brinquedos pedagógicos

Dia das crianças: 7 brinquedos pedagógicos para reforçar a aprendizagem do seu filho

Você sabe como ajudar seu filho nas tarefas escolares?

Para a criançada, tudo é motivo para brincadeira. Ainda bem que, enquanto brincam, os pequenos também aprendem e aprimoram seu desenvolvimento cognitivo. Pensando nisso, você sabe como os brinquedos pedagógicos podem ser úteis nesse universo de aprendizado?

Esses objetos têm mais funções do que apenas entreter as crianças. Por isso, são tão utilizados dentro de sala de aula, principalmente na educação infantil. Quer saber como eles podem reforçar a aprendizagem, além de ver alguns bons exemplos dessas ferramentas? Continue a leitura e confira!

O que são os brinquedos pedagógicos?

Durante a brincadeira, as crianças não estão apenas se distraindo e se divertindo. Independentemente de qual seja a brincadeira, os pequenos sempre aprendem ou reforçam com ela alguma capacidade que possuem e, assim, se desenvolvem. Podemos dizer que os brinquedos são ferramentas dessa jornada.

Enquanto os convencionais são mais focados no lúdico, os brinquedos pedagógicos são mais elaborados e envolvem regras. Dessa maneira, ajudam os pequenos a trabalharem habilidades mais específicas, como raciocínio, organização e disciplina. Eles estimulam os sentidos e fazem com que as crianças cheguem a várias conclusões sozinhas.

Apesar disso, esses brinquedos são mais bem utilizados quando a criança brinca com o direcionamento de um adulto, pois elas precisam de explicações e orientação quanto às regras. Por esse motivo, são uma ótima oportunidade para a interação em família, gerando momentos lúdicos muito ricos e importantes para todos.

Qual a importância dos brinquedos pedagógicos?

Além de estimular as habilidades de coordenação motora, cognição, expressão e memorização, os brinquedos pedagógicos trabalham a sociabilidade e a interatividade entre os pequenos. Dessa forma, as crianças podem vencer a timidez e se tornar mais comunicativas. Para isso, os jogos em dupla ou em grupo são ótimas opções.

Os brinquedos pedagógicos também podem ser utilizados no aprendizado das matérias de maneira mais lúdica e divertida, o que aumenta o interesse e, consequentemente, a assimilação dos conteúdos pelas crianças. Matemática, ciências, português e geografia são exemplos de disciplinas escolares que podem ser ensinadas tendo brinquedos pedagógicos como apoio. A seguir, confira os benefícios dessas ferramentas:

  • estimulam a imaginação e a criatividade;
  • incentivam o gosto por novas experiências;
  • aumentam a socialização;
  • trabalham a linguagem;
  • estimulam a cognição;
  • ensinam a criança a conviver com o acertar e o errar, estimulando-a a aprender através de seus erros.

Que brinquedos pedagógicos podem ajudar no processo de aprendizagem?

Agora que você já sabe a importância e os benefícios dos brinquedos pedagógicos, falaremos sobre alguns deles e quais as vantagens de incluí-los na rotina de brincadeiras dos pequenos.

1. Móbile para berço

Engana-se quem pensa que os brinquedos pedagógicos são usados somente na idade escolar. Na verdade, podem ser utilizados desde muito cedo, ainda no berço. É o caso dos móbiles, que favorecem o desenvolvimento visual dos bebês logo nos primeiros meses de vida.

Conforme cresce, a criança tem interesse em tocar o objeto, o que ajuda a desenvolver sua coordenação motora. Além disso, as cores e os sons também ativam sua atenção e concentração, pois ela acompanha os movimentos do móbile.

Quanto mais nova for a criança, mais simples o móbile deverá ser, com poucos efeitos, cores mais suaves e sons não muito estimulantes. De acordo com o tempo, é possível aumentar esse estímulo, com tons mais vibrantes e formatos mais complexos.

2. Arcos de madeira

conheca-as-escolas-seb

O arco de madeira tem função parecida com a do móbile, mas é ideal para ser usado fora do berço. Assim, a criança pode brincar sentada ou deitada, observando as peças penduradas no arco.

Por esse motivo, o ideal é que essas figuras tenham cores, formas e texturas variadas para proporcionar um estímulo ainda maior. Além da coordenação e da concentração, esse objeto ajuda o bebê a se firmar ao se sentar e a ficar em pé.

3. Encaixes de madeira

Os brinquedos pedagógicos formados por encaixes de madeira são muito interessantes para os pequenos. A criançada pode ficar bastante tempo presa a atividades envolvendo esses encaixes, já que eles oferecem muitas maneiras de brincar. As crianças podem empilhar, fazer sons, construir estruturas e muito mais.

Existem diversas opções desses jogos para várias idades, que estimulam a criatividade, a coordenação motora fina e o raciocínio lógico. Além disso, eles também ajudam a controlar a ansiedade, podendo ser uma ótima opção para crianças hiperativas.

4. Instrumentos musicais

A música faz parte de nossas vidas desde antes de nosso nascimento. Sabia que bebês podem reconhecer as canções ouvidas ainda dentro da barriga da mãe, meses após o parto? Os instrumentos musicais são uma maneira de desenvolver a musicalidade na infância. Tambor, pandeiro e teclado são alguns dos instrumentos que ajudam a desenvolver a coordenação motora, a noção de ritmo e as habilidades sensoriais e auditivas.

5. Chocalho

Os clássicos chocalhos são mais que uma distração para o bebê. Eles ajudam no desenvolvimento da coordenação motora e trabalham a ideia de ritmo. Para as crianças menores, os chocalhos feitos em plástico, borracha ou, até mesmo, pelúcias, são mais recomendados, por não oferecerem risco de o próprio pequeno machucar o rosto. Já os de madeira podem ser usados pelos bebês que possuem um maior controle motor.

6. Livros

Os livros sempre são ótimas opções de entretenimento e aprendizado para as crianças. Eles fazem com que elas relaxem, se acalmem e deixem a imaginação fluir enquanto desfrutam das histórias. Além do mais, crianças que crescem lendo livros, falam e escrevem melhor.

Para que o hábito da leitura seja algo natural e prazeroso, ele deve ser inserido ainda nos primeiros meses de vida. Existem livros interativos de pano e de plástico com figuras, sons e outros recursos que estimulam a visão e a capacidade sensorial dos pequenos. Conforme a idade, os textos, as histórias e os desenhos podem ser mais elaborados.

7. Brinquedos de banho

A hora do banho é uma das preferidas da criançada. Os pequenos adoram ficar alguns minutinhos brincando e se divertindo na água. Esse momento também pode ser usado para desenvolver capacidades sensoriais por meio de brinquedos pedagógicos que apresentem materiais, cores e texturas diferentes.

Os brinquedos pedagógicos são aqueles que oferecem ainda mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento aos pequenos. Por esse motivo, são tão importantes na educação infantil e na rotina de brincadeiras das crianças e da família.

Gostou do nosso post? Então não deixe de compartilhar em suas redes sociais!