atividade física para fazer com os filhos

6 opções de atividade física para fazer com os filhos

Você sabe como ajudar seu filho nas tarefas escolares?

Sabia que, a cada dia, o número de pais mais participativos que pesquisam e se inteiram a respeito de opções de atividade física para fazer com os filhos aumenta? Esse interesse, definitivamente, não é à toa!

Afinal de contas, diante de uma rotina corrida, nada melhor que separar um programa saudável e divertido que não só permita um tempo de qualidade com a garotada — fortalecendo a união com os mais novos —, como ainda promova a saúde e o bem-estar de todos.

Por essa razão, listamos algumas ótimas sugestões para inspirar você, sobretudo se não tiver o costume de se exercitar regularmente como gostaria. Acompanhe as dicas!

6 sugestões de atividade física para fazer com os filhos

Aqui estão reunidas alternativas de atividade física que podem ser realizadas em casa, na área de lazer do condomínio, em clubes esportivos ou em espaços ao ar livre da cidade. Para completar, elas trazem diferentes níveis de intensidade.

Essa variedade é interessante porque dá para eleger aquela opção que mais se encaixa com a sua realidade e suas preferências. Portanto, fique atento a elas!

1. Andar de bicicleta

Começamos com andar de bicicleta, um exercício ótimo para locais abertos, como parques e orlas marítimas. Ao praticar o ciclismo, pais e filhos desenvolvem a musculatura, ganham um melhor condicionamento físico, diminuem problemas respiratórios e queimam gordura.

Quanto à intensidade, você fica totalmente livre para ajustá-la no momento da atividade. Dá para começar em velocidade reduzida e sem inclinações e ir, pouco a pouco, aumentando ambos os quesitos, por exemplo.

2. Fazer natação

A natação ajuda a fortalecer os ossos, a musculatura e as articulações, além de melhorar a circulação sanguínea e a respiração. Embora essa prática fique limitada a ambientes com piscina, como áreas de lazer de condomínio e clubes esportivos, ela é uma ótima pedida para pais e filhos se exercitarem em conjunto.

Isso porque você pode ser o responsável direto por ajudar seu filho a descobrir e experimentar todas as possibilidades dentro d’água: boiar, mergulhar e nadar. O nível de dificuldade vai aumentando conforme o domínio dessas técnicas.

3. Jogar futebol

A paixão nacional dos brasileiros também pode ser uma atividade regular em sua família, unindo lazer e cuidado com a saúde. Afinal, essa prática esportiva reduz os problemas cardiovasculares, melhora a coordenação motora e aumenta a força osteomuscular.

conheca-as-escolas-seb

O ponto alto do futebol é que, além de ser de média intensidade — portanto, adequado a várias faixas etárias —, ele é um esporte praticado em times, podendo acontecer em quadras de clube ou condomínios. Logo, é o motivo ideal para reunir toda a família e aproveitar um momento de interação, diversão e compartilhamento de afinidades em comum.

4. Realizar pilates

Para quem busca uma atividade física leve e que promove o equilíbrio e a harmonia entre corpo e mente, uma sugestão bem interessante é realizar pilates.

A atividade envolve alongamentos, controle da respiração e posicionamento correto da coluna. Desse modo, é bem prática, funcional e, o mais importante, é adaptável. Não é para menos que pode ser feita em qualquer ambiente que você desejar, desde o interior do seu lar até uma área ao ar livre.

Uma dica para aumentar o conforto e a imersão de pais e filhos na atividade é colocar uma música instrumental de fundo e utilizar um tapete de PVC.

5. Praticar diferentes estilos de dança

Nossa quinta sugestão é praticar a dança, por se tratar de uma atividade que exercita todo o corpo, melhora o equilíbrio e ainda melhora o condicionamento físico. O mais legal é que não há só um ritmo, mas sim dezenas deles, que os pais podem explorar ao lado dos seus filhos, como a zumba, o hip hop, o samba, entre outros estilos.

Além disso, você só precisa de um espaço livre em casa para fazer as coreografias ou os movimentos desejados, podendo seguir as orientações de aulas virtuais ou mesmo acompanhar vídeos disponíveis em canais de dança no YouTube, como o FitDance, o Mete Dança e o Dan-Sa.

6. Realizar treinos funcionais

Por último, há a sugestão de treinos funcionais. Eles são excelentes para perder peso, ganhar massa muscular e aumentar a resistência física. A questão é que eles demandam equipamentos apropriados, como esteira, bicicleta ergonômica, pesos, cordas e afins.

Portanto, se você mora em um condomínio com área fitness ou frequenta uma academia ou clube esportivo, vale a pena experimentar a prática com seus filhos maiores. Assim, é possível não só fazer de forma segura cada movimento ou exercício que trabalha a musculatura do corpo, como também participar ativamente do desempenho dos seus filhos, o que é muito útil para aumentar a confiança e a sintonia entre a família.

As vantagens de fazer atividade física com os filhos

Fora os benefícios que já falamos sobre praticar atividade física, não podemos deixar de citar outras vantagens que são relevantes, como:

  • fortalecimento do sistema imunológico, o que contribui para reduzir o surgimento de doenças que afetam sua disposição e o seu bem-estar;
  • redução do sedentarismo, muito importante para evitar a obesidade e o aparecimento de problemas de saúde crônicos (como diabetes e hipertensão);
  • melhora da saúde psicológica, sendo útil para controlar ansiedade, estresse agudo, fadiga mental, depressão e outros transtornos psicoemocionais;
  • aprendizado de novos hábitos saudáveis, pois a prática regular de atividades físicas estimula a família a rever a alimentação e a rotina de sono, a fim de ter uma saúde revitalizada e mais energia no cotidiano.

Como você percebeu neste conteúdo, incrementar a sua rotina com uma atividade física para fazer com os filhos é uma forma certeira de se divertir, deixar de lado o sedentarismo, viver novas experiências e, em especial, compartilhar bons momentos. Sem falar que é uma alternativa fundamental para otimizar o seu tempo livre. Por isso, adote uma de nossas sugestões e comece a coloca-la em prática.

Gostou das nossas sugestões para praticar atividades físicas ao lado de seus filhos? Caso queira se inspirar ainda mais com outras ideias para estreitar os seus laços com eles, siga a Escola SEB nas redes sociais. Estamos no YouTube, Facebook e no Instagram!