mundo leitor

Saiba mais sobre o projeto Mundo Leitor!

A Educação é, sem dúvida, uma das mais constantes preocupações dos pais em relação aos seus filhos, não é mesmo? Afinal, é natural querer que o seu filho vá além do básico e tenha uma formação realmente humanizada, contextualizada e diversificada.

Não é à toa que projetos como o Mundo Leitor, que exploram o papel da leitura no processo de desenvolvimento da criança e do jovem, têm ganho cada vez mais espaço e se mostrado como um poderoso aliado nesse objetivo.

Porém, se você ainda não conhece o Mundo Leitor, não se preocupe, ok? Neste post, estão reunidas diversas informações a respeito do projeto e de como ele funciona. Acompanhe e saiba mais!

Qual é a importância da leitura para crianças e jovens?

Quando falamos sobre a importância da leitura para crianças e jovens, não nos referimos apenas à capacidade que um livro tem de entretê-los, fazê-los rir ou estimular a sua imaginação. Na verdade, queremos tratar dos efeitos positivos desse hábito no desenvolvimento psicomotor, desde a mais tenra idade.

Afinal de contas, ao ler regularmente, os níveis de memorização, concentração e reflexão são exercitados e ampliados, o que favorece o estudo e, desde cedo, o aprendizado das crianças. A função cognitiva é melhorada e, com isso, elas compreendem com mais rapidez e facilidade novos assuntos e conteúdos, inclusive aqueles mais complexos.

Além disso, a leitura aprimora a capacidade de expressão dos alunos, que passam a se comunicar de maneira mais clara e direta, além de conseguirem traduzir detalhadamente em palavras o que sentem, o que desejam e o que estão pensando.

Outro benefício da leitura é a criação de um repertório social e cultural muito mais diverso. Ou seja, o seu filho cresce sabendo e entendendo que a realidade que ele vivencia não é a única existente; que, ao redor do mundo, as pessoas vivem de formas diferentes, têm experiências diversas e carregam consigo costumes e tradições muito particulares. Dessa forma, aspectos como empatia e respeito, fundamentais no mundo em que vivemos, são desenvolvidos desde cedo.

Para completar, o contato com os livros aperfeiçoa:

·      a coordenação motora global, que envolve o uso dos músculos dos membros superiores para os movimentos;

·      a estruturação espaço-temporal, que envolve a noção de autolocalização e a compreensão do que é o tempo e a divisão dele em passado, presente e futuro;

·      a lateralização, que envolve o conhecimento do próprio corpo e o uso dominante de uma parte dele para ler, escrever ou simplesmente segurar um livro nas mãos.

O que é o projeto Mundo Leitor?

O Mundo Leitor tem como objetivo utilizar a leitura como agente de transformação do conhecimento e da interação do indivíduo com o mundo ao seu redor. Para tanto, o projeto utiliza livros que trazem personagens com os quais seu público-alvo facilmente se identifica, em histórias que mesclam referências clássicas da literatura com situações cotidianas.

A partir disso, o seu filho tem contato com conceitos, valores e ensinamentos que expandem o aprendizado obtido em sala de aula. Essa experiência também leva a criança e o jovem a desenvolverem uma visão crítica e reflexiva sobre temas, como:

·      o seu relacionamento com os colegas de classe, familiares e outras pessoas de seu convívio;

·      o que é a sociedade (e como ela se forma);

·      o papel do estudo e do pensamento livre;

·      a relevância do impacto ambiental que o homem causa na natureza.

Como esse projeto surgiu?

Esse projeto surgiu como uma das iniciativas pioneiras que o Grupo SEB desenvolveu para tornar o projeto pedagógico da sua rede de escolas mais dinâmico, interativo e estimulante. É um complemento educacional que tira as crianças e os jovens da zona de conforto e os faz assumirem a posição de protagonistas de seu próprio aprendizado.

Além disso, fornece aos professores uma alternativa de trabalho para debater e refletir em sala de aula junto aos alunos não só sobre conteúdos do contexto escolar, mas também sobre aspectos sociais e culturais, locais e globais.

Qual o público-alvo do projeto?

O projeto engloba os ensinos infantil e fundamental (dos 4 aos 15 anos). Isso significa que o público-alvo vai desde crianças — na primeira, segunda e terceira infâncias — até adolescentes. Dessa forma, é possível inserir o mundo da leitura nessas fases tão importantes do desenvolvimento cognitivo, psicológico e emocional do seu filho.

Como funciona?

Por meio de cinco séries de livros (Viagens, Descobertas, Memórias, Encontros e Caminhos), são exploradas narrativas lúdicas contextualizadas juntamente com elementos visuais que instigam a curiosidade e a atenção de crianças e adolescentes sobre inúmeros assuntos.

Em paralelo, os professores desenvolvem projetos em que estimulam as crianças e jovens a exercitarem sua imaginação e sua criatividade. Isso é feito, por exemplo, quando os pequenos se colocam dentro das histórias e refletem sobre os ensinamentos que elas trazem, as decisões dos personagens, os paralelos existentes com a realidade etc. Durante esse processo, ocorrem atividades recreativas, uso de recursos audiovisuais e leituras complementares; tudo isso de forma individual e coletiva.

Quais os objetivos do projeto?

O objetivo do Mundo Leitor é bem claro: a construção e o compartilhamento do conhecimento, que vai além do modelo tradicional de ensino em sala de aula. O conhecimento é fruto da leitura e das discussões transdisciplinares que elas geram — isto é, da pluralidade de ideias, de saberes, de pensamentos e de conceitos educacionais.

Que benefícios o projeto oferece?

Entre os benefícios, podemos citar o ganho do hábito de leitura e um aprendizado mais autônomo, no qual a criança e o adolescente são totalmente ativos no processo de pensar, refletir e se conscientizar sobre diferentes fundamentos, saberes e conhecimentos. Esses fatores contribuem para a formação de adultos mais críticos, responsáveis e conhecedores do papel social que desempenham na própria comunidade e no mundo.

Como você viu, o Mundo Leitor é um projeto multifacetado que busca não só promover o hábito da leitura, mas também contribuir ativamente para a formação das crianças e jovens em vários níveis, desde o criativo e o escolar até o social e o humanitário. Por isso, vale a pena que, desde pequenos, os alunos participem e mergulhem em um rico universo de descobertas, aprendizados e conhecimentos.

Por isso, entre em contato conosco e saiba mais detalhes sobre como o projeto Mundo Leitor pode contribuir para o desenvolvimento do seu filho!