aumentar vocabulário em inglês

Como crianças podem aumentar o vocabulário em inglês?

Você sabe como ajudar seu filho nas tarefas escolares?

Vivemos em uma época na qual aprender outro idioma não é mais questão de opção. A forte presença do ambiente online nos conecta com qualquer lugar do mundo e nos leva a encontrar oportunidades em diversas áreas de nossa vida: diversão, trabalho, estudo.

O aprendizado de outra língua é uma necessidade; por isso, desde cedo, é importante ajudar as crianças a aumentar o seu vocabulário em inglês. A boa notícia é que, com atividades simples e lúdicas, elas já conseguem melhorar o domínio do idioma e aumentar suas habilidades linguísticas.

Reunimos algumas dicas fáceis para toda a família, que ajudam a criança nessa jornada. Confira! 

Por que é importante incentivar o aprendizado de outros idiomas na infância?

Bem, nem é preciso discutir o quanto saber inglês faz diferença na vida, certo? Crianças, adolescentes e adultos usufruem de muito mais experiências quando têm esse domínio. Imagine, por exemplo, a facilidade em se comunicar durante uma viagem internacional ou aproveitar uma grande oportunidade profissional?

Muitos neurocientistas concordam com o fato de que, perto da fase de alfabetização, há uma janela que facilita o aprendizado e a absorção do conteúdo em outro idioma, já que, nessa fase, o cérebro infantil está em desenvolvimento; daí a importância de se dedicar a essa aprendizagem na infância. Tentar aumentar o vocabulário em inglês logo cedo é uma forma de aproveitar a chance de fazer isso no tempo certo.

Como ajudar a criança a aumentar o vocabulário em inglês?

Com atividades simples, é possível treinar inglês no dia a dia. Confira as dicas que separamos!

Ofereça livros no idioma

Livros são ótimas ferramentas para se aprender qualquer coisa. Aqui, não nos referimos apenas a livros didáticos, típicos da aprendizagem na sala de aula. Livros de literatura infantil e gibis, por exemplo, são boas formas de incentivar o contato com a língua inglesa e de ensinar palavras diferentes.

Escolha livros de acordo com a faixa etária e o nível de inglês da criança. Dependendo da idade, ela pode ter condições de opinar e, assim, ajudar a escolher o livro mais legal.

Outra dica é: se você quer filhos interessados em ler, mostre que você também se interessa pela leitura. Leia histórias para eles e tenha seus próprios livros para servir de exemplo.

Faça brincadeiras

Criança ama brincar. Então, por que não unir o útil ao agradável e prover a ela momentos de descontração usando a língua inglesa?

Jogos de tabuleiro, por exemplo, são uma boa pedida e podem ensinar desde vocabulários básicos do dia a dia até frases mais elaboradas. Bingo, palavras-cruzadas, jogo da memória e ”stop!” também são ótimas opções.

Neste último, por exemplo, crie categorias, como animais, objetos, frutas e nomes. A ideia é ver quem consegue preencher as lacunas com mais rapidez e alcançar, assim, uma maior pontuação, de acordo com a letra sorteada. Na hora de pontuar, ganha 10 pontos quem escreveu uma palavra que ninguém mais pensou, 5 se mais de uma pessoa escreveu a mesma palavra e 0 para quem não conseguiu se lembrar de nenhuma palavra relacionada à referida categoria.

conheca-as-escolas-seb

Mude o idioma dos eletrônicos

A prática e as atividades de aumentar o vocabulário em inglês, no dia a dia, tornam mais automático o pensamento no idioma. Ou seja, em vez de, primeiro, a criança pensar em português e, em seguida, fazer a tradução mentalmente, ela já pensa no outro idioma, no caso o inglês.

Uma forma de facilitar esse processo é mudar o idioma dos eletrônicos que ela mais usa, como tablet e smartphone. Dessa forma, enquanto utiliza o aparelho para atividades simples ou enquanto consome conteúdo, a criança já está treinando e absorvendo vocabulário. Também vale trocar o idioma de games e do videogame!

Estimule a criança a ouvir músicas em inglês

Professores e cientistas concordam que o uso de música facilita a aprendizagem. As rimas e as melodias promovem sensação de bem-estar e ativam, no cérebro, as áreas auditiva, límbica e motora, que otimizam o processo de memória.

Identifique músicas infantis ou juvenis em inglês que agradem seus filhos e os estimule a ouvi-las. Os grandes podem ser incentivados e fazer a tradução e a interpretação das letras. Os pequenos, por sua vez, vão adorar canções de seus filmes prediletos ou de seus personagens favoritos.

Os jogos de mãos (chamados de “clapping games”), que utilizam músicas, a exemplo da adoleta aqui no Brasil, também são ótimas opções para entreter e ensinar.

Utilize algumas palavras no cotidiano

Que tal incluir nas conversas de vocês algumas palavras e expressões importantes do inglês? No supermercado, ensine o nome das frutas e dos legumes. Para deixar o momento mais divertido, peça ajuda para pegar os itens e diga que você precisa, por exemplo, de “apples”.

A ideia é apresentar os termos, em um contexto natural, sem deixar que a aprendizagem do inglês se torne forçada ou chata.

Faça uma receita em inglês

Outra forma inteligente e divertida de aumentar o vocabulário em inglês é fazer uma receita para crianças, fácil e gostosa, escrita em inglês. Escolha de acordo com o gosto do seu filho e peça a ele para ajudar. Biscoitos, bolo, sorvete, macarronada, brownie, guacamole, pizza, panqueca doce e milkshake são opções deliciosas e que conseguem estimular a absorção de novos conceitos.

Como uma escola bilíngue pode favorecer a ampliação do vocabulário?

Escolas infantis bilíngues são importantes para a boa formação do aluno, principalmente no contexto atual, em que aprender outro idioma é fundamental. Optar por aquelas que promovam o ensino do inglês de forma pedagógica significa investir na própria criança.

As instituições de ensino bilíngues contam com professores experientes e especializados em lecionar de acordo com a idade e o nível da criança. As aulas didáticas e as atividades propostas fornecem a educação necessária para seu filho desenvolver o seu potencial.

Enfim, a prática diária, tanto na sala de aula quanto em casa, faz a diferença para o domínio e a ampliação do vocabulário em inglês. Por isso, ao incentivar seus filhos com nossas dicas, você contribui para que eles tenham mais facilidade nesse idioma, abrindo mais portas em seu futuro.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter! Assim, poderemos avisar sobre novos conteúdos como este, diretamente na sua caixa de entrada!