Saiba como identificar o autismo em crianças!
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento social e comunicativo das pessoas.
O autismo em crianças é caracterizado como um transtorno do desenvolvimento que se manifesta nos primeiros anos de vida, influenciando como elas se comunicam, interagem socialmente e lidam com o mundo ao seu redor. Cada indivíduo apresenta uma variedade de habilidades e desafios de forma individualizada.
Ao longo deste artigo, você vai conferir quais os diferentes graus de autismo e, principalmente, como identificar alguns dos sinais desta condição nos pequenos, lembrando que é fundamental buscar o auxílio de um especialista, caso observe algum sintoma descrito a seguir, de forma a fechar um diagnóstico. Confira todos os tópicos que elaboramos a seguir!
Graus de autismo
O TEA apresenta uma variedade de manifestações, e a classificação em diferentes graus, conhecidos como nível 1, nível 2 e nível 3, é fundamental para compreender a extensão dos desafios enfrentados pelos indivíduos. Confira cada um desses níveis a seguir.
Nível 1: autismo leve
No nível 1, também conhecido como autismo leve, as características do TEA podem ser mais sutis, mas ainda assim impactam significativamente a vida do indivíduo.
Dificuldade social perceptível:
- pode ser observada uma relutância em situações sociais mais complexas;
- interesses sociais limitados, com preferência por atividades isoladas.
Comportamentos repetitivos ou interesses restritos:
- tendência a envolver-se em padrões repetitivos de comportamento;
- foco intenso em interesses específicos e resistência a mudanças nessas rotinas.
Nível 2: autismo moderado
O nível 2 do autismo, ou autismo moderado, é caracterizado por desafios mais evidentes na comunicação e interação social, exigindo uma abordagem mais especializada.
Dificuldades significativas na comunicação verbal e não verbal:
- pode haver atrasos significativos na aquisição da linguagem;
- dificuldade de compreender e utilizar a comunicação não verbal, como expressões faciais e gestos.
Dificuldades de adaptar-se a mudanças na rotina:
- a resistência a mudanças na rotina pode ser mais acentuada;
- dificuldade de lidar com transições e imprevistos.
Nível 3: autismo severo
No nível 3, ou autismo severo, as limitações nas habilidades sociais e de comunicação são mais intensas, impactando significativamente a vida diária do indivíduo.
Comprometimento acentuado nas habilidades sociais e de comunicação:
- dificuldade severa em estabelecer e manter relações sociais;
- compreensão limitada das sutilezas da comunicação social.
Comportamentos repetitivos são mais evidentes e podem afetar a vida diária:
- padrões repetitivos podem ser mais pronunciados, ocupando grande parte do tempo do indivíduo;
- esses comportamentos podem afetar negativamente as atividades diárias, como alimentação e higiene.
Dicas para identificar o autismo em crianças
A identificação precoce desse transtorno é essencial para proporcionar aos pequenos o suporte e os recursos necessários para o seu desenvolvimento. A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar pais, cuidadores e profissionais a reconhecerem os sinais de autismo em crianças, lembrando que uma ou outra característica não fecha um diagnóstico, o que precisa ser feito por um especialista na área. Confira!
1. Dificuldade de fazer contato visual
Crianças com autismo, especialmente nos níveis mais severos, podem ter dificuldade de manter contato visual. Isso pode ser perceptível desde os primeiros meses de vida, quando a criança normalmente começa a interagir visualmente com os cuidadores.
O que observar:
- aversão ao contato visual direto, evitando olhar nos olhos das pessoas;
- desvio do olhar quando alguém tenta estabelecer contato visual, mostrando desconforto ou ansiedade.
2. Dificuldade com mudanças na rotina
Crianças com autismo muitas vezes valorizam a rotina e podem ter dificuldades significativas quando essa rotina é interrompida.
O que observar:
- reações extremas a mudanças na rotina, podendo manifestar-se por meio de ansiedade, irritabilidade ou comportamentos disruptivos;
- dificuldade de lidar com imprevistos ou situações não planejadas, buscando restaurar a rotina o mais rápido possível.
3. Não atender quando chamado pelo nome
A falta de resposta ao próprio nome é um sinal que pode indicar dificuldades na comunicação e na interação social.
O que observar:
- ausência de reação quando chamado pelo nome, mostrando falta de reconhecimento ou interesse;
- preferência por atividades isoladas em vez de interações sociais, demonstrando uma desconexão com o ambiente social.
4. Dificuldade de expressar sentimentos
Crianças com autismo podem ter desafios na expressão e compreensão de emoções, o que impacta as interações sociais.
O que observar:
- dificuldade de expressar alegria, tristeza ou outras emoções de forma adequada e contextualizada;
- comportamentos repetitivos em situações emocionais, como balançar o corpo ou bater as mãos em momentos de estresse ou excitação.
5. Atrasos na fala e na linguagem
O desenvolvimento da comunicação verbal é uma área fundamental para avaliar possíveis sinais de autismo em crianças.
O que observar:
- dificuldade de desenvolver habilidades de comunicação verbal;
- atrasos na fala ou dificuldades na compreensão e na expressão da linguagem.
6. Comportamentos repetitivos ou estereotipados
Compreender os padrões de comportamento repetitivos é fundamental para identificar sinais de autismo.
O que observar:
- engajamento em padrões repetitivos, como alinhar objetos de maneira precisa;
- resistência a mudanças nesses padrões comportamentais repetitivos.
7. Hipersensibilidade ou hipossensibilidade a estímulos sensoriais
A percepção atípica de estímulos sensoriais pode ser um indicador do autismo em crianças.
O que observar:
- reações incomuns a estímulos sensoriais, como sensibilidade extrema a luzes, sons ou texturas;
- hipossensibilidade, manifestando-se na falta de resposta a estímulos que geralmente provocam reações em crianças.
8. Desafios na interação social
O autismo frequentemente se manifesta por meio de dificuldades nas interações sociais, sendo essencial observar como seu filho se relaciona com os outros.
O que observar:
- dificuldade de entender regras sociais básicas, como turnos em uma conversa;
- falta de iniciativa em buscar interação social ou estabelecer amizades.
9. Interesses intensos e específicos
Crianças com autismo podem demonstrar um foco intenso em interesses específicos, muitas vezes de maneira não convencional.
O que observar:
- obsessão por tópicos ou atividades específicas, excluindo outras formas de brincadeira;
- resistência a mudar de um interesse para outro, mesmo quando solicitado.
A identificação precoce do autismo em crianças é fundamental para proporcionar intervenções adequadas e promover seu desenvolvimento saudável.
Ao compreender os diferentes graus de autismo e estar atento aos sinais específicos, responsáveis, cuidadores e profissionais da saúde podem dar o suporte necessário às pessoas com TEA. A busca por avaliação especializada e a criação de ambientes inclusivos são passos essenciais para garantir um futuro pleno e gratificante para os pequenos com autismo.
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