escola seb bilíngue maceió

Escola SEB Bilingue Maceió: conheça seus diferenciais e vantagens

Educação é o caminho para uma sociedade mais justa e igual. Partindo desse princípio, a Escola SEB Bilíngue visa preparar cidadãos autônomos para a vida adulta. Para isso, pensamos em metodologias de ensino focadas no desenvolvimento social e intelectual. Assim, mais do que capacitar tecnicamente, nossa escola visa educar alunos para a sociedade.

Essa visão molda a Escola SEB Bilíngue Maceió. São vários os diferenciais e as vantagens que apresentamos no ensino, desde o Infantil até o Médio. Mais do que desenvolver o estudante em dois idiomas, nossa proposta é torná-lo protagonista na própria aprendizagem. Assim, ele pode adquirir competências em diferentes campos de conhecimento.

Neste post, com ajuda de Fernando Leão, Diretor Geral da Escola SEB Maceió, contamos mais sobre o ensino na instituição e o que ela proporciona aos estudantes. Confira!

Quais são os diferenciais e vantagens da Escola SEB Bilíngue Maceió?

A Escola SEB Bilíngue Maceió construiu sua expertise por meio de diferenciais incríveis. A seguir, entenda quais são eles e o que eles agregam ao desenvolvimento dos estudantes.

Currículo integrado L1 e L2 (português-inglês)

A educação bilíngue é o principal diferencial da nossa instituição. Isso significa que projetamos o desenvolvimento do aluno de modo que ele, gradativamente, se torne fluente nos dois idiomas. Por isso, as aulas regulares passam a ser lecionadas em inglês.

O trabalho começa na Educação Infantil, com 50% das aulas sendo no idioma estrangeiro. O trabalho segue no Ensino Fundamental, em que essa porcentagem passa a ser de 40%. Esse processo é chamado de biletramento, ou seja, quando o aluno é alfabetizado em duas línguas, simultaneamente.

Este conceito de currículo integrado é direcionado para que o aluno se desenvolva de maneira natural, tendo contato com termos gerais. Em alguns pontos, há a abordagem de alguns conceitos provenientes da grade curricular americana. As aulas ministradas em inglês, por exemplo, não são de idiomas, mas de disciplinas variadas, com o professor lecionando no idioma estrangeiro.

Essa é uma forma natural de garantir um aprendizado fluido e natural: “Nas aulas do Ensino Bilíngue da Escola SEB Maceió, os alunos aprendem, por exemplo, conceitos matemáticos em inglês, geografia em inglês e música em inglês”, explica o Diretor, Fernando Leão.

Aplicação do método Problem Based Learning (PBL) e da cultura Maker

Esses conceitos são focados na entrega de um problema ao qual o aluno deverá se dedicar para encontrar a solução. Para isso, ele tem o conteúdo didático lecionado pelos professores, ou seja, o aprendizado. Como suporte, esse estudante recebe todo apoio para, por si próprio, encontrar conclusões e desenvolver projetos que garantam a resposta do problema entregue.

O método PBL e a cultura Maker são direcionados para desenvolver cidadãos autônomos e capazes de entender o contexto social em que estão inclusos. Assim, os alunos entendem desde cedo como o aprendizado possibilita ferramentas para que eles consigam agir em situações diversas. Isso traz autonomia, responsabilidade e maior capacidade de tomada de decisões.

Aulas de coding

As aulas de coding, ou seja, linguagem de programação, são um diferencial importante da instituição. A ideia é que os estudantes se capacitem a ter um pensamento lógico que permita solucionar questões diversas do cotidiano.

Esse é um aprendizado que tem ganhado mais atenção nos últimos anos, mas não somente por conta da capacidade de ser alguém alfabetizado em códigos. Há muito mais por trás desse aprendizado, com um foco maior no desenvolvimento do raciocínio dinâmico e complexo por parte do estudante.

Aprendizado socioemocional

O aprendizado socioemocional é outra grande vantagem da Escola SEB Bilíngue Maceió. A proposta por trás desse método é desenvolver os estudantes nos seguintes pontos:

  • autoconhecimento;
  • gerenciamento das próprias emoções (fundamental para tomada de decisões);
  • desenvolvimento de maior responsabilidade e equilíbrio emocional;
  • desenvolvimento de relação harmônica com seu entorno (família, amigos e escola).

O Diretor da escola, Fernando Leão, acredita que o aprendizado socioemocional é importante para preparar os alunos para um mundo incerto, ambíguo e complexo. Assim, os estudantes podem se tornar cidadãos mais equilibrados, sociáveis e capazes de respeitar as diferenças.

Qual é a metodologia utilizada?

Na Escola SEB Bilíngue Maceió, a metodologia aplicada é a Content and Language Integrated Learning (CLIL). Nela, a ideia é integrar língua e conteúdo, lecionando um idioma estrangeiro por meio de disciplinas variadas. Por exemplo, em vez de ter uma aula de língua inglesa, o estudante aprende esse idioma por meio de outras disciplinas, como matemática, ciências, entre outras.

Isso garante que o estudante se mantenha sempre em contato com o inglês, mas em diversos contextos, vocabulários e cenários. Assim, ele consegue desenvolver sua capacidade de maneira mais ampla e natural. Isso permite que ele chegue à proficiência e, posteriormente, à fluência, de maneira gradativa e eficaz.

O Diretor Fernando explica de maneira muito simples o que é o método CLIL: “As aulas são em inglês e não de inglês, possibilitando aos alunos a conquista gradativa da proficiência na segunda língua de uma forma natural e espontânea”, finaliza. Basicamente, é a mesma forma que se alfabetiza um estudante em português.

Atualmente, a Escola SEB Bilíngue Maceió oferece o Ensino Bilíngue na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (até o 5º ano). Isso proporciona ao estudante chegar ao Ensino Médio com uma base muito boa em um segundo idioma.

Como funciona o projeto digital da Escola SEB Bilíngue Maceió?

O projeto digital da instituição é direcionado para que o aluno, desde cedo, esteja cada vez mais adequado a esse ambiente. Assim, a ideia é que ele seja educado dentro de uma realidade concreta atualmente, que será ainda mais relevante e comum na vida adulta dele.

No projeto digital, são aprovados conteúdos, atividades e propostos fóruns de discussão em ambientes digitais. Essas plataformas virtuais são seguras, de aprendizado intuitivo e garantem que o estudante se ambiente com ferramentas extremamente úteis.

Assim, há a garantia de que eles podem se desenvolver com base em tendências atuais que desenham o futuro da educação mundial. Em nosso caso, utilizamos os conceitos Blended Learning, Flipped Classroom e Game Based Learning.

A Escola SEB Bilíngue Maceió é referência em ensino nas três fases da vida do estudante: Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Para desenvolver alunos proficientes e fluentes no idioma inglês, intensificamos esforços no período de alfabetização e de concretização. Assim, ele chega à adolescência capacitado a se desenvolver ainda mais, de forma natural.

Quer saber mais sobre a Escola SEB Bilíngue Maceió? Então entre em contato conosco!