6 dicas para você investir no futuro dos filhos

futuro dos filhos
6 minutos para ler

Investir no futuro dos filhos é um dos maiores objetivos dos pais. Afinal, ao colocar alguém no mundo, queremos que essa pessoa seja capaz de lidar com os desafios e de aproveitar tudo de bom que a vida pode oferecer.

No entanto, esse não é um processo fácil — requer não só um investimento financeiro a longo prazo, como também, fazer escolhas que os levem para um bom caminho, ao longo de seu crescimento.

Por isso, para ajudar, separamos 6 passos que podem ser adotados para investir no futuro de seus filhos. É muito importante pensar que todas as áreas da vida de uma pessoa devem estar equilibradas. Você vai ver que as dicas que separamos neste post têm exatamente o intuito de atendê-las. Vamos lá?

1. Invista em um estilo de vida saudável

Quando se trata de saúde, sabemos que ela vai além de fazer exames periódicos ou ter acesso a médicos de qualidade. Sem dúvida, essas iniciativas são importantes, mas é preciso pensar na prevenção. É necessário investir em um conjunto de práticas que garantam que a pessoa tenha uma rotina saudável.

Quando se trata especialmente de crianças, é muito importante a família fazer escolhas que a incentivem a ter uma boa relação com a sua saúde, especialmente tratando-se de alimentação e de atividades físicas. Nesse sentido, cabe aos pais direcioná-las e acostumá-las a lidar de uma maneira saudável, tanto com a alimentação quanto com os aspectos físico e mental.

Estimular a prática de esportes e expor os filhos, desde pequenos, a alimentos saudáveis é fundamental. Já no caso do aspecto físico, ensiná-los a andar de bicicleta, patinete, patins etc. pode ser uma ótima maneira de começar. Também vale investir em uma modalidade de artes marciais ou dança, opções muito boas não só para o físico, mas também para ensinar as crianças a terem disciplina e responsabilidade.

2. Estimule a crianças a ter hobbies saudáveis

Os esportes são uma ótima maneira de investir na saúde e no bem-estar dos filhos, mas existem outras atividades que complementam e são importantes para o futuro. É interessante que a criança faça atividades que ajudem a sua mente e que estimulem o seu desenvolvimento cognitivo.

Aprender a tocar algum instrumento, incentivar o hábito de leitura, de participar de jogos de tabuleiro, entre outros, são boas opções para o desenvolvimento de seus filhos. Aproveite para encorajar ainda mais o contato deles com a arte, seja através da ida a exposições temáticas voltadas a conhecimentos gerais, de visitas a museus ou locais históricos importantes, entre outros.

3. Ensine sobre a importância das relações sociais

As relações sociais são fundamentais para qualquer pessoa. Durante toda a vida, seus filhos terão que lidar com outros, crianças ou adultos. Como eles estarão preparados para o futuro se não sabem como se relacionar?

Por isso, é muito importante ensinar os pequenos desde cedo a conviverem com outras pessoas, incentivando-os a brincarem com outras crianças, a dividirem e a demonstrarem empatia. Tudo isso será fundamental para o seu futuro.

Além disso, saber encarar as relações sociais de uma maneira positiva será muito importante para o desenvolvimento de sua individualidade. Entendendo que vivemos em uma sociedade e que cada pessoa é única, as crianças terão mais noção de quem são e da importância dos relacionamentos.

4. Estimule o aprendizado de novos idiomas

Há décadas que a nossa sociedade vem se conectando, não só pelo meio digital, mas também pela facilidade de acesso a outras culturas e países. A tendência é que isso seja cada vez maior; portanto, estar preparado é investir no futuro.

Para as crianças, o aprendizado de um novo idioma é essencial, especialmente para que tenham a facilidade para compreender o mundo e seu papel nele. Sendo assim, quanto mais cedo ocorrer a aprendizagem de uma outra língua, melhor.

O inglês, por exemplo, é uma língua universal e é uma ótima maneira de começar. Também há o espanhol e até o mandarim, que podem ser interessantes para os pequenos. Na busca por um curso de idiomas, não se esqueça de pesquisar o método de ensino. Uma opção ainda mais eficaz, especialmente no caso do inglês como segunda língua, é matricular seu filho em uma escola com uma proposta bilíngue, em que ele fará a imersão na língua inglesa, se tornando fluente nesse idioma.

5. Invista em educação financeira

A educação financeira costuma ser uma grande falha por parte do nosso ensino formal, pois em muitas escolas ela não é trabalhada de forma específica, sendo tratada superficialmente. O resultado é que boa parte da população cresce sem entender como pode se organizar e se planejar financeiramente de forma responsável, a fim de conseguir realizar seus sonhos e objetivos de vida. Não queremos que nossos filhos tenham o mesmo destino, não é?

Por isso, é fundamental ensiná-los desde cedo a lidar com o dinheiro: a como controlar seus gastos, como fazer um planejamento financeiro eficaz, ter metas e saber investir.

Uma boa maneira é começar com situações cotidianas, por exemplo, orientá-los a economizar até terem o suficiente para comprar algo que desejam. Também é importante desenvolver o mindset das crianças para que vejam o dinheiro como uma forma de ajudá-las a conquistar os seus objetivos.

6. Matricule seus filhos em uma escola de qualidade

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre a educação e a importância de se investir em uma boa escola para garantir um bom futuro ao seu filho. Afinal, é nela que a base educacional dele será construída, além de ser fundamental para que tenha acesso a boas universidades e empregos no futuro. Então, como escolher?

Procure por escolas que tenham uma grade de ensino que vai além do básico. Principalmente, que foquem na preparação para universidades brasileiras e internacionais. Como já foi dito aqui, se possível, invista em uma escola bilíngue, que ajudará seus filhos a terem contato e se tornarem fluentes em outras línguas.

As Escolas SEB, com sede nos principais estados do país, oferecem desde suporte para o ensino infantil até o curso pré-vestibular. Além disso, grande parte delas oferece educação bilíngue, com foco na preparação para as universidades no exterior.

Investir no futuro dos filhos é a melhor maneira de garantir que eles se tornem adultos saudáveis e felizes. Nesse sentido, desenvolver neles hábitos e rotinas, além de investir em um ensino de qualidade, fornecerá melhores condições para que possam lidar com a vida adulta.

Para investir na educação do seu filho, convidamos a conhecer os serviços da Escola SEB!

Você também pode gostar