Saiba mais sobre a Escola SEB Bilíngue – Unidade Portugal

7 minutos para ler

A primeira fase da vida de um estudante é muito especial e decisiva em sua formação como indivíduo. Por isso, escolher uma boa escola para o Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental é um grande investimento — e a Escola SEB Bilíngue – Unidade Portugal é a melhor opção! 

Aqui, os pequenos têm uma educação bilíngue global, além de atividades complementares para o desenvolvimento integral como seres humanos, incluindo habilidades socioemocionais e a fluência digital, ambas características essenciais no século 21.

Segundo o vice-diretor pedagógico, o professor José Rodrigo Souza, a escola tem “o compromisso de formar cidadãos globais que apreciem e respeitem a cultura, história e tradição de outras pessoas e sejam capazes de agir cooperativamente frente a desafios”. 

Continue a leitura para entender melhor a pedagogia da escola e seus diferenciais!

Como é o corpo docente da Escola SEB Bilíngue – Unidade Portugal?

Todos os educadores da Escola SEB Bilíngue – Unidade Portugal têm anos de experiência em Educação, sendo que os professores da grade bilíngue contam com certificações internacionais, formação específica e vivências no exterior. Isso sem contar que, como afirma o vice-diretor pedagógico, o grande diferencial da unidade é o investimento na formação continuada mensal do corpo docente. 

Em cada turma, há dois profissionais pedagógicos, além dos professores específicos. Toda a comunidade escolar está alinhada com o projeto pedagógico da unidade, que é uma referência nacional e tem como principal objetivo dar oportunidades para que as crianças se desenvolvam plenamente.

Então, todas as atividades, metodologias e interações com os alunos visam a capacitação das inteligências cognitiva e emocional, com a valorização da autonomia e do protagonismo do estudante — características que ajudam a formar cidadãos mais críticos, solidários, participativos e conscientes.

Quais são as atividades desenvolvidas na Escola SEB Bilíngue – Unidade Portugal?

As atividades desenvolvidas na Escola SEB Bilíngue – Unidade Portugal são de dois tipos: as curriculares, que atendem aos conteúdos científicos previstos para cada fase acadêmica e se destacam pelo programa de educação bilíngue; e as extracurriculares, que complementam a formação integral dos pequenos. Veja!

Educação bilíngue global

Aqui, 50% das aulas do Ensino Infantil e 40% das aulas do Ensino Fundamental são ministradas em Inglês, o que garante o aquisição natural e efetiva da segunda língua. E mais: por meio do HighFive Bilingual School, uma parceria com a Universidade de Cambridge, nossos alunos saem da escola com certificações internacionais que certamente farão diferença em seu futuro.

Porém, o grande diferencial da educação bilíngue da escola é que ela vai além do ensino da Língua Inglesa, proporcionando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o multiculturalismo para uma cidadania global.

Atividades complementares para a educação integral

A escola tem um extenso oferecimento de atividades que complementam a educação regular e promovem o maior desenvolvimento de competências socioemocionais. Nosso trabalho é fundamentado nas definições do Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), a organização que é referência mundial em aprendizagem socioemocional. Para tanto, temos até um programa: o After School.

No contraturno, nossos estudantes têm acesso a diversas atividades culturais e artísticas, esportes e supervisão de tarefas escolares para a extensão do desenvolvimento pedagógico. Tudo isso dentro do ambiente seguro e acolhedor da escola.

Confira alguns dos suportes pedagógicos que oferecemos:

  • EducaCross — propicia a aprendizagem significativa e engajada da Matemática por meio de jogos e desafios lúdicos;
  • Mundo Leitor — voltado para o estímulo ao hábito da leitura e à imaginação dos pequenos;
  • Colecionando Leituras — apoia o trabalho sistemático do educador para promover a leitura e a compreensão de textos;

Quais os diferenciais da unidade Escola SEB Bilíngue – Unidade Portugal?

Agora que você sabe como funciona o dia a dia dos alunos da Escola SEB Bilíngue – Unidade Portugal, veja só quais são os diferenciais da escola!

Metodologias de ensino inovadoras

Todos os processos de ensino-aprendizagem da unidade são baseados nas soluções educacionais mais inovadoras. Todas elas têm em comum a valorização do papel ativo dos pequenos em sua construção de aprendizagem, de forma a oportunizar o protagonismo do aluno e seu desenvolvimento pleno.

Alguns exemplos de abordagens utilizadas por aqui são:

  • Blended Learning (Ensino Híbrido) — é associado o ensino offline com o uso de recursos digitais;
  • Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida) — o aluno resolve desafios e problemas sobre os conteúdos com maior autonomia;
  • Game Based Learning (Aprendizagem Baseada em Jogos) — os alunos desenvolvem os conteúdos com muito mais engajamento por meio de jogos educacionais;
  • Cultura Maker (“Faça você mesmo”) — é a valorização da experimentação, da criatividade e da colaboração dos pequenos, que fazem suas descobertas por meio da “mão na massa” e da tentativa e erro.

Estrutura diferenciada

A Escola SEB Bilíngue – Unidade Portugal tem mais de 3 mil metros quadrados, em que está distribuída uma estrutura de ponta para apoiar o desenvolvimento dos nossos alunos. Além das salas de aula repletas de recursos, temos:

  • salas maker e de robótica;
  • sala de ginástica olímpica;
  • quadras diversas;
  • ginásios cobertos;
  • salas de dança;
  • parque de areia;
  • parque do “foguetão”;
  • Fazendinha Agrícola SEB, com plantas para o contato da criança com a natureza.

Outro grande diferencial da estrutura da escola é a COClância, a nossa minicidade com casas, banco, ruas sinalizadas e outros recursos para o trabalho com conceitos de responsabilidade e cidadania. Os pequenos elegem o prefeito e os vereadores e começam desde cedo a exercer seu papel participativo na sociedade. 

Estímulo à fluência digital

Para as crianças e jovens de hoje, os chamados nativos digitais, é importante desenvolver a alfabetização digital: saber como usar os recursos eletrônicos e virtuais com senso crítico e responsabilidade. Por isso, a tecnologia faz parte da rotina pedagógica da Escola SEB Bilíngue – Unidade Portugal.

Alguns exemplos são as aulas de programação, as plataformas digitais e a manipulação de objetos 3D. Assim, nossos alunos deixam de ser meros consumidores do digital, sendo educados e empoderados para se tornarem produtores de soluções tecnológicas.

Por que escolher a Escola SEB Bilíngue- Unidade Portugal para seu filho?

Diante desta leitura, você viu que nossa unidade se destaca por oferecer uma Educação Infantil e o Ensino Fundamental que preparam as mentes do futuro. Vamos muito além do básico e nos preocupamos com a formação integral dos estudantes, desde suas competências socioemocionais até a fluência digital e o exercício da cidadania.

Como coloca o vice-diretor pedagógico da Escola SEB Bilíngue- Unidade Portugal, José Rodrigo Souza, “sabemos que ter um segundo idioma abre muitas portas, mas além de um segundo idioma, nossa proposta de educação bilíngue tem como eixo norteador desenvolver o pensamento computacional, o multiculturalismo, as habilidades socioemocionais e a cidadania global. São habilidades necessárias para os estudantes do século XXI.”

Então, entre em contato conosco e agende uma visita para conhecer de perto a Escola SEB Bilíngue – Unidade Portugal!

Você também pode gostar