escola seb ribeirânia

7 diferenciais e vantagens da Escola SEB Ribeirânia

A Escola SEB Ribeirânia é uma instituição de ensino que está há mais de 50 anos na cidade de Ribeirão Preto. Toda essa tradição é construída com base em valores sólidos e, principalmente, acolhedores. Isso fez com que a escola se tornasse uma das principais da região, se mantendo relevante até os dias atuais.

Um dos principais focos da Escola SEB Ribeirânia é desenvolver mais do que alunos, mas cidadãos prontos para fazerem a diferença na sociedade e no mundo. Para isso, a instituição promove um ambiente de ensino em que o estudante se sente seguro para se desenvolver da sua maneira, respeitando seu tempo. Isso ajuda a formar pessoas engajadas e prontas para qualquer desafio.

Há muitos fatores de destaque que compõem o ensino e a maneira como a Escola SEB Ribeirânia encara seu papel. Por isso, com ajuda de Célia Cristina Zanchetta Borges, diretora da escola, este post mostrará 7 diferenciais e vantagens da instituição. Confira!

1. Foco no desenvolvimento socioemocional

A Escola SEB Ribeirânia promove atividades que focam em desenvolver a perspectiva socioemocional de cada criança. Isso é feito com o objetivo de permitir que cada um conheça a si próprio e, a partir disso, consiga conviver em meio à sociedade em que está incluso. Assim, os alunos aprendem a manter relacionamentos saudáveis, o que será essencial durante toda a vida.

Esse desenvolvimento emocional, da forma que é proposto pela escola, também passa pela necessidade de saber solucionar conflitos. Isso ajuda a criança a se colocar melhor dentro de diversos ambientes, como o escolar e o familiar. O trabalho também mostra ao estudante como ele precisa tomar decisões em sua vida e como elas geram consequências.

2. Direcionamento do aluno à cultura maker

A cultura maker é uma proposta de ensino em que a criança é colocada como a principal agente controlador das situações. Isso garante que ele seja o protagonista no ensino, o que dá a ele muito mais confiança e, principalmente, autonomia. Nessa proposta, o estudante passa a conduzir seus próprios projetos, sempre com o suporte dos professores, mas no papel de orientadores.

A ideia é que a criança seja responsável por todo o processo, do planejamento à execução de seus projetos, esses sendo transdisciplinares. O foco deles é sempre solucionar um problema, que pode ser ligado ao ambiente escolar ou à comunidade local. Isso ajuda a trazer algo mais concreto, que facilitará o entendimento do cenário por parte do estudante.

 3. Contato com tecnologia e robótica

A robótica é um campo educacional que tem ganhado espaço nas principais instituições de ensino do mundo. Na Escola SEB, a ideia é que o estudante possa passar por todo o ciclo de ensino: do estudo da tecnologia e como ela funciona, até a parte prática. Assim, ele consegue sair da parte teórica e passar pela fase da “mão na massa”, associando o aprendizado da melhor maneira.

Em robótica, o estudante também aprende linguagem de programação, conteúdo fundamental que tem ajudado profissionais a se destacarem no mercado. Há o entendimento de que esse é um aprendizado importante até mesmo para mercados como a Engenharia.

Na Escola SEB, o aprendizado de robótica é muito leve, como conta a Diretora Célia Cristina: “É um jeito divertido de dar noção de gestão e empreendedorismo, estimular a criatividade, a proatividade, a persistência e a autodisciplina”, destaca.

4. Proximidade com as famílias

O aplicativo Binóculo é um sistema criado para que haja uma conexão mais integrada, fácil e prática entre escola e família. Essa é uma comunicação essencial para o desenvolvimento da criança e, com um aplicativo, fica ainda mais fácil de se fazer isso. Pelo Binóculo, é possível acompanhar a rotina do estudante, além de registrar qualquer informação relevante sobre ele e suas atividades escolares.

Por ser uma plataforma restrita e que exige cadastro com login e senha, cada informação referente a um aluno só fica visível para a escola e para a respectiva família. Assim, o controle de comunicados importantes se torna dinâmico e se encaixa facilmente à rotina das pessoas. Pelo Binóculo, é possível também saber sobre atividades escolares, eventos e outras informações relevantes,

5. Concepção das salas de aula GrowUp

O conceito de sala de aula GrowUp é pensado para ser algo totalmente flexível e adaptável aos desejos do professor, visando aprendizados únicos. A estrutura do local é composta por móveis modulares que permitem que as crianças tenham mais liberdade para compartilhar conhecimento, ideias e informações. O foco é colaborativo, para que todos possam se desenvolver juntos.

O ambiente é estimulante e não impõe barreiras que limitem a comunicação entre as crianças. Por isso, as práticas educacionais realizadas nas salas GrowUp são feitas em grupo, estimulando o debate e a tomada de decisão colaborativa. Assim, é possível dar aos alunos a liberdade para criarem seus próprios critérios na hora de desenvolver tarefas e projetos escolares específicos.

6. Disponibilidade de tutoria

Com foco no Ensino Médio, o programa de tutoria da Escola SEB Ribeirânia oferece suporte pedagógico aos estudantes. A ideia é disponibilizar um plantão para a solução de dúvidas e atendimento personalizado para cada estudante. Tudo isso conduzido por professores-tutores e orientadores educacionais capacitados para lidarem com as principais dúvidas propostas.

Nesse programa, as crianças são orientadas sobre suas questões e recebem orientações sobre planos de estudos que serão mais frutíferos e dinâmicos. Assim, eles têm o direcionamento mais adequado para se envolverem com as diferentes disciplinas. Isso é feito com foco na manutenção da autonomia na hora de estudar.

7. Foco em manter a tradição aprovadora

A Escola SEB Ribeirânia também foca em resultados voltados para o Ensino Superior. Em paralelo à sua abordagem de desenvolvimento do estudante enquanto cidadão, há também a preocupação com o direcionamento das crianças. Por isso, a instituição prima pela sua tradição de aprovação nas principais universidades do Brasil. Isso é feito com respeito ao desenvolvimento de cada estudante.

Para conquistar esses resultados, a Escola SEB Ribeirânia desenvolve projetos pedagógicos especializados, em que as habilidades dos estudantes são trabalhadas. Assim, é possível torná-lo mais autônomo na hora de lidar com o desafio de chegar à faculdade. Nesse processo, é estimulada sua expressão, de forma que ele consiga decidir em qual campo profissional conseguirá ser decisivo para tornar o mundo melhor.

Com base em tradição e foco no desenvolvimento de alunos como elementos integrantes da sociedade, a Escola SEB Ribeirânia tem feito a diferença ao longo dos seus mais de 50 anos. Essa é uma chancela de destaque que garante que os estudantes sairão da instituição mais autônomos e formados como cidadãos.

Gostou? Então entre em contato com a Escola SEB Ribeirânia e saiba mais sobre nosso ensino e rotina escolar!