jogos de lógica

Conheça os melhores jogos de lógica para crianças

Você sabe como ajudar seu filho nas tarefas escolares?

Os jogos de lógica contribuem significativamente para o aprendizado das crianças. Isso porque eles estimulam o raciocínio lógico, favorecendo diversos atributos para o desempenho escolar e o desenvolvimento cognitivo. E, claro, além de serem jogos para aprendizado, eles também servem como um excelente entretenimento para os pequenos.

É fundamental estimular o raciocínio lógico nas crianças, já que essa é uma habilidade que vai ser útil em todos os anos escolares e indispensável no futuro deles. Logo, é válido investir em ferramentas que incentivem esse aprendizado e que desenvolvam essa competência.

Pensando nisso, neste texto, separamos alguns jogos de lógica para as crianças. Acompanhe e veja quais são se adequam mais ao dia a dia de sua família! Boa leitura!

Quebra-cabeça

Esse é um jogo clássico para que as crianças fiquem entretidas e explorem a agilidade mental. Isso porque o quebra-cabeça envolve a criatividade, a lógica, o raciocínio, a concentração e, obviamente, proporciona muita diversão para a criançada.

O quebra-cabeça é excelente para estimular o raciocínio lógico; afinal, um dos primeiros sentidos que as crianças desenvolvem é o da visão. Os pequenos normalmente gostam de resolver jogos como esse e se sentem muito motivados a desenvolver a atividade de maneira imediata.

Então, quando os pais observam que os filhos gostam dos jogos de quebra-cabeça, é fundamental que eles comprem figuras cada vez mais complexas para que eles treinem o raciocínio. Fazendo isso, os pais aumentam as capacidades cognitivas das crianças, permitindo que elas aprendam brincando.

Com várias opções de peças e tamanhos, esses jogos podem conter imagens de personagens de filmes, pontos turísticos do mundo ou desenhos que vão ficar à sua escolha.

Jogo da memória

Os jogos de memória são essenciais quando o objetivo é estimular o raciocínio lógico das crianças. Afinal de contas, ao expor os pequenos a essa atividade, elas terão que recordar as imagens que estão no jogo e usar a lógica para descartar todas as figuras repetidas.

Embora o raciocínio lógico se desenvolva mais a partir dos 5 ou 6 anos de idade, estimular o pensamento lógico, sobretudo a partir do primeiro ano de idade, acaba surtindo bons efeitos a longo prazo.

Minecraft

Esse é um game que faz sucesso entre as crianças. Além de ser o queridinho, o Minecraft é reconhecido no mundo todo como uma ferramenta educativa extremamente poderosa. O jogo é normalmente explicado como um tipo de LEGO 2.0, pois usa blocos que podem ser utilizados para a montagem de qualquer coisa: estátuas, paisagens, cidades completas, mundos inteiros e muito mais.

Um dos modos de treinar o raciocínio lógico e rápido dos pequenos é o desafio de conseguir sobreviver à primeira noite no jogo, que tem uma duração de 10 minutos. As crianças precisam pensar muito rápido, extraindo pedras, animais e materiais de árvores, para que possam construir um abrigo e uma cama, a fim de fugir dos perigos da noite.

conheca-as-escolas-seb

Xadrez

O xadrez é um jogo que desenvolve a criatividade, a imaginação, o raciocínio e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Além disso, é um aliado muito importante para o treinamento do cérebro. Por tudo isso, vale muito a pena incentivar a prática dessa atividade desde a infância.

Entre as inúmeras vantagens que esse jogo traz, estão a reflexão, o aprimoramento das habilidades de observação, a ampliação do interesse pelas tarefas individuais e a capacidade de análise e tomada de decisão.

Jogo de Damas

Esse é um jogo muito associado a momentos de lazer, sendo conhecido como um jogo de estratégia. É, sem dúvidas, um excelente exercício de raciocínio lógico para as crianças. Quando olhamos para o viés pedagógico, o jogo de damas instiga algumas importantes capacidades do desenvolvimento cognitivo. Veja quais são elas:

  • organizar diversos elementos para uma finalidade;
  • raciocinar na busca das formas corretas para atingir um objetivo;
  • tomar decisões a fim de solucionar problemas;
  • prever possíveis consequências de atos alheios ou próprios;
  • imaginar situações futuras próximas.

O aprendizado deste jogo incrementa a atenção, a imaginação e a concentração das crianças. Além disso, contribui para a formação do espírito de investigação e promove o desenvolvimento da memória e da criatividade.

É um jogo considerado um ótimo meio de aumentar o nível intelectual das crianças, contribuindo muito para o desenvolvimento de determinadas capacidades psíquicas e físicas, estimulando o manejo de vários mecanismos lógicos.

Sudoku

O Sudoku é um jogo bastante conhecido, que pode ser jogado até on-line. É um jogo individual, sem tabuleiro, que foi disseminado aqui no Brasil há 21 anos como um verdadeiro passatempo. Ele consegue ensinar matemática e desenvolver o raciocínio lógico.

O objetivo do Sudoku é completar 81 espaços utilizando números que vão de 1 a 9, mas é proibido repeti-los em uma mesma coluna, grade ou linha. Esse é um jogo que, além de trabalhar muito a lógica, pode ser usado também para aprimorar o foco, o planejamento e a agilidade. Vale lembrar que o nível de dificuldade sempre vai variar de acordo com a experiência do jogador.

Banco Imobiliário

O Banco Imobiliário é um jogo muito rico para explorar os conceitos matemáticos e pode ser jogado por crianças, jovens e adultos. Para os pequenos, é interessante salientar como o jogo trabalha a adição e, sobretudo, o sistema monetário. Para os maiores, o jogo é capaz de explorar conhecimentos mais estratégicos, como negociações empreendedoras, lógicas e operações mais complexas.

Bom, o desenvolvimento do raciocínio lógico deve começar desde cedo nas crianças; por isso, ele deve ser uma das principais preocupações dos pais. Essa é uma habilidade fundamental, pois ajuda na tomada de decisões, contribui para resolução de problemas, auxilia no processo de ensino-aprendizagem, além de facilitar a estruturação dos argumentos e estimular a organização de tarefas diárias.

Enfim, o ideal é sempre permitir que as crianças tenham acesso aos jogos de lógica para que elas desenvolvam o seu raciocínio. Mas é importante lembrar que o acompanhamento dos pais é essencial, tanto para dar apoio quanto para proporcionar orientações sobre o uso da tecnologia na educação. Por isso, o mais indicado é sempre procurar conversar com os filhos para saber o que estão aprendendo e quais jogos são seus preferidos.

E aí? Gostou de conhecer alguns dos melhores jogos de lógica para crianças? Aproveite e compartilhe este texto nas suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecê-los!