantir a diversão da família toda!

No portal “O Poder das Cores”, você encontrará dicas para fazer um teatro de personagens de papel em sua casa, atividades para colorir, aulas de desenho etc. Vale a pena conhecer.

6. Vivo Brincar

A Vivo, operadora de telefonia celular com maior presença no Brasil, também criou um site exclusivo para os pequenos, o Vivo Brincar, um convite para as crianças usarem a Internet para se reconectarem com o mundo real.

Isso mesmo que você leu, por mais paradoxal que pareça: a proposta é usar vídeos e dicas de atividades que possam ser reproduzidas de forma real em sua casa (com a participação dos pais ou irmãos), em um nível de engajamento coletivo que fará os mais velhos se lembrarem com saudades da época dos jogos de tabuleiro!

Lá, você encontra jogo da memória, fantoches, teatros divertidos, entre outras atividades que conciliam educação, diversão e integração familiar!

Qual a importância dos pais nesse processo de desenvolvimento na pandemia?

Pois bem, como você viu hoje, tão importante quanto oferecer esse complemento educacional às crianças, é acompanhar seus filhos nesse processo “mágico” de descoberta do conhecimento.

Além de bastante divertido, promover essas atividades ajuda a melhorar a compreensão do estágio educacional dos pequenos, fazendo a família participar mais ativamente do desenvolvimento infantil, além de fortalecer os laços afetivos entre pais e filhos.

É importante entender que a pandemia trouxe percalços, mas também oportunidades de reconexão familiar (que, nessa medida, talvez não vejamos mais em nossa geração).

É preciso saber tirar proveito desse período de maior convívio entre as famílias, o que pode ser feito, por exemplo, conhecendo melhor sua criança, especialmente no âmbito educacional. Sites como esses são excelentes para esse propósito.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro não apenas dos tipos de plataforma infantil educacional, mas também de metodologias de ensino, comportamento, relação entre pais e filhos, e muito mais!