Metodologia AZ: a personalização do ensino para seus filhos

metodologia az
8 minutos para ler

A escolha da melhor escola para o seu filho não é uma das tarefas mais fáceis. Isso acontece, especialmente, durante o Ensino Médio, momento de preparação para o Enem, os vestibulares e o ingresso em uma universidade. Nesse momento, é muito importante que você tenha contato com uma escola que adote a metodologia AZ de aprendizagem.

Trata-se de uma tendência da educação que utiliza os recursos tecnológicos em prol da aprendizagem. Com uma proposta pedagógica sólida, o método oferece diversos benefícios para os estudantes.

Além dos pilares de formação e preparação para a continuação dos estudos futuros, o método AZ colabora para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Por isso, é baseado nos pilares da formação indicados pela Unesco na organização da proposta pedagógica:

  • aprender a ser;
  • conhecer;
  • conviver;
  • fazer;
  • ter visão sustentável.

Para saber mais sobre essa prática que oferece alta performance acadêmica, continue a leitura e descubra como a metodologia AZ pode transformar a educação do seu filho. Confira!

O que é metodologia AZ de aprendizagem?

Trata-se de um método de ensino com foco na personalização da trajetória do aluno. Ela é implementada a partir do uso de tecnologias inovadoras de gestão de rotina de estudos, por meio de uma plataforma digital.

Em outras palavras, é uma estratégia que estimula o gosto pelo ensino. Dessa forma, por intermédio de diferentes ferramentas e abordagens, o estudante organiza e gerencia sua vida acadêmica. Isso estimula o protagonismo do aluno e a sua capacidade de resolver problemas complexos.

Essa nova prática de ensino traz grandes vantagens, como:

  • desenvolve habilidades de raciocínio;
  • favorece a percepção e a tomada de decisões de forma independente;
  • engaja e motiva os jovens a terem uma rotina eficaz de estudos.

Como funciona a metodologia AZ na prática?

Essa metodologia é alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que estimula o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Tal método de ensino desenvolve suas ações por meio de uma plataforma didática digital. A metodologia AZ alinha ensino forte a uma perspectiva de aprendizado individualizado, a partir da estratégia de um ciclo conhecido como PDCA, explicado adiante.

Além disso, há orientações de estudos personalizadas, aulas dinâmicas, videoaulas e acompanhamento de uma assistente virtual, a TATI. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esses benefícios.

Ciclo PDCA

Esse ciclo é um método de gestão que, aplicado de forma contínua, promove a eficácia no processo, ou seja, um crescimento (um resultado sempre melhor que o anterior).

1. Planejar (Plan)

O primeiro passo é uma análise da sua condição inicial: quais são suas dificuldades e facilidades, objetivos de curto e longo prazo, e rotina de estudo. A partir disso, cria-se um cronograma de atividades semanais, com orientações para uma matriz de estudos anual.

2. Executar (Do)

Com um planejamento feito, é hora de colocar em prática o cronograma de estudos. Assistindo às aulas, resolvendo exercícios e estudando em casa, o aluno mantém um ritmo frequente. Isso permite maior aprofundamento teórico, principalmente das matérias específicas.

3. Checar (Check)

Para verificar o seu desenvolvimento e o cumprimento do cronograma, o estudante faz simulados e analisa exercícios, de forma a situar o seu resultado em relação à média total de outros alunos e em relação às suas notas anteriores.

Com a plataforma digital, é possível ter acesso a boletins virtuais e correções, que ajudam o jovem a acompanhar a sua performance. Essa é uma etapa fundamental no processo de aprendizagem, pois permite a verificação do rendimento escolar do estudante.

4. Atuar nas discrepâncias (Act)

Por fim, o estudante interpreta o seu desempenho, verificando em que pontos melhorou e compreendendo em quais campos do conhecimento estão suas dificuldades. Isso contribui para uma visão analítica de sua performance acadêmica.

MAPA

A metodologia AZ utiliza o MAPA — uma plataforma digital que ajuda o aluno a realizar suas metas acadêmicas semanais. Esse programa disponibiliza orientações de estudo individualizadas, contribuindo para a priorização das atividades, segundo os seus objetivos.

Isso permite que o aluno crie uma trajetória de aprendizagem com foco nas suas afinidades e metas traçadas. Cada estudante tem uma rotina personalizada de estudos semanais.

Para alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, por exemplo, são priorizadas as áreas do conhecimento do interesse de cada um e seu nível de proficiência nas disciplinas. Já para alunos da 3ª série, leva-se em consideração as escolhas de carreira e o vestibular.

Uma vantagem das plataformas digitais é que os conteúdos ensinados não se perdem. Após as aulas, é possível salvar e compartilhar os assuntos estudados. Os alunos também podem acessar os materiais, por meio de códigos especiais, e criar interações únicas de conhecimento.

TATI

A TATI é a inteligência artificial da metodologia AZ, que funciona como uma assistente virtual do estudante. Assim, ele tem à sua disposição uma assessoria no seu processo de aprendizagem, a qualquer hora do dia. Outra funcionalidade da TATI é a apresentação de conteúdos relevantes sobre vestibulares e carreiras, de acordo com as áreas de interesse de cada aluno.

O acesso às informações importantes se dá de forma direta no smartphone, no tablet ou no computador do aluno. O conteúdo exclusivo da TATI Enem, por exemplo, pode ser acessado por todos os estudantes, facilitando a solução de dúvidas apresentadas pelos alunos ou a confirmação de informações sobre o exame.

Qual o efeito dessa metodologia no ensino?

A metodologia AZ oferece formação 100% voltada para resultados, com foco na resolução de problemas e personalização do tempo dedicado às disciplinas. Logo, os resultados são o aprendizado constante e a alta performance acadêmica. O efeito dessa metodologia se traduz nas expressivas aprovações obtidas nos principais vestibulares.

O uso dessa estratégia de ensino contribui para que o jovem desenvolva habilidades importantes, como raciocínio lógico, assimilação e entendimento de diversos assuntos, além da capacidade de tomar decisões.

Quais as vantagens do método AZ em cada etapa de aprendizado?

A metodologia AZ de aprendizagem, baseada no ciclo PDCA, está disponível para todos os estudantes, desde o início da Educação Básica.

Na Educação Infantil

Por meio da aprendizagem baseada em projetos, a criatividade das crianças é estimulada, bem como é motivada a pesquisa e é valorizada a troca de experiências, a descoberta e o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a curiosidade, o protagonismo, a empatia e a cooperação. Nessa fase, o letramento digital do aluno já começa a ser estimulado, respeitando o limite sugerido pelos órgãos internacionais para essa faixa etária, através de plataformas educacionais usando a gamificação.

Ensino Fundamental (anos Iniciais)

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Turminha AZ acompanha os alunos em uma jornada de aventuras lúdica e transformadora, repleta de conhecimento e muita diversão. O uso da tecnologia é ampliado, tanto em relação às plataformas educacionais utilizadas para potencializar a aprendizagem, quanto em relação às aulas de programação e coding.

Ensino Fundamental (anos finais)

Nos anos finais do Fundamental, o aluno já tem o Super App AZ com todas as suas funcionalidades, ganha cada vez mais autonomia, gerindo sua rotina de estudos com maior facilidade e continua sendo estimulado a desenvolver suas competências socioemocionais no tocante ao seu projeto de vida, que será um dos seus principais objetivos no Ensino Médio.

Ensino Médio

Os estudantes são únicos e a aprendizagem deles também deve ser! Nessa fase, os alunos já têm sonhos mais concretos e estão decidindo suas carreiras.

Por isso, a Plataforma AZ leva o aluno a uma jornada de estudos personalizada segundo as necessidades de cada estudante. Além disso, a visão de mundo dos alunos é ampliada, facilitando a escolha do seu projeto de vida a partir de Itinerários Formativos, como: Saúde e Inovação, Cidadão do Mundo e Criação de Startup.

No Ensino Médio, são exemplos de recursos que compõem a metodologia AZ:

  • Super App AZ (com videoaulas, vídeos de resolução, gabaritos comentados e muito mais);
  • simulados dos principais vestibulares regionais;
  • avaliações (inclusive, on-line);
  • correção de redação on-line;
  • caderno e simulados Enem;
  • conteúdo multimídia;
  • vivência digital;
  • Conexia Books.

Depois de todas essas informações, podemos afirmar que a metodologia AZ de aprendizagem é uma prática de ensino inovadora, com um projeto de ensino diferenciado e eficaz.

Enfim, o uso da metodologia AZ promove diversos benefícios para o aluno, como autonomia, rotina de estudo personalizada, alta performance e capacidade de raciocínio. Já viu se há alguma escola que utiliza a metodologia AZ aí pertinho de você? Que tal marcar uma visita?

Aproveite também para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações diretamente em sua caixa de entrada!

Você também pode gostar