Conheça 15 atividades para educação infantil e sua importância!
Além das tarefas escolares, é importante estimular os pequenos a realizarem diversas outras atividades na educação infantil. Isso porque, por meio de brincadeiras e jogos, por exemplo, é possível estimular o aprendizado da criança de formas distintas, fazendo com que ela assimile melhor os conteúdos estudados.
Assim, com um aprendizado lúdico e descontraído, fica mais fácil a criança aprimorar o raciocínio, as habilidades motoras e o convívio social com as outras pessoas que fazem parte do seu dia a dia.
Quer descobrir 15 atividades para a educação infantil e sua importância? Continue a leitura do artigo que elaboramos para você. Vamos lá?
Ideias de atividades para educação infantil
A seguir, confira o passo a passo de algumas atividades simples que contribuem para o desenvolvimento infantil enquanto a criança se diverte.
1. Jogos de colorir
As atividades para colorir são bastante lúdicas, pois ajudam o pequeno a desenvolver desde a criatividade até a coordenação motora. Além disso, essa é uma das brincadeiras das quais as crianças mais gostam.
Mas para que a diversão fique completa, também é preciso utilizar materiais diferentes durante a pintura, como lápis de cor e giz de cera. Esses itens ajudam a deixar o exercício mais dinâmico e menos repetitivo, da mesma forma que estimulam ainda mais o aprendizado do seu filho.
Não se esqueça de que os jogos de colorir também necessitam de um preparo para que sejam realizados da melhor forma possível pela criança. Ao ensinar como essa brincadeira deve ser feita, evitará que os pequenos desenhem onde não devem, como na parede da casa. Por isso, é fundamental escolher um local apropriado para a diversão ser plena e livre de chateações.
2. Mímica
Fazer mímicas, com certeza, é uma das atividades para educação infantil favoritas dos pequenos. Como um estímulo natural, eles já gostam de imitar os bichos e as pessoas no seu convívio. Mas para isso, é fundamental apurar os gestos e prestar atenção para que seja transmitida a intenção correta de quem está sendo imitado.
A partir disso, é possível garantir diferentes tipos de habilidades. Entre elas:
- melhoria do uso da linguagem;
- estímulo à expressão corporal;
- entendimento dos recursos expressivos;
- melhoria da compreensão e aceitação do próprio corpo.
3. Gincanas
As gincanas também são atividades para educação infantil fundamentais para o estímulo da aprendizagem, visto que os pequenos aprendem enquanto se divertem. Elas podem ser realizadas tanto em casa quanto na escola.
Os familiares também podem incorporar brincadeiras antigas durante esse processo, para evitar que os pequenos fiquem muito tempo nos aparelhos eletrônicos.
As atividades que envolvam muitos participantes devem ser feitas com provas simples e dinâmicas facilitadas. Assim, não vão tomar muito tempo, da mesma forma que estimularão o espírito de equipe entre os integrantes.
Alguns exemplos de gincana que você pode adotar são:
- disputar corrida de algodão ou tinta assoprada por canudo;
- fazer pescaria de cubos de gelo;
- rosquear tampas de embalagens diferentes.
4. Brincadeiras
Outra forma de garantir a diversão é a partir das brincadeiras. Isso porque as crianças conseguem aprender a lidar com as frustrações e a respeitar regras. Por meio de adivinhações e pique-esconde, por exemplo, é possível estimular a concentração, a atenção e o raciocínio rápido da criançada.
As brincadeiras ainda ajudam a melhorar a autoestima, a criar pensamentos novos e a construir suas emoções. Mas para isso, é importante ter atenção ao comportamento do seu filho diante das atividades, a fim de garantir que todos estejam realmente aprendendo e se divertindo durante esse momento de lazer.
5. Massinha
A massa de modelar é bastante atrativa para os pequenos, e o melhor de tudo é que ela é ideal para auxiliar no desenvolvimento intelectual. Por meio desse estímulo, seu filho consegue aumentar a capacidade criativa.
Para entreter a criançada com a massinha de modelar, é preciso preparar um local para sua utilização, como uma mesa apropriada para os pequenos. Essa é uma forma de evitar que o item grude nos móveis da residência ou desgaste o piso do ambiente, por exemplo.
6. Acampamento
Acampar costuma ser o sonho de muita gente, não é mesmo? Os pequenos ficam animados para juntar a turma e explorar o mundo novo e cheio de descobertas. O acampamento pode ser feito no campo, na escola ou em casa, de maneira que a criançada tenha um contato próximo com novas experiências sensoriais.
Essa atividade também ajuda a unir diferentes jogos e brincadeiras, como mímica, leitura, ciência, gastronomia, entre outros. Além disso, essa é uma excelente estratégia para fazer com que a turma trabalhe melhor em equipe, sabendo conviver com diferentes tipos de personalidades.
7. Atividades com desenhos
Os desenhos também fazem parte das atividades para educação infantil que auxiliam no desenvolvimento das funções cognitivas e motoras. Eles são uma excelente forma de estimular a imaginação e a criatividade dos pequenos.
Isso porque, no seu “mundo mágico”, a criançada consegue criar diferentes objetos e personagens com características variadas e que ajudam a compreender melhor as diferenças e a individualidade de cada pessoa.
Por isso, é fundamental sempre ofertar papel em branco e lápis para o seu filho mergulhar na imaginação e, assim, desenvolver novas habilidades. O ideal é estimular que essa prática seja feita com os amiguinhos. Dessa forma, eles podem dialogar melhor sobre os seus desenhos. O que não deixa de ser uma maneira de aprender a colocar em prática o seu poder de argumentação.
Não se esqueça de sempre acompanhar as brincadeiras do seu pequeno. Isso porque supervisionar cada etapa do seu desenvolvimento é fundamental para garantir que a criançada tenha um bom aproveitamento no seu aprendizado, além de evitar acidentes durante a brincadeira.
8. Teatro com fantoches
Histórias são uma boa forma de estimular a imaginação das crianças e ampliar a criatividade e a expressão. Existem muitas maneiras de incorporá-las no dia a dia dos pequenos. O teatro com fantoches é uma delas.
O interessante é que, desde a fase de confecção, essa atividade já estimula as crianças a criarem. Primeiramente, os “atores” podem ser bonecos elaborados por eles próprios, com uso de cartolinas, rolos de papel higiênico ou guardanapo e até meias. Aí vai depender da imaginação dos pequenos e de como eles pretendem caracterizar seus personagens.
As tramas podem ser inventadas pelos próprios, ou até mesmo serem uma interpretação de seus enredos favoritos. Também é interessante que os adultos troquem de lugar com as crianças, contando histórias para elas.
9. Dança das cadeiras
Essa é uma atividade bastante divertida e que estimula a agilidade e a capacidade de raciocínio rápido das crianças. Se você tem muitos filhos, é a brincadeira certa a se fazer, e você só vai precisar de algumas cadeiras e música.
O jogo é bem simples: é preciso contar com cadeiras suficientes para que os participantes sentem, menos um deles. O objetivo é eliminar a cada rodada (em que a música toca) uma das crianças que não consegue sentar.
Assim que a música toca, as crianças devem andar em volta das cadeiras postas juntas. Quando a música parar, cada uma deve sentar. A que ficar sem lugar é eliminada.
10. Pintura
É uma ótima forma de estimular ainda mais a criatividade, além de ser uma atividade bem barata. Bastam um kit de tinta guache, alguns pincéis e papéis (de preferência, mais grossos, como cartolina) para que as crianças se divirtam.
Você pode deixar que os pequenos pintem algo de sua imaginação e criem uma história, ou pedir para representarem um de seus desenhos favoritos. Se forem muito pequenos, é uma ótima oportunidade para instruí-los sobre as cores, não só os nomes, mas como podem obter outras ao misturá-las.
Entre as vantagens da pintura para o desenvolvimento das crianças, estão:
- estimula a criatividade — é ótima para a expressão criativa, garantindo que as crianças experimentem cores, formas e texturas de maneira livre;
- desenvolve a coordenação motora — ao segurar pincéis (controlando os movimentos) e misturar cores, os pequenos desenvolvem suas habilidades motoras;
- auxilia a expressão emocional — por meio da pintura, as crianças podem expressar suas emoções e seus pensamentos de maneira não verbal, ou seja, é mais um recurso para que elas compreendam e comuniquem suas sensações internas;
- estimula a aprendizagem sensorial — como existe uma experiência tátil de manipular as tintas e explorar diferentes superfícies de pintura, há um maior estímulo dos sentidos.
11. Brinque com lego
Legos são brinquedos curiosos, até porque encantam crianças e adultos há muitas gerações. Existem muitos fatores que os fazem ser tão atrativos: a capacidade de montar e desmontar gerando diversas possibilidades, o estímulo ao raciocínio, já que há a montagem de peças complexas, além de ser possível criar outros brinquedos.
Sendo assim, é um tipo de brincadeira que pode gerar muitos benefícios, especialmente com a concentração, uma vez que é necessário ter bastante foco para não errar a montagem. Entre as competências estimuladas pelo lego, podemos destacar:
- melhora o planejamento estratégico;
- aumenta a capacidade de análise do ambiente;
- melhora a capacidade de realizar múltiplas tarefas simultaneamente;
- gera maior prontidão para agir e tomar decisões;
- ajuda a desenvolver a liderança em situações de emergência;
- promove aptidão para estabelecer e manter relacionamentos interpessoais;
- desenvolve a habilidade para lidar com situações ambíguas;
- fortalece o controle emocional e o equilíbrio em momentos desafiadores.
12. Caça ao tesouro
Essa é uma atividade bastante divertida e que incentiva tanto a competitividade dos pequenos quanto a curiosidade. O melhor é que pode ser feita em um apartamento ou em uma casa. É bem simples: basta escolher alguns itens e escondê-lo pelo espaço. O objetivo é que as crianças os encontrem o mais rápido possível.
Mas atenção: a brincadeira não pode ser tão simples assim. Para torná-la mais interessante, faça mapas e inclua charadas e desafios pelos cômodos. À medida que forem cumpridos, as crianças obtêm vantagens, como pistas de onde estão os itens. Para aumentar a emoção, você também pode determinar um prazo, cronometrando o tempo de procura.
13. Cápsula do tempo
Essa é uma atividade bem legal e que serve para criar uma memória para quando as crianças crescerem. É muito simples: peça para que elas escolham alguns itens que não farão falta no dia a dia.
Em seguida, solicite para que escrevam cartas para o seu “eu do futuro”, coloque todos os itens dentro de uma caixa e guarde ou enterre em um lugar secreto. O ideal é que eles só abram em 5 ou 10 anos. Por isso, é importante guardar em um local que pode ser facilmente achado.
14. Plantar uma mudinha
Estimular desde cedo o senso de empatia, cuidado e responsabilidade com seus itens é essencial para a vida adulta de seus filhos. Existem algumas atividades que facilitam muito esse ensinamento e que ainda são interessantes, como é o caso de cuidar de plantas.
A atividade é bem simples. A ideia é que a criança seja responsável por uma plantinha pequena. Explique que elas precisarão dar água, colocar no sol quando necessário e até podá-las.
À medida que as crianças cuidam da planta e percebem como isso afeta o desenvolvimento dela, elas entendem de forma prática como o cuidado é fundamental para chegar a um resultado.
15. Cozinhar
Cozinhar é uma atividade versátil e gratificante. Oferece não apenas uma oportunidade para fazer boas receitas, mas também um espaço para expressar criatividade, explorar novos sabores e nutrir o corpo.
Tanto para os pais quanto para as crianças, é uma oportunidade de criar uma lembrança, além de prepará-las para o futuro, já que podem aprender a fazer suas próprias comidas.
Já que a ideia não é criar nenhum chef profissional (pelo menos, por enquanto), escolha uma receita fácil e rápida. Existem várias: geladinho, picolé de frutas, bolo no pote, entre outras. O melhor é que essas receitas podem ser tanto para um lanchinho da tarde, depois das brincadeiras, como para a sobremesa.
Como você pôde perceber, existem diferentes atividades para educação infantil que ajudam no aprendizado e desenvolvem habilidades no seu filho. Uma estratégia que não pode faltar é o apoio e o acompanhamento de uma boa instituição de ensino. Assim, o processo de ensino-aprendizagem do seu filho estará completo.
Gostou das informações que listamos para você? Então não deixe de compartilhar o texto em suas redes sociais. Assim, ajudará outros pais a colocarem em prática essas atividades para educação infantil. Garantimos que eles vão adorar!