Gamificação em sala de aula: saiba como funciona!

gamificação sala de aula
6 minutos para ler

Em um contexto no qual os alunos se mostram cada vez menos interessados no processo de aprendizagem tradicional, buscar estratégias que aumentem o engajamento é crucial. Pensando nisso, a adoção da gamificação em sala de aula é uma das maneiras mais eficazes de facilitar o aprendizado e o ensino.

Existem muitas formas de tornar esse recurso parte da rotina escolar, e a sua importância vai muito além dos muros da escola. A gamificação oferece benefícios que ajudam as crianças a se tornarem adultos muito mais preparados para o futuro.

Para entender melhor o que é, como funciona essa ferramenta, de que forma ela é usada na rotina escolar e quais benefícios pode oferecer aos seus filhos, continue a leitura!

Qual o conceito de gamificação?

A gamificação é uma metodologia ativa de aprendizagem que alia o ensino pedagógico ao universo dos jogos. Seu objetivo principal é incentivar os alunos a atingirem objetivos específicos. O uso dos jogos nesse contexto é uma maneira eficiente de gerar engajamento, mantendo os alunos interessados nas atividades.

Para isso, são usados recursos muito comuns nos games e que fazem parte do universo das crianças. Entre eles, missões diversas, pontuação a cada atividade concluída e recompensas por atingir os objetivos ou concluir tarefas.

Como os professores têm incorporado a gamificação em sala de aula?

Um dos grandes desafios da implementação da gamificação no dia a dia de aulas por parte dos professores é o fator criativo. É preciso muita imaginação para elaborar estratégias eficazes e que chamem a atenção dos alunos.

Para que isso funcione, o auxílio da tecnologia é muito importante. Confira algumas das técnicas mais buscadas pelos educadores.

Jogos de videogame

Falando em tecnologia, que maneira melhor de introduzir a gamificação na rotina de aprendizado do que por meio do uso dos próprios jogos? A princípio, pode soar preocupante para alguns pais a ideia de que os seus filhos joguem videogame durante as aulas, mas é uma forma de aprender que apresenta resultados muito satisfatórios.

Como em qualquer jogo eletrônico, nos jogos voltados ao aprendizado, a criança adquire habilidades como a independência, o saber perder e aprender com os próprios erros, a persistência para alcançar os objetivos propostos, entre vários outros, que são muito importantes para o seu desenvolvimento.

Promoção de competições saudáveis

Promover a competição na medida certa é uma maneira de elevar a autoestima dos alunos e incentivá-los a colocar em prática o que foi aprendido. Para isso, é válido, por exemplo, organizar torneios nos quais os competidores se classificam com base no desempenho.

Aqui, é importante lembrar que a competição deve ser trabalhada de maneira saudável. Mostrar para os alunos que não há problemas em não estar entre as primeiras posições é fundamental para não gerar o efeito oposto. Esse é um ótimo momento, inclusive, para demonstrar a importância da persistência para alcançar metas.

Uso de recompensas divertidas

Se há competição, há recompensas. Não existe maneira melhor de fazer com que os alunos sintam que o seu esforço e dedicação às atividades valeu a pena, ou de mantê-los no caminho certo para alcançar as metas.

Nesse momento, a criatividade é a melhor amiga do educador. A depender do nível educacional no qual as crianças estão, os prêmios podem incluir troféus, bottons, medalhas, distintivos, pontos extras e vários outros.

Quais os benefícios do uso da gamificação nas escolas?

Um dos principais problemas educacionais enfrentados atualmente são as taxas crescentes de evasão escolar. De acordo com dados do IBGE, 20% das pessoas entre os 14 e 29 anos não completaram alguma etapa da educação básica.

Entre diversos outros fatores, a falta de interesse nos estudos é uma das maiores responsáveis por esses números preocupantes. Por isso, o uso de estratégias como a gamificação é tão importante para manter o interesse dos alunos pelos estudos.

Mais do que isso, a estratégia promove a busca pelo conhecimento por vontade própria. Entre as principais vantagens do uso desse tipo de recurso, algumas das mais expressivas são as elencadas a seguir.

Melhora da interação social

Pessoas são diferentes umas das outras. Algumas são mais sociáveis e têm facilidade em fazer amigos e manter relacionamentos. Outras são mais introvertidas e preferem manter os limites de seus próprios espaços.

A gamificação ajuda essas pessoas a entenderem a importância de ter outros ao seu redor com quem possam compartilhar experiências, momentos, alegrias e tristezas. Além disso, algumas crianças têm mais dificuldades de acompanhar os conteúdos do que outras. Fazendo o uso da gamificação, torna-se mais fácil para elas acompanhar o ritmo e se manter no nível dos demais.

Desenvolvimento de habilidades pessoais

Quando participam de atividades de gamificação, as crianças precisam desenvolver estratégias como a criatividade para criar histórias e personagens, a colaboração, no caso de atividades em equipe, a autonomia para superar obstáculos e muitas outras que são importantes para o seu desenvolvimento pessoal.

Percebeu alguma semelhança com as habilidades requeridas no ambiente profissional atual? É exatamente por isso que ferramentas como essa são tão importantes. O mercado de trabalho busca cada vez mais por talentos que consigam resolver problemas por conta própria, que não tenham dificuldades em trabalhar com outras pessoas e que encontrem as melhores soluções para as dificuldades que surgem no caminho.

É claro que essas habilidades podem ser desenvolvidas na vida adulta, mas para as crianças, que estão em processo de desenvolvimento, é muito mais fácil incorporá-las, da mesma forma que é mais natural para elas aprender um novo idioma, por exemplo.

Como foi possível acompanhar ao longo do artigo, a gamificação em sala de aula é um recurso mais do que importante para engajar os alunos e fazê-los perceber que o processo de ensino e aprendizagem pode ser muito interessante. É, também, uma maneira eficaz de prepará-los para o futuro. Em um mercado cada vez mais competitivo, ter determinadas habilidades é um grande diferencial.

Conhecimentos como esses são muito importantes para quem deseja que os seus filhos cresçam recebendo a melhor educação possível. Pensando nisso, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e ajudar outros pais a entenderem a importância da gamificação?

Você também pode gostar