Metodologia AZ - a personalização do ensino para seus filhos

Metodologia AZ: a personalização do ensino para seus filhos

A escolha da melhor escola para o seu filho não é uma das tarefas mais fáceis. Especialmente durante o Ensino Médio, quando é o momento de preparação para os vestibulares e o ingresso em uma universidade.

Uma boa opção são as escolas que utilizam da metodologia az: uma nova tendência da educação, que utiliza os recursos tecnológicos em prol da educação. Com uma proposta pedagógica sólida, essa metodologia oferece diversos benefícios para o estudante.

Para saber mais sobre essa prática que oferece alta performance acadêmica, continue a leitura e descubra como essa metodologia pode transformar a educação do seu filho. Acompanhe!

O que é metodologia az?

A metodologia az é um método de ensino com foco na personalização da trajetória do aluno. Ela é implementada a partir do uso de tecnologias inovadoras de gestão de rotina de estudos, por meio de uma plataforma digital.

Em outras palavras, é uma estratégia que estimula o gosto pelo ensino. Afinal, por intermédio de diferentes ferramentas e abordagens, o estudante organiza e gerencia sua vida acadêmica. Isso estimula o protagonismo do aluno e a sua capacidade de resolver problemas complexos.

Essa nova prática de ensino contribui para que o aluno desenvolva habilidades de raciocínio, de percepção e de tomada de decisões de forma independente — sem mencionar a base na interdisciplinaridade e nos conhecimentos conjugados. Além disso, é uma forma de engajar e motivar jovens a terem uma rotina eficaz de estudos.

Como funciona essa metodologia na prática?

A metodologia az é alinhada às diretrizes da nova base nacional comum curricular (BNCC), que, a partir de agora, vai estimular o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Tal método de ensino desenvolve suas ações por meio de uma plataforma didática digital.

Essa metodologia alinha ensino forte a uma perspectiva de aprendizado individualizado, a partir da estratégia do ciclo PDCA. Além disso, há orientações de estudos personalizadas, aulas dinâmicas, videoaulas e acompanhamento de um assistente virtual, a TATI. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esses benefícios.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é um método de gestão, que tem como objetivo promover o desenvolvimento contínuo dos processos, por meio de um circuito de quatro ações.

1. Planejar (PLAN)

O primeiro passo é uma análise da sua condição inicial: quais são suas dificuldades e facilidades, objetivos de curto e longo prazo, e rotina de estudo. A partir disso, cria-se um cronograma de atividades semanais, com orientações para uma matriz de estudos anual.

2. Executar (DO)

Com um planejamento feito, é hora de colocar em prática o cronograma de estudos. Assistindo às aulas, resolvendo exercícios e estudando em casa, o aluno mantém um ritmo de estudo frequente. Isso permite maior aprofundamento teórico, principalmente das matérias específicas.

3. Checar (CHECK)

Para verificar o seu desenvolvimento e o cumprimento do cronograma, o estudante vai fazer simulados e analisar exercícios, de forma a situar o seu resultado em relação à média total de outros alunos e em relação às suas notas anteriores.

Com a plataforma digital, é possível ter acesso a boletins virtuais e correções, que ajudam o aluno a acompanhar a sua performance. É uma etapa fundamental no processo de aprendizagem, pois permite a verificação do rendimento.

4. Atuar nas discrepâncias (ACT)

Por fim, o estudante interpreta o seu desempenho, verificando onde melhorou e compreendendo em que campo do conhecimento estão suas dificuldades, ponto a ponto. Isso contribui para uma visão analítica da performance acadêmica.

MAPA

A metodologia az utiliza o MAPA, uma plataforma digital que ajuda o aluno a realizar suas metas acadêmicas semanais. Esse programa disponibiliza orientações de estudo individualizado, contribuindo para a priorização das atividades, segundo os seus objetivos.

Isso permite que o aluno crie uma trajetória de estudo com foco nas suas afinidades e metas traçadas. Cada estudante tem uma rotina personalizada de estudos semanais, criada de acordo com um conjunto de atributos.

Para alunos do 1º e do 2º anos do Ensino Médio, são priorizadas áreas do conhecimento do interesse de cada um e seu nível de proficiência nas disciplinas. Já para alunos do 3º ano, se leva em consideração as escolhas de carreira e o vestibular.

Uma vantagem das plataformas digitais é que os conteúdos ensinados não se perdem. Após as aulas, é possível salvar e compartilhar os assuntos estudados. Os alunos podem também acessar os materiais por meio de códigos especiais e criar interações únicas de conhecimento.

TATI

A TATI é a inteligência artificial da metodologia az, que funciona como uma assistente virtual do estudante. Assim, ele tem à sua disposição uma assessoria no seu processo de aprendizagem a qualquer hora do dia.

Outra funcionalidade da TATI é a apresentação de conteúdos relevantes sobre vestibulares e carreiras, de acordo com as áreas de interesse de cada aluno. Dessa forma, ele tem acesso a informações importantes direto no seu smartphone, tablet ou computador.

Qual o efeito dessa metodologia no ensino?

A metodologia az oferece formação 100% voltada para resultados, com foco na resolução de problemas e personalização do tempo dedicado às disciplinas. Logo, o resultado são o aprendizado constante e a alta performance acadêmica.

O efeito dessa metodologia se traduz nas expressivas aprovações obtidas nos principais vestibulares. Dos 55 estudantes que obtiveram nota 1.000 na redação do Enem, 6 são do Rio de Janeiro, sendo que 3 estudaram com a metodologia az. Muitos alunos que seguem esse método também alcançaram um rendimento acima de 900 pontos na escrita.

O uso dessa estratégia de ensino contribui para que o aluno desenvolva habilidades importantes, como raciocínio lógico, assimilação e entendimento de diversos assuntos, além da capacidade de tomar decisões.

Depois de todas essas informações, podemos afirmar que a metodologia az é uma prática de ensino inovadora, com um projeto de ensino diferenciado e eficaz. Essa base pedagógica busca otimizar a educação, com a ajuda da tecnologia.

O uso da metodologia az promove diversos benefícios para o aluno, como autonomia, uma rotina de estudo personalizada, alta performance e capacidade de raciocínio. Sendo assim, é possível perceber que essa metodologia tem potencial para transformar o papel da escola e a vida acadêmica do seu filho.

O que você achou desse texto sobre a metodologia az? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!