Quais os principais diferenciais da Escola SEB | Dom Bosco – Mercês?

6 minutos para ler

A escolha da escola para os pequenos é algo que traz impactos no curto, médio e longo prazo. Afinal, trata-se do ambiente de maior referência para as crianças, ao lado da família. Por isso, vale a pena investir em uma instituição de ensino que vá além do básico e contribua com o desenvolvimento do seu filho em diversos aspectos.

É justamente esse o grande diferencial da Escola SEB Dom Bosco Mercês: a preocupação com a educação integral. Assim, mais do que a formação intelectual necessária para a aprovação nos melhores vestibulares do país, a instituição também proporciona oportunidades para que os pequenos se desenvolvam plenamente e possam se tornar cidadãos participativos.

Isso, de acordo com o diretor da unidade, o professor Celso Junior, se dá em todas as etapas de ensino oferecidas pela escola: Infantil, Fundamental e Médio. Isto é, desde o primeiro ano de vida das crianças até a chegada no “terceirão” — que é primeiro lugar no Enem, no Paraná!

Continue a leitura para entender por que a Escola SEB Dom Bosco Mercês é a melhor escolha!

Infraestrutura diferenciada

Segundo o diretor da unidade, a Escola SEB Dom Bosco Mercês tem a infraestrutura completa para apoiar a formação dos pequenos. As salas são totalmente acolhedoras e preparadas, assim como os demais espaços, que incluem:

  • bosque;
  • parquinho;
  • biblioteca;
  • ginásios esportivos;
  • auditório;
  • laboratórios.

Outro dos grandes diferenciais da Escola SEB é a sala GrowUP, para as práticas de compartilhamento e troca de experiências das metodologias mais modernas. Para tanto, o ambiente conta com móveis modulares para organizar a sala de diferentes formas, conexão Wi-Fi e outros recursos ideais para a aprendizagem ativa e as atividades gamificadas.

Proposta pedagógica

A pedagogia da Escola SEB Dom Bosco Mercês é baseada nos princípios da Unesco para a formação humana, buscando sempre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o pensamento crítico, a liderança e a cooperação. Isso tudo faz com que o projeto pedagógico seja referência nacional, organizado em torno de 6 eixos estruturantes:

  1. metodologia inovadoras;
  2. sustentabilidade;
  3. colaboração;
  4. linguagens;
  5. empreendedorismo;
  6. fluência digital.

Isso se dá desde a primeira fase da aprendizagem até o último ano da educação básica. Na Educação Infantil, as crianças têm muita atividade com mão na massa, e um ambiente acolhedor para que possam explorar, se expressar, inventar e prototipar soluções.

No Ensino Fundamental e Médio, a formação intelectual, cidadã e cultural dos alunos é consolidada. Além de uma sólida base de conhecimentos tradicionais, os estudantes desenvolvem habilidades não cognitivas fundamentais, como a cooperação, a sustentabilidade, o senso crítico e a ética. Assim, são capazes de pensar e propor soluções para problemas da atualidade, fortalecendo seu potencial transformador da sociedade. 

Metodologias inovadoras

Você já reparou que a inovação faz parte do DNA da Escola SEB Dom Bosco Mercês, não é? De olho nas maiores tendências educacionais, o Projeto Digital proporciona o acesso a conteúdos, dinâmicas colaborativas, fóruns de discussão e outras estratégias de aprendizagem em um ambiente virtual seguro e moderno. Assim, os estudantes desenvolvem a fluência digital — uma das competências mais importantes no século 21.

O projeto se baseia em metodologias de ensino que fazem toda a diferença para que as crianças e adolescentes tenham, desde cedo, uma relação produtiva, crítica, consciente e responsável com as tecnologias digitais. Alguns dos conceitos que norteiam as iniciativas da escola são:

  • blended learning (ensino híbrido) — combinação de recursos online com offline;
  • flipped classroom (sala de aula invertida) — metodologia na qual os alunos resolvem desafios e problemas antes de terem contato com a exposição do professor, o que proporciona uma aprendizagem mais ativa e crítica;
  • game based learning (aprendizagem baseada em jogos) — o ambiente virtual traz inúmeros jogos educacionais para um contato lúdico, divertido e dinâmico com os conteúdos.

Atividades modulares

Na Escola SEB Dom Bosco Mercês, a educação é compreendida como uma via de mão dupla: tanto o educador quanto o estudante exercem papéis igualmente importantes na construção do conhecimento. Assim, são valorizados o protagonismo e a autonomia dos pequenos, o que contribui com a formação de cidadãos mais participativos e conscientes.

É por isso que, além das atividades regulares, o estudante tem a opção de personalizar seu currículo com as atividades modulares. Algumas delas são:

  • na Educação Infantil — iniciação ao esporte (judô) e à dança (balé clássico);
  • no Ensino Fundamental — academia de cientistas, artes cênicas, robótica, artes plásticas, entre outras.

Preparação para o Enem

A Escola SEB Dom Bosco Mercês é campeã de aprovação no Enem! Durante todo o percurso acadêmico, os estudantes têm uma preparação intelectual de excelência.

Por meio de uma multiplataforma e da metodologia AZ, o aluno tem acesso a vídeos, questões, planos de estudo, indicadores de performance e muitos outros recursos que potenticializam sua aprendizagem e garantem os melhores resultados. Além disso, as turmas do Ensino Médio contam com:

  • professores especialistas em aprovação — os docentes da Escola SEB estão sempre alinhados com as tendências dos vestibulares e do Enem, o que orienta sua atuação para a melhor preparação dos alunos;
  • tutoria — os estudantes têm suporte pedagógico completo, incluindo programas de retomada, plantões de dúvidas e atendimentos exclusivos com professores-tutores para orientações sobre os estudos;
  • SuperColegial — nesse programa, os alunos podem assistir a aulas adicionais, provas e simulados no contraturno, para aprofundar e testar regularmente seus conhecimentos. 

Incentivo à leitura e ao esporte

Por fim, na Escola SEB Dom Bosco Mercês, a formação vai além da sala de aula. Por meio do incentivo à leitura e ao esporte, os pequenos trabalham diversas habilidades socioemocionais que fazem diferença na sua constituição como indivíduos e cidadãos. Alguns dos projetos oferecidos são:

  • Mundo Leitor — ganhador de diversos prêmios, como o Jabuti, esse programa incentiva o hábito da leitura e desenvolve o olhar da criança sobre si mesma, o outro e o mundo;
  • Olimpíadas Escola SEB Dom Bosco — direcionadas ao Ensino Fundamental e Médio, têm o objetivo de integrar os alunos no mundo dos esportes, além de fortalecer valores como a solidariedade e o respeito.

Gostou de conhecer um pouco da Escola SEB Dom Bosco Mercês? Esses são apenas alguns exemplos dos projetos, iniciativas e metodologias desenvolvidas na unidade para alcançar o seu maior propósito: contribuir para a formação integral e plena dos pequenos.

Então, entre em contato e agende uma visita para conferir mais de perto os diferenciais da escola para a educação do seu filho!

Você também pode gostar