Como estudar matemática para o ENEM de forma eficaz?

Como estudar matemática para o ENEM de forma eficaz?

A matemática é tão importante que você precisa dela para se dar bem em qualquer curso de exatas. E ainda que você esteja mirando nos cursos de humanas, vai precisar dela para provas importantes, como vestibulares e ENEM. Mesmo assim, pode ficar tranquilo, porque com as técnicas certas de estudo, qualquer um pode aprender a “ciência dos números”.

Se você vai prestar o próximo Exame Nacional do Ensino Médio, precisa dessas técnicas para dominar o máximo possível da matéria nos meses que ainda faltam até a prova. Não sabe por onde começar? Confira nossas 7 dicas de como estudar matemática para o ENEM de forma eficaz.

1. Priorize a concentração

Matemática é, possivelmente, a matéria que exige mais concentração para o estudo. Afinal, uma simples vírgula colocada no lugar errado pode alterar completamente o resultado das contas, fazendo você errar e perder pontos.

Por isso, quer saber como estudar matemática para o ENEM? Comece priorizando a concentração! Seja para estudar em casa ou na escola, escolha um lugar silencioso, limpo, organizado, com boa claridade. Você não precisa desligar o celular ou o computador, mas o ideal é não ficar navegando nas redes sociais ou outros aplicativos, combinado?

Use essas ferramentas (celular e computador) apenas para ajudar no estudo, por exemplo, com aplicativos de matemática. Formar um grupo com colegas também é uma boa opção, desde que todos estejam realmente comprometidos com a matéria. Nesse sentido, só tome cuidado para que a companhia não se torne uma distração!

2. Divida bem seu tempo

Aprender a teoria é importante, mas não adianta muito se você não conseguir aplicar o que aprendeu na prática. A boa notícia é que essa dica vale para muitas coisas na vida. Assim, é preciso otimizar o tempo de estudo, repartindo-o entre rever a teoria da matéria e resolver exercícios práticos.

Uma maneira inteligente de fazer essa divisão é começar pelos exercícios e só voltar para a teoria naqueles tópicos em que você estiver cometendo mais erros. Assim, você aproveita melhor o tempo, em vez de ficar revisando aulas de tópicos que você já domina.

3. Utilize tipos diferentes de exercícios

O ENEM tem um modelo específico de prova, mas isso não significa que você só deva resolver exercícios desse tipo. Na verdade, se quer saber como estudar matemática de forma eficaz, a melhor estratégia é testar suas habilidades em todos as diferentes questões.

Por um lado, vale a pena pegar questões típicas do ENEM, até mesmo usando as provas anteriores, porque assim você terá uma noção melhor do que esperar na hora H. Por outro, o exame adota perguntas de múltipla escolha, o que pode confundir quem faz a prova.

Esse tipo de questão não testa apenas o conhecimento do estudante, mas a preparação psicológica também. É por isso que as alternativas são muito parecidas, levando o aluno a questionar seu próprio raciocínio. Cair nessa armadilha significa perder muito tempo revisando cálculos que já estavam certos.

Por isso, fazer alguns exercícios dissertativos é importante, mesmo que eles não apareçam no ENEM, pois eles não terão alternativas para distrair e confundir você.

4. Tome cuidado com os gabaritos

Os gabaritos são uma ferramenta positiva para o estudo, desde que você saiba como usá-los. Buscar a resposta, antes de esgotar suas ideias para resolver os exercícios sozinho, é como apoiar-se em uma muleta — que, por sinal, não vai estar com você na hora da prova.

O gabarito deve ser utilizado apenas para confirmar as respostas alcançadas ou, em último caso, se você realmente não conseguir chegar a nenhuma solução. Outro problema deles é que nem sempre explicam como as questões foram resolvidas. Então, você pode até descobrir a alternativa correta, mas não vai aprender como chegar a ela por conta própria.

5. Treine com um relógio

Se você já está confiante de que entendeu a matéria, o próximo passo na preparação para o ENEM é desenvolver agilidade. Por isso, uma boa dica de como estudar matemática é usar um relógio para controlar o tempo que você leva para resolver cada exercício. Vale a pena lembrar que, cada minuto economizado em uma questão simples, pode ser precioso para outras, que são mais longas ou complexas.

Além de aumentar sua agilidade, é importante também controlar a ansiedade. Algumas pessoas ficam tão ansiosas com os ponteiros do relógio se movendo, que perdem a concentração nos exercícios e, assim, acabam gastando ainda mais tempo. O resultado é que erram mais respostas, dificultando sua aprovação no exame. Então, aprenda a lidar com o relógio como um companheiro de prova, e não como um inimigo.

6. Tire todas as dúvidas

Em alguns casos, nem olhar a resposta no gabarito é suficiente para acabar com as dúvidas. Diante disso, o que você faz? Se simplesmente desiste e parte para o próximo exercício, cuidado! Afinal, uma questão parecida pode cair na prova e, novamente, você vai enfrentar grandes dificuldades para resolvê-la. Então, tire todas as dúvidas antes de seguir adiante com os estudos.

Nesse contexto, é muito positivo quando o estudante não tem vergonha de conversar com seus professores. Você teve uma dúvida enquanto estudava em casa? Apresente-a ao professor na próxima aula!

7. Saiba quais tópicos caem mais

Não podemos encerrar esse post sobre como estudar matemática para o ENEM sem falar da importância de saber quais tópicos caem mais nas provas. Essa informação permite que você dedique seu tempo àquilo que tem maior probabilidade de ser cobrado e não gaste horas com aulas e exercícios que não aparecem tanto assim.

Para tornar seu estudo ainda mais eficaz, nós preparamos uma lista desses tópicos:

  • funções de 1º grau e de 2º grau;
  • progressão aritmética e geométrica;
  • estatística;
  • grandezas proporcionais;
  • porcentagem;
  • trigonometria;
  • análise combinatória.

Outros tópicos podem cair? Sim. Porém, se você conseguir dominar bem esses 7 itens, já terá o conhecimento para acertar uma boa parte da prova.

Agora, você já sabe como estudar matemática para o ENEM. No entanto, é claro que não quer apenas se dar bem nessa matéria: você quer obter uma boa nota geral, para conseguir uma excelente vaga no SISU, por exemplo.

Então, que tal ter acesso a um material gratuito, que pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo? É só fazer o download do nosso Guia prático para te ajudar a conseguir os melhores resultados no ENEM!