Como escolher a melhor escola para passar no ENEM?

Como escolher a melhor escola para passar no ENEM
7 minutos para ler

O ingresso no Ensino Médio é também um momento de muitas dúvidas sobre o futuro tanto para os próprios estudantes como para seus pais. E os questionamentos vão bem além da profissão ideal a seguir, focando principalmente na seleção da melhor escola para preparar os jovens para o ENEM. A maior parte dos pais acaba tomando essa decisão por influência de indicações de amigos ou mesmo pelo apelo mercadológico que certas instituições exercem. Mas a verdade é que esses critérios definitivamente não garantem a escolha da escola ideal.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que cada aluno, assim como cada família, tem necessidades distintas. Dessa forma, uma escola considerada boa para alguns pode não ser necessariamente adequada para muitos outros. Além do mais, já parou para pensar que ser conhecido no mercado depende de vários fatores e não apenas da qualidade da educação oferecida?

Pensando exatamente nas dificuldades desse processo é que resolvemos listar aqui algumas perguntas que devem ser feitas nessa fase. Então faça agora mesmo sua checklist e leve seu caderninho sempre que for conhecer uma nova instituição de ensino com seu filho! A escola que responder de forma satisfatória à maioria das questões (ou, de preferência, a todas) certamente será uma ótima escolha. Vamos lá?

Como é o clima entre os funcionários?

Quando se entra em uma escola pela primeira vez, o clima entre os colaboradores costuma ser facilmente perceptível. Então repare: a interação entre eles é alegre e amistosa ou eles conversam pouco entre si, de forma pesada e com o semblante carregado? É importante prestar atenção a esse aspecto porque o modo como os funcionários (com os professores incluídos) interagem entre si muito provavelmente será parecido com a forma como vão interagir com os alunos. E como ambientes mais alegres e cooperativos favorecem o aprendizado e a motivação, o ideal é priorizar esse ambiente, certo?

Um detalhe que também deve ser observado é como os próprios estudantes interagem, até porque esse fator é, muitas vezes, uma consequência do anterior. Assim, escolas em que os funcionários se respeitam tendem a ter alunos que não só respeitam uns aos outros como que também respeitam os colaboradores! Primeiro item da checklist, então, é ficar atento às relações interpessoais no ambiente da escola, que são um bom termômetro de tudo o que virá a seguir.

Existe um programa efetivo voltado ao ensino de inglês?

Antes um enorme diferencial na formação dos alunos, pode-se dizer que, hoje, o inglês é muito mais que isso. O domínio da língua se tornou requisito indispensável para a maior parte dos profissionais que ingressam no mercado de trabalho, tanto que atualmente deve fazer parte do currículo de todas as escolas de Ensino Médio. Mas será que esse ensino é realmente efetivo?

Por incrível que pareça, é extremamente comum verificar que, por mais que a escola conte com um programa direcionado ao ensino de inglês, a metodologia não se mostra efetiva. Isso acontece porque aprender um idioma vai muito além do estudo de gramática ou de responder a questões estáticas em uma apostila. É preciso oferecer ao estudante opções de interatividade com o inglês, para que ele possa se tornar realmente fluente.

Por essas e outras é que os pais precisam ter conhecimento de que há instituições que oferecem a opção de educação bilíngue desde cedo ou que incluem o inglês também no currículo complementar, indo além da grade regular. E como esse é um critério muito importante na hora de escolher a melhor escola para passar no ENEM, vale a pena incluir esse tópico na sua checklist.

Como a tecnologia é empregada no dia a dia?

De nada adianta oferecer qualquer tipo de resistência, porque é fato mais que estabelecido que vivemos em uma época de constante (e crescente) evolução tecnológica. Mas enquanto muitos pais ainda têm dificuldade em se adequar, a juventude não só reage a esse cenário com muita rapidez como demostra grande interesse por toda essa revolução.

Nesse contexto, uma escola que apresentar ao aluno novas ferramentas tecnológicas de aprendizagem conseguirá se aproximar mais facilmente dos estudantes. Isso sem contar, claro, no proveito que essas ferramentas têm para o aprendizado. Acrescente ao menos mais algumas perguntas à sua listinha: a escola oferece uma rede de wi-fi para acesso via dispositivos móveis (celulares e tablets), além de indicar e efetivamente adotar softwares e aplicativos que facilitam os estudos?

A quantidade de alunos em sala de aula é razoável?

A lógica não é complicada: quanto menos alunos há na sala de aula, mais voltado para as individualidades dos estudantes será o ensino. Mas existe aí uma pegadinha, viu? Enquanto salas muito cheias criam situações de estresse para professor e alunos, resultando em um ambiente pouco propício ao aprendizado, salas extremamente vazias não favorecem o desenvolvimento de aspectos relevantes para o preparo dos jovens rumo a uma futura profissão, como sociabilidade, divisão de tarefas e trabalho em equipe. Assim, o ideal é encontrar um meio-termo saudável. Anotado?

Existe um currículo complementar?

Esse tópico é especialmente importante caso os pais suspeitem que o estudante, por uma razão ou outra, não tenha feito o melhor Ensino Fundamental possível. Nesse caso, é bem provável que muitos conteúdos importantes para a prova do ENEM precisem ser retomados ou reforçados. Além do mais, também há disciplinas que requerem uma maior atenção, como vimos ser o caso do inglês.

Por via das dúvidas, é indicado considerar escolas que ofereçam a opção de período integral. Isso porque, mesmo que você não tenha tanto interesse nesse recurso exatamente nesse momento, poderá ficar tranquilo ao saber que não precisará mudar seu filho de instituição bem no meio do processo caso resolva optar pelo ensino complementar no futuro.

Como é o nível de qualificação dos professores?

Esse com certeza é o fator mais importante na escolha da melhor escola para passar no ENEM. Afinal de contas, absolutamente nenhum planejamento, metodologia inovadora ou currículo complementar será bem-sucedido sem uma equipe de professores devidamente capacitada. Verificar o currículo de cada educador diretamente envolvido com o Ensino Médio é, portanto, uma ótima maneira de começar. É especializado e capacitado? Possui experiência condizente?

Mas há outros fatores igualmente importantes que poderão ser verificados até mesmo em uma breve conversa com o profissional. Ele é apaixonado pela profissão? Possui aquele espírito de liderança motivador para inspirar confiança nos alunos e conduzi-los pelas etapas necessárias até a realização dos seus objetivos? Acredite: essas características podem fazer toda a diferença.

E então, pronto para escolher a melhor escola para passar no ENEM e direcionar seu filho no caminho certo para seu sucesso profissional? Que outras perguntas acrescentaria à sua checklist? Deixe um comentário e enriqueça nosso post! E aproveite para aprender como os pais podem ajudar na preparação dos filhos para o vestibular e o ENEM!

 

Você também pode gostar