Como educar e formar seu filho para ser um líder? Confira essas 4 dicas

Como educar e formar seu filho para ser um líder? Confira essas 4 dicas

Mais do que uma vocação, a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Atributos como congruência, autorresponsabilidade, visão, pensamento estratégico, além de capacidade analítica são algumas das características que definem aqueles que conseguem administrar situações complexas e gerenciar grupos — os chamados líderes.

Se você já está pensando em formar seu filho como um líder, comece a educá-lo para tal desde a infância. Para que a criança carregue o espírito de liderança, ela deve trabalhar algumas questões que terão um significativo impacto em seu futuro. O primeiro passo é escolher a melhor escola infantil, mas some a isso algumas outras orientações que têm impacto até mesmo na adolescência.

Os líderes do amanhã podem receber direcionamentos já dentro de casa, ao se implementar na rotina questões como a cultura do feedback, o aprendizado constante e a curiosidade. Outro ponto essencial é garantir que seu filho seja ouvido na família — deixá-lo falar e treinar a argumentação nas mais diversas situações são bons exemplos.

Parece um bom começo, mas é o bastante? Continue a leitura para aprender como educar uma criança para assumir cargos de liderança.

Como identificar um líder? Conheça os principais aspectos

A liderança é uma característica encontrada naqueles que têm a capacidade de conduzir um grupo, por meio do esforço e da dedicação. Para isso, inteligência, coragem, determinação são essenciais — além de seres fatores de educação que vão além da escola.

No entanto, existem outros pontos que contribuem para uma boa atuação de gestão nos dias atuais. São fatores que estão altamente ligados ao que é necessário tanto nos ambientes de trabalho quanto na sociedade.

Para trabalhar em um cargo de liderança no Google, por exemplo, é necessário que o profissional:

  • tenha uma atuação voltada para o coach;
  • seja altamente produtivo e eficiente;
  • tenha ótima capacidade de comunicação;
  • consiga criar um ambiente inclusivo;
  • empodere a equipe;
  • desenvolva habilidades técnicas.

Outras propriedades completam a lista, que reforça a liderança requer ter pulso firme na tomada de decisão e independência emocional. Da mesma forma, o líder contribui constantemente para o desenvolvimento pessoal de seus liderados.

É a preocupação com o bem-estar da equipe que faz com que um líder seja bom tanto em conquistar resultados para a empresa, quanto em alavancar a carreira de seus funcionários.

Quer formar seu filho como um líder? Confira 4 dicas

Os exemplos que mostramos anteriormente parecem muito distantes do que é encontrado na personalidade de uma criança? É provável. Por isso, confira a seguir como é possível formar seu filho como um líder. Separamos algumas orientações.

1. Ensine pelo exemplo

Liderar pelo exemplo é indispensável para um bom gestor. Longe do modelo do autoritarismo, que dita regras e impõem soluções, o líder conhece processos. Ou seja, é uma referência em seu campo de atuação, que sabe respostas e não vê problema em colocar a mão na massa.

Em casa, ensinar pelo exemplo é um dos caminhos que ajudam na formação de um líder. É assim que a criança aprende e se inspira nos pais, seja para desenvolver atividades básicas da rotina (como arrumar a casa) ou para aprender bons hábitos de desenvolvimento pessoal (como o da leitura).

Se é seu desejo que seu filho seja um líder, seja um exemplo! Comunique de maneira clara, não imponha regras e não deixe passar oportunidades de reconhecer os esforços da criança. Para isso, a relação deve ser de confiança, com atenção ao protagonismo (principalmente do adolescente). Por isso, confiar e oferecer responsabilidade gera resultados tão positivos.  

2. Ofereça responsabilidades

Para que seu filho seja um líder no futuro, ele deve aprender desde cedo o que é responsabilidade. Para isso, compartilhe alguns pequenos desafios durante a semana — mas apenas aqueles que são adequados às capacidades dele.

Retirar o lixo, passear com o cachorro, arrumar a cama, lavar os pratos ou mesmo anotar a lista de compras no supermercado são questões simples, mas que contribuem para a educação com foco na liderança.

Ofereça recursos para que a criança ou jovem cuide do seu dinheiro e mostre causas e efeitos para cada uma das ações tomadas. Afinal, o gestor conhece suas obrigações, domina processos e, por isso, é uma referência. Mas chegar nesse ponto requer muita persistência, que é a próxima dica.

3. Fale sobre persistência

Desistir, desanimar ou desengajar-se são alguns fatores que não são parte da vida de um grande líder. É possível imaginar a liderança que foge do que é desafiador? Por isso, a persistência deve ser ensinada de maneira lúdica. Isso é chamado de aprender brincando.

Aproveite brincadeiras e até mesmo o esporte para mostrar, na prática, como algumas atividades muito desafiadoras podem ser assimiladas e aprendidas com a persistência. O mesmo vale para as questões escolares, como aprender a ler, fazer contas ou escrever.

4. Deixe-o argumentar e negocie

A arte da argumentação é essencial para aqueles que querem mostrar o potencial de um ponto de vista. Mais do que apresentar uma opinião e impor um caminho, ao argumentar é possível explicar de forma clara os benefícios de uma possível solução. Outra vantagem é que, com a conversa franca e direta, uma pessoa consegue envolver sua equipe.

A criança tem nela, naturalmente, a vontade de argumentar. É o que acontece quando deseja brincar até mais tarde e começa a discursos (ainda que de maneira desconexa) sobre as razões pelas quais ela deve continuar na atividade.

O grande erro dos pais é não escutar, interromper a criança e impor algum outro caminho. A negociação, nesse momento, é uma boa ferramenta para desenvolver habilidades de liderança na criança. Escute, explique, ceda um pouco ou até mesmo mostre a sua liderança como responsável. Seja como for, o exercício da argumentação é o que há de mais valioso na atividade.  

A família que deseja formar seu filho como um líder tem a chance de plantar a semente da gestão, com as dicas apresentadas acima.

Enfim, fortalecer o argumento e a negociação, alimentar a persistência, desenvolver a confiança, ser um exemplo e delegar tarefas como forma de ensinar a responsabilidade são algumas das formas pelas quais os pais podem educar seus filhos como líderes.

Gostou das dicas para formar seu filho como um líder e quer continuar a aprender sobre educação infantil? Então, aproveite e assine a nossa newsletter!