aplicativo matemática infantil

Conheça 15 aplicativos de Matemática para aprender no dia a dia

Você sabe como ajudar seu filho nas tarefas escolares?

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a calculadora não acabou com o exercício de Matemática no dia a dia. Na verdade, só simplificou a realização e a conclusão de tarefas. E o mesmo raciocínio vale para a tecnologia digital, viu? É o caso dos aplicativos de Matemática infantis ou voltados para os adolescentes.

Facilitadores, eles não isentam os usuários de conhecerem os fundamentos básicos das Ciências Exatas, mas ajudam na condução rumo aos resultados desejados. Além disso, apps são atrativos para a chamada geração Z, que pode ver na interatividade um estímulo a mais para o aprendizado.

Hoje, são diversos os aplicativos que podem desmistificar a Matemática para alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, servindo como fortes aliados nos estudos. Seja para reforçar alguns conceitos ou para fixar matérias às vésperas de provas, aí estão grandes conhecidos dos seus filhos atualmente.

Quer saber um pouco mais sobre como a internet e seus aplicativos podem ajudar os estudantes com a Matemática no dia a dia? Pois veja só!

Entenda como funcionam os aplicativos de Matemática

Os aplicativos são um recurso muito utilizado nos smartphones e oferecem as mais diversas funcionalidades: organização, entretenimento, controles pessoais etc. Os aplicativos de Matemática são educativos, isto é, têm o objetivo de contribuir com o aprendizado nessa área do conhecimento.

Em se tratando dos aplicativos voltados para o público infantil, é comum que haja algum meio de controle por adultos; por exemplo, um cadastro prévio em que você deve concordar com os termos de uso e indicar a idade do seu filho. Inclusive, vale lembrar que o uso do celular pelos pequenos deve ser sempre supervisionado.

Na prática, os apps não substituem a educação formal: são um complemento para a fixação de conteúdos e a diversificação do método de aprendizagem. Geralmente, esses recursos são mais interativos e têm um apelo para a gamificação, por exemplo, com sistemas de pontuação, recompensas e fases progressivas.

Ainda, é comum que os aplicativos tenham diferentes planos: versões gratuitas mais básicas e pacotes que adicionam funcionalidades. Em um aplicativo de Matemática, pode ser que você encontre a opção de incluir mais matérias ou lições.

Veja como esses aplicativos ajudam no desenvolvimento da criança e do adolescente

Apesar de terem como foco o aprendizado, os aplicativos educativos oferecem benefícios que vão além disso. São uma fonte de entretenimento saudável e contribuem para o desenvolvimento infantil. Confira algumas vantagens!

Raciocínio lógico e resolução de problemas

O raciocínio lógico tem a ver com a habilidade de organizar os pensamentos para chegar a determinadas conclusões ou resoluções de problemas. Com os aplicativos de Matemática, essa importante competência é estimulada e amadurecida desde cedo.

Aprendizagem mais contextualizada

Os apps de Matemática têm como grande trunfo uma contextualização maior dos conteúdos, uma tendência da escola do futuro. Assim, crianças e adolescentes veem como as operações matemáticas são úteis no dia a dia, uma percepção que nem sempre é desenvolvida por meio da educação formal, especialmente em abordagens pedagógicas mais tradicionais.

Habilidades socioemocionais

Os aplicativos também favorecem as competências socioemocionais, como a autonomia nos estudos, a capacidade de tomar decisões e até mesmo a paciência, já que os pequenos precisam sempre passar por uma etapa para chegar à próxima. Além disso, a interação com a família nesses momentos de estudo proporciona experiências muito significativas para a formação das crianças.

Saiba quais são os benefícios dos apps de Matemática ao longo da vida escolar

A tecnologia está transformando as formas como professores e alunos lidam com a aprendizagem, ajudando os alunos desde o Ensino Fundamental até a fase pré-vestibular.

Ensino Infantil

A Educação Infantil para a geração Z é praticamente impensável sem o uso de tecnologia. Para os pequenos que já nasceram imersos nas redes, é importante ter em mente que aprendizado e tecnologia não se opõem: pensar isso é negar os benefícios que os recursos digitais podem trazer à educação.

Um aplicativo de Matemática infantil, por exemplo, pode ajudar você a fazer as crianças gostarem da matéria. O recurso proporciona uma introdução a essa área do conhecimento de maneira lúdica, educativa e divertida.

A interatividade que há nos apps também reforça o estímulo às habilidades motoras dos pequenos. Nessa fase da vida, um aplicativo de Matemática infantil pode contribuir para:

  • facilitar a descoberta e interação com os números;
  • auxiliar na concentração;
  • potencializar as habilidades cognitivas;
  • estimular o raciocínio;
  • introduzir como os números são usados no dia a dia;
  • encarar desafios com mais naturalidade;
  • contribuir para a autonomia.

Quando há esse tipo de estímulo desde cedo, o jovem cresce se aperfeiçoando e percebendo outros benefícios da Matemática ao longo da fase escolar. Do mesmo modo, começa a desenvolver uma cultura digital, aprendendo a usar recursos da internet para objetivos positivos, como os educacionais.

Ensino Fundamental

Você deve saber muito bem que os pais são as maiores influências dos filhos. Por conta disso, é muito importante se policiar sobre o modo como vocês estão orientando os pequenos em relação a gostar da Matemática.

É muito comum, por exemplo, que algum dos pais não tenha tanta afinidade com a disciplina, e isso faz com que a criança já crie receios sobre ela — antes mesmo de experimentá-la e colocar os seus conhecimentos em prática.

Além disso, não é incomum que alguma matéria se torne um “pesadelo” por conta de alguma experiência ruim do aluno, seja com o professor, seja com o método de ensino. Assim, o maior benefício dos apps educativos durante o Ensino Fundamental é despertar uma impressão positiva e fundadora em relação aos estudos matemáticos.

Os apps podem fortalecer o interesse da criança e do adolescente em uma das matérias que muitas vezes é temida pelos estudantes. Com tarefas interativas e dinâmicas, há um aprendizado lúdico e dinâmico. Assim, seu filho vê desde cedo que os números podem sim ser divertidos, o que pode determinar o relacionamento com a Matemática no restante da vida escolar.

Ensino Médio

A Matemática costuma ter bastante peso nas provas de vestibular, o que se torna um estímulo para que o adolescente se esforce para aprender todas as fórmulas e maneiras de resolução de problemas. Assim como para as demais disciplinas, é preciso tê-la como essencial para a formação social e intelectual do seu filho.

Porém, você já sabe que esse não deve ser o único foco do seu filho. É preciso que ele reconheça como a disciplina faz a diferença na sua vida cotidiana. Com a resolução de problemas, por exemplo, ele desenvolverá o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de discernimento entre as diferentes possibilidades para resolver uma questão.

Além disso, por ser tão frequente e necessária em nosso cotidiano, a valorização da Matemática no dia a dia do estudante pode contribuir significativamente para sua relação com as finanças, por exemplo. Essa característica é essencial para a transição para a vida adulta.

Para que os jovens desenvolvam familiaridade com os cálculos, não há nada melhor do que permitir que os estudem por meio de algo que faz parte da rotina deles: a tecnologia (e os aplicativos de matemática)!

Pré-vestibular

Adotar diferentes técnicas de estudos na rotina contribui para que o aprendizado se torne mais eficaz e menos estressante. No período pré-vestibular, os adolescentes podem se ver bastante ansiosos frente a um passo tão grande, além de que a carga de estudos é ainda maior.

Por isso, introduzir momentos mais divertidos, mas também eficazes, é uma excelente estratégia. Assim, os apps de Matemática e de estudos em geral servem para dinamizar a rotina de preparação e potencializar o desempenho.

Conheça 15 aplicativos de Matemática para potencializar os estudos

Agora que você já viu os benefícios da Matemática e dos apps educativos para cada fase, da infância à adolescência, é hora de conhecer algumas opções. Veja só nossas 15 dicas de aplicativos de Matemática para ajudar seu filho nos estudos!

1. Rei da Matemática (Android e iOS)

Com versões gratuitas e pagas, o aplicativo transforma a rotina matemática em um exercício lúdico e interativo. No Rei da Matemática, os usuários moram em um reino cujos desenvolvimentos pessoal e do ambiente ao redor dependem da realização de diversos problemas matemáticos.

conheca-as-escolas-seb

Aí entram questões aritméticas de adição, subtração, raízes e frações, entre outras. É bastante útil para auxiliar os alunos ainda pouco familiarizados com as continhas.

2. WolframAlpha (Android, iOS e Windows Phone)

Para quem pode investir nesse app, que custa de R$ 10,99 a R$ 16,99, o WolframAlpha é um excelente aliado nos estudos da Matemática. Seu grande diferencial está na contextualização dos problemas: o aplicativo tem algoritmos, inteligência artificial e uma grande base de dados que servem para buscar questões relacionadas a temas diversos.

Assim, o estudante pode solucionar problemas matemáticos que abordam ciência, cultura, cotidiano, sociedade e tecnologia. Além disso, o WolframAlpha aposta na interdisciplinaridade, buscando questões em que a Matemática dialoga com a Química e a Física.

3. Math Drills Lite (iOS)

O Math Drills Lite é um aplicativo em inglês, o que pode exigir certo conhecimento dos pais que desejam colocar as primeiras habilidades matemáticas dos filhos à prova. Desse modo, também é bom para reforçar o aprendizado do segundo idioma.

O aplicativo é gratuito e tem uma interface bastante intuitiva, conduzindo os usuários a exercícios práticos sobre fundamentos básicos aritméticos, como adição, subtração, multiplicação e divisão. E o melhor é que dispõe de um gráfico de desempenho individual, excelente para avaliar pontos fortes e fracos.

4. Photomath (Android e iOS)

O Photomath é um dos campeões de downloads entre os aplicativos educativos. Ele é indicado para a faixa etária acima dos 4 anos, mas é especialmente útil para adolescentes em preparação para avaliações e vestibulares. Com ele, é possível digitalizar páginas com problemas matemáticos impressos ou escritos à mão.

Em seguida, o app decompõe o exercício, mostrando um passo a passo para a sua resolução (e variações dela). É excelente para reforçar o aprendizado, pois o estudante pode compreender realmente o exercício, mesmo que já tenha chegado a uma resposta ou tenha acesso a ela por meio das resoluções dos livros ou dos professores.

5. Toon Math (Android e iOS)

O Toon Math é um aplicativo de Matemática infantil que aposta na diversão como instrumento de aprendizagem. Trata-se de uma aventura em que os personagens foram raptados e levados para a cidade do Halloween. Para resgatá-los, o jogador precisa resolver uma série de problemas matemáticos.

Todos os personagens, inclusive os monstros, são desenhos coloridos e adequados para o público infantil. As operações realizadas durante o jogo também são mais simples, envolvendo adição, subtração, divisão e multiplicação.

6. Panda Matemática (Android)

O Panda Matemática é excelente para as revisões de conteúdo em fase de pré-vestibular. Com ele, os adolescentes acessam videoaulas, resumos em PDF para download e muitos exercícios no formato do Enem para se familiarizar com o estilo da prova. Os assuntos são os mais diversos, incluindo:

  • Álgebra;
  • Aritmética;
  • Combinatória;
  • Geometria;
  • Probabilidade;
  • Progressões etc.

7. Pense+ ENEM (Android)

Também indicado para estudantes que vão prestar o Enem, o Pense+ ENEM é um aplicativo gratuito que reúne todas as provas do exame desde 2007, totalizando quase 2 mil questões para seus filhos testarem suas habilidades com exercícios que fizeram parte da história do exame. E ainda há espaço para o aluno checar seu desempenho nas provas!

8. TrainBrain (Windows Phone)

Gratuito, o aplicativo trabalha o raciocínio lógico e os reflexos a partir de cálculos exigidos pelo programa. Disponível em inglês e em outros idiomas (infelizmente, exceto em português), o TrainBrain desafia crianças e jovens a encontrarem soluções de uma maneira mais ágil e efetiva, o que é essencial para o cumprimento de exercícios matemáticos.

9. MatchUp (Android)

Não é só de cálculos que se sustenta a Matemática. Da mesma forma que o TrainBrain exercita o raciocínio lógico, o MatchUp também trabalha a maneira de pensar de crianças e jovens.

O jogo tem o objetivo de fazer com que os usuários vejam imagens na tela para, na sequência, encontrarem os pares com o menor número de tentativas possível. Conta com diversos níveis para desafiar cada vez mais a memória.

10. Lumosity (Android e iOS)

Que tal desenvolver a atenção e a memória dos seus filhos? Afinal, o cérebro atua como uma espécie de músculo que, quanto mais for trabalhado, mais se aperfeiçoa.

E é aí que entra o Lumosity, com mais de 25 jogos cognitivos que trabalham diferentes áreas do cérebro, adaptando-se ao desempenho dos usuários para desafiá-los continuamente a encontrar soluções. E isso não só para problemas matemáticos, mas para outras atividades do dia a dia que também exigem concentração.

11. iMathematics (Android e iOS)

Mais que um programa para resolver problemas matemáticos, o iMathematics se propõe a ensinar a disciplina com explicações didáticas e claras sobre tópicos dedicados à geometria, aritmética e trigonometria. Existem versões gratuitas e pagas do aplicativo, que é um dos mais populares do gênero.

12. Math Learner (iOS)

O Math Learner é um app disponível para iPhone com mais de 500 exercícios de Matemática. As lições são progressivas e, portanto, partem de cálculos básicos, como somas e subtrações, até um nível mais avançado.

Esse aplicativo é indicado para crianças acima de 4 anos e oferece a opção de inserção de respostas desenhadas na tela, isto é, ao deslizar o dedo como se fosse uma caneta em vez de digitar no teclado.

Assim, uma das vantagens para os pequenos é que eles podem treinar a escrita dos números, enquanto avançam nas lições e têm seu progresso registrado no app. Conforme os níveis são conquistados, há resgate de medalhas.

13. Super Heróis da Matemática (iOS)

Este aplicativo de Matemática infantil também é indicado para crianças a partir de 4 anos e tem a ludicidade como seu maior atrativo. Os conteúdos são apresentados aos pequenos por meio de jogos simples e educativos, todos com historinhas, desenhos e personagens coloridos para atrair a atenção desse público.

O Super Heróis da Matemática aborda temas como a forma dos números, ordenação, adição, subtração, multiplicação e divisão, além de formas geométricas. Entre os jogos, você vai encontrar desde “Junte os pontos” até “Encontre a forma que falta”, o que faz do app uma ótima pedida para ajudar no aprendizado das crianças enquanto elas se divertem.

14. RevisApp (Android e iOS)

Para os adolescentes que estão em preparação para vestibulares e Enem, o RevisApp é muito interessante. Ele traz fichas de resumo sobre os principais temas de cada matéria vista no Ensino Médio, incluindo a Matemática, com um visual organizado, palavras-chave destacadas, imagens e gráficos.

Desse modo, embora não tenha exercícios, é uma excelente pedida para quem está em reta final no cronograma de estudos e precisa revisar conceitos e fórmulas. Estão lá, por exemplo, resumos de temas como Fatoração, Logaritmos, Funções Trigonométricas, Sistemas Lineares e Áreas Espaciais.

O app permite criar anotações e tem um sistema de gamificação: quanto mais resumos forem marcados como “Revisado”, mais pontos o usuário ganha, e ele consegue desbloquear gradualmente suas conquistas, entre medalhas e frases motivacionais.

15. Tindin (Android e iOS)

Por fim, o Tindin é um aplicativo dedicado à educação financeira. É excelente para mostrar à criança e ao adolescente a Matemática de forma contextualizada, isto é, sua aplicação na nossa vida prática. Além disso, o app promove aprendizados muito importantes, como o de poupar e pesquisar antes de realizar compras.

Com um visual chamativo e elementos lúdicos, o aplicativo funciona a partir da gestão de uma carteira digital, na qual o pequeno recebe uma “mesada” dos pais. Diversas tarefas e missões devem ser realizadas pela criança para o desenvolvimento da responsabilidade financeira. É uma excelente ferramenta educacional para crianças a partir de 4 anos!

Com esta leitura, você viu que um app focado na preparação para provas é capaz de potencializar o aprendizado e dinamizar um pouco a rotina de estudos nessa fase tão intensa. Já um aplicativo de Matemática infantil une os estudos à ludicidade e faz tudo ficar mais divertido para os pequenos.

Já conhece algum desses recursos? Tem alguma dica para os estudos em Matemática?

Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter! Assim, poderemos avisar sobre novos conteúdos como este, diretamente na sua caixa de entrada!