Como gabaritar Inglês e Espanhol no ENEM: dicas essenciais

ingles e espanhol enem
6 minutos para ler

A prova de idiomas estrangeiros do ENEM é frequentemente negligenciada por estudantes, que acabam não dando a devida atenção por serem poucas questões, apenas cinco de um total de 45. Seja por pressa ou desatenção, muitos alunos acabam sendo presas fáceis para as temidas pegadinhas idiomáticas. Isso pode ter um grande impacto na hora da nota final.

Mesmo aparentemente não englobando muitas questões, gabaritar as avaliações de línguas estrangeiras do ENEM pode fazer muita diferença na média geral no exame. Um bom desempenho aqui vai contribuir de forma decisiva para a conquista da tão sonhada vaga no ensino superior.

Nossos professores prepararam uma lista de dicas para ajudar a gabaritar as provas de idiomas estrangeiros do ENEM. Bora acertar todas as questões para alavancar a nota final?

O idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) é selecionado logo no momento da inscrição. Seja qual for a escolha, serão cinco perguntas nessa parte da avaliação. Os enunciados das questões e as alternativas de respostas são redigidos em português, o que já dá uma bela ajuda. Confira nossas dicas, que valem tanto para a prova de inglês como a de espanhol:

Leitura minuciosa e atenta

A melhor forma de estudar para as provas de língua estrangeira

A prova de língua estrangeira será sempre focada em interpretação de texto. É claro que todos os anos uma ou outra pegadinha sempre aparece, mas o segredo é a leitura minuciosa e atenta dos enunciados. Identificar e compreender as ideias centrais apresentadas em cada questão é fundamental.

Para gabaritar nessa prova, a melhor dica é treinar forte durante todo o ano. Leia muitos textos no idioma escolhido. Vale recorrer a sites de notícias, artigos, poesias e charges. Estudar letras de músicas também pode ser uma boa. Quanto mais contato com o idioma escolhido, melhor.

Atenção redobrada

Você já ouviu isso muitas vezes, mas vale sempre repetir: faça a prova com calma. O nervosismo e a pressa podem fazer com que as pessoas acabem não tendo clareza para identificar a ideia central de uma questão, passando por cima de informações cruciais para a resposta. A falta de tranquilidade pode custar pontos preciosos no final.

Preste muita atenção em termos em negrito ou itálico. As ideias centrais do texto geralmente estão expostas já nas primeiras palavras de cada parágrafo. Redobre a atenção!

Provas anteriores

Revisitar provas anteriores do ENEM é uma das melhores formas de se preparar não só para a avaliação de idiomas. Aliás, essa é uma dica preciosa para todas as matérias. Essa estratégia é muito efetiva para se acostumar com o tipo de abordagem do exame. No caso de idiomas, esse treino é ainda uma poderosa ferramenta para ampliar seus conhecimentos e vocabulário.

Olho nas pegadinhas

Dois clássicos do ENEM: pessoas no portão lamentando por ter perdido o horário e candidatos que perderam pontos preciosos por pegadinhas na prova de língua estrangeira. Um dos principais inimigos são os falsos cognatos, termos que podem ser traduzidos incorretamente por sua semelhança com alguma palavra em português. Isso acontece muito no inglês e mais ainda no espanhol. Fique de olho!

Filmes, séries e músicas

Que tal misturar estudo com diversão para deixar a rotina um pouco mais leve? Tente ver filmes e séries em inglês ou espanhol sem legendas. Se não conseguir entender, tente com legendas no idioma original, e não em português. Estude as letras de suas canções preferidas. A música pode ser uma grande aliada na aquisição de vocabulário.

Detonando na prova de espanhol

Muita gente escolhe a prova de espanhol porque seria um idioma supostamente mais fácil por ser parecido com o português. Ambas são línguas latinas, mas bem diferentes, apesar de algumas palavras semelhantes. Fique de olho nessas dicas para detonar:

– Uso correto de “lo” e “el”

No espanhol, o artigo definido feminino é “la”. Isso leva a um erro muito comum: pensar que o seu equivalente masculino seja “lo”. Só que não. O “lo” é um artigo neutro utilizado para substantivar advérbios ou adjetivos, e não existe um equivalente em português. O artigo definido masculino em espanhol é “el”.

– Heterossemânticos

É aqui que estão a maior parte das pegadinhas. Também conhecidos como falsos cognatos, são termos traduzidos erroneamente por serem parecidos com outras palavras. Pense em termos como “oficina”, “pelado” e “vaso”. Apesar de serem idênticas a palavras em português, têm significados totalmente diferentes. No caso, “escritório”, “careca” e “copo”, respectivamente. Fique de olho para não perder pontos importantes por desatenção.

– Tempos verbais

Busque compreender como funcionam as conjugações verbais em espanhol. Isso é fundamental para um bom desempenho na prova. A maioria das questões são sobre interpretação de texto. Dessa forma, saber com precisão qual o tempo verbal do texto faz toda a diferença.

Detonando na prova de inglês

A prova de inglês do ENEM abrange a compreensão de textos que incluem trechos de músicas, charges, notícias e poemas escritos em inglês. Com isso em mente, selecionamos algumas sugestões extremamente úteis para você se sair bem. Veja abaixo!

– Falsos cognatos

Como também acontece no espanhol, os temidos “falsos amigos” são palavras que parecem significar uma coisa, mas querem dizer algo totalmente diferente. Causam muita confusão e estão quase sempre presentes nas provas do ENEM. “Realize” (que significa “perceber”, não “realizar”) e “policy” (que se traduz como “política”, não “polícia”) são exemplos de falsos cognatos em inglês. Fique atento a esses casos.

– Tipo de texto

É crucial compreender o tipo de texto usado nas questões, pois cada estilo requer uma abordagem interpretativa diferente. Se for uma charge, esteja ciente de que geralmente apresenta um humor crítico. Observe atentamente as expressões faciais e os movimentos dos personagens, pois eles oferecem uma indicação clara da mensagem central da charge. Ao lidar com uma notícia, preste atenção especial ao título e ao subtítulo, que geralmente resumem o conteúdo principal de forma explícita. Se o texto incluir um trecho de música, considere o compositor, o período histórico e o estilo musical, pois esses elementos são essenciais para uma compreensão completa da mensagem.

– Sites de notícias em inglês

Acompanhe regularmente mídias como BBC, New York Times e outros meios de comunicação em inglês para se preparar bem para a prova. Muitas questões abordam temas atuais e incluem trechos de notícias desses portais. Siga esses sites nas redes sociais, leia pelo menos uma notícia em inglês diariamente — vai valer a pena, você verá.

E então? Curtiu as nossas dicas infalíveis? Que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos?

Você também pode gostar