Veja a importância da dança na educação infantil!

dança na educação infantil
6 minutos para ler
Qual atividade extracurricular é a cara do seu filho?

A prática de atividades físicas é fundamental no desenvolvimento das crianças, especialmente para melhorar a capacidade motora e cognitiva. Nesse sentido, a dança na educação infantil contribui diretamente para que os pequenos aprendam por meio de uma dinâmica mais divertida e interessante.

Existem diversos estudos que indicam a importância da música para ampliar as habilidades das crianças e contribuir para o seu desenvolvimento. Por meio desse tipo de atividade, é possível estimular a capacidade de raciocínio, desenvolver o controle sobre o próprio corpo e compreender a relação entre o som e os movimentos corporais.

Se você quer saber como a dança infantil auxilia no desenvolvimento do seu filho, continue a leitura e confira nossas recomendações!

Como a dança é importante na educação infantil?

Atividades físicas como a dança contribuem para o(a):

  • fortalecimento muscular da criança;
  • ajuste da coordenação motora;
  • melhora na postura;
  • construção e aperfeiçoamento da noção de espaço;
  • integração da criança a um grupo.

Isso significa que esse tipo de atividade traz uma ampla gama de benefícios para o pleno desenvolvimento do seu filho. Muitas famílias já estão aderindo a novas práticas com o objetivo de estimular a atividade física na rotina das crianças, destacando como isso é essencial para um crescimento mais feliz e saudável.

Além disso, criar uma rotina em que a criança possa interagir com as demais afeta o desenvolvimento de suas habilidades sociais, ou seja, a capacidade dela de comunicação, de resolução de conflitos e de empatia com o próximo.

Quais são os benefícios da dança na educação?

Utilizar a dança no cotidiano de aprendizado dos alunos traz diversos benefícios. Por isso, procurar escolas que ofereçam essa atividade aos seus filhos é uma alternativa atraente para melhorar o desenvolvimento.

Saiba mais sobre quais são as principais vantagens da dança na educação infantil e por que vale a pensa investir em escolhas que ofereçam a alternativa.

Libera substâncias que ajudam no humor, no sono e na motivação

Um dos benefícios de utilizar a dança nas aulas é relacionado ao humor, sono e motivação. Isso porque, ao praticar esse tipo de atividade, a criança vai liberar substâncias que geram bem-estar, devido aos movimentos que faz.

Além disso, por se mexer bastante, a dança pode gerar cansaço e ajudar na hora de dormir, proporcionando mais descanso. Outro fator é referente à motivação nos estudos. Isso porque, como os pequenos sabem que haverá um momento de descontração, ficaram mais engajados durante a aula.

Assim, tudo fica mais divertido e gostoso. Portanto, vale procurar por uma escola que incorpore dança e atividades físicas no cotidiano de estudo dos alunos.

Ajuda contra ansiedade

No mundo atual, cada vez mais crianças e jovens têm sintomas de ansiedade. Por isso, encontrar maneiras de reduzir situações estressantes e que causem danos à saúde mental dos pequenos é essencial.

Nesse sentido, as aulas de dança são importantes aliados. Afinal, elas são desenvolvidas de maneira a envolver todos os alunos, ajudando-os a terem mais confiança para expressar o que sentem.

Isso pode ser fundamental para que tirem o peso das costas e consigam manter um diálogo aberto, tanto em casa quanto na escola. Desse modo, fica mais fácil identificar as dificuldades das crianças e ajudar no seu desenvolvimento dentro e fora da sala de aula.

Auxilia na socialização

Socializar com os colegas de escola é uma dificuldade para várias crianças. Nesse sentido, é importante que a escola utilize atividades que ajudem no entendimento da noção de grupo e de que é preciso ter experiências coletivas e socializar com os demais.

Assim, a dança pode ser uma boa opção de atividade. Por meio de coreografias ensaiadas, que precisam da participação de todos, os pequenos começam a entender mais os conceitos sociais.

Ademais, ajuda no desenvolvimento da empatia, na construção de relações interpessoais e no trabalho em equipe. Ou seja, por meio da dança é possível melhorar diversas habilidades fundamentais para a formação de uma pessoa bem-sucedida no futuro.

Contribui no processo de aprendizado

Por meio da dança, é possível gerar maior interesse dos alunos nas aulas. Com isso, as chances de absorverem melhor os conteúdos ensinados são maiores. Assim, a aprendizagem se torna mais eficiente.

Esse tipo de atividade torna as aulas mais descontraídas e divertidas, bem como desenvolve outras áreas importantes na vida de uma pessoa, como a linguagem corporal.

A dança é um meio importante para maximizar o desenvolvimento dos pequenos por completo. Com ela, é viável melhorar sua performance desde em matérias mais tradicionais, dado o maior nível de atenção nas aulas, até suas formas de se expressar.

Promove a prática de atividade física

Praticar atividades físicas é importante para manter a saúde em dia e evitar problemas agora e no futuro. Por meio da dança e de outras atividades físicas, as crianças têm uma forma divertida de se exercitar e colocar o corpo em movimento.

Como a atividade física é importante no aprendizado?

Quando se fala em desenvolvimento, muitas pessoas associam essa ideia às atividades de escrita, leitura e capacidade de resolução de problemas. Entretanto, além de habilidades ligadas a conhecimentos gerais, as crianças necessitam desenvolver o corpo e ampliar sua compreensão sobre a vida em sociedade.

Nesse quesito, qualquer atividade realizada em grupo oferece grandes benefícios às crianças. Especialmente na primeira infância, os pequenos ainda estão compreendendo como o corpo funciona e de que forma devem se comportar diante dos demais. Por isso, deixar que realizem atividades em grupo é fundamental para que cheguem à vida adulta com mais confiança, segurança e bem-estar.

Viu como a dança na educação infantil dos seus filhos é importante? Por meio dela, eles entendem um pouco mais sobre a liberdade de expressão que essa arte oferece, além de conseguir uma interação mais próxima com os colegas. A longo prazo, contribui para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças.

Curtiu nosso post? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes para que outras famílias fiquem por dentro do assunto!

Você também pode gostar