atividade física para crianças

Entenda a importância da prática de atividade física para crianças

Manter hábitos saudáveis é importante em qualquer fase da vida, mas é na infância que adquirimos o gosto por ter um estilo de vida que preza pela saúde e pelo bem-estar. Pensando nisso, você sabe quais são os benefícios da prática de atividade física para crianças?

Correr, pular, girar e dançar são movimentos que fazem parte das brincadeiras da criançada. Embora esses movimentos já contem como um tipo de exercício, é importante que os pequenos mantenham a prática regular de alguma modalidade.

Neste post, vamos explicar sobre a importância das atividades físicas na infância e quais são as mais indicadas para as crianças. Continue a leitura e confira!

Por que praticar atividade física na infância?

Os benefícios dos exercícios físicos na infância vão além dos já conhecidos na vida adulta. Começar a praticar atividade física ainda pequeno vai ajudar no desenvolvimento de diversas capacidades que serão ainda mais importantes ao longo de seu amadurecimento. A seguir, veja algumas delas.

Estimula bons hábitos

Ter uma alimentação saudável, beber água adequadamente, dormir bem e se exercitar são bons hábitos de vida que ajudam a prevenir doenças e a ter uma melhor qualidade de vida. Muitos adultos sofrem quando precisam inseri-los no dia a dia porque tais mudanças podem ser desafiadoras.

Por esse motivo, quanto mais cedo eles fizerem parte da rotina, mais fácil será mantê-los. Estimular as crianças a praticar atividades físicas pode ser o pontapé inicial para ensiná-las sobre a importância de um estilo de vida saudável.

Melhora a concentração

As atividades físicas influenciam positivamente o funcionamento do cérebro. Elas ajudam na produção de novos neurônios, na chegada de nutrientes e oxigênio para o órgão e na memorização do aprendizado. Tudo isso favorece a capacidade de concentração.

Se o seu filho tem alguma dificuldade de aprendizado na escola, apresenta ansiedade e pouco foco na realização das tarefas, a prática de atividades físicas pode ajudá-lo a melhorar essa questão.

Desenvolve a coordenação motora

Independentemente de qual seja a modalidade escolhida para se praticar, as atividades físicas ajudam — e muito — no desenvolvimento da coordenação motora. Apesar de crianças saudáveis a desenvolverem de forma natural, é importante estimulá-la para que possam construir todo o seu potencial dos movimentos e ter o controle sobre o próprio corpo.

Melhora a postura

A má postura corporal contribui para o surgimento de doenças ortopédicas, além de dores nas costas, no pescoço e, até mesmo, na cabeça. Os exercícios físicos são ótimos aliados na melhora da postura, pois fortalecem os ossos e os músculos que dão sustentação ao corpo.

Incentiva a socialização

Crianças tímidas podem se beneficiar ainda mais da prática de exercícios físicos, principalmente em modalidades coletivas. Durante os esportes, por exemplo, os pequenos socializam, conversam com os colegas, aprendem o que é o espírito esportivo e fazem novas amizades. Sendo assim, praticar um esporte é uma ótima maneira de a criançada entender os conceitos da sociedade e saber lidar com outras pessoas.

Mantém o peso corporal saudável

Manter o peso corporal saudável é importante para evitar problemas de saúde. Com o uso de jogos eletrônicos e muito tempo em telas, parte das crianças deixou de se movimentar frequentemente e ganhou peso. Por isso, é fundamental incentivar a prática de atividades físicas, a fim de prevenir o aumento excessivo de peso.

Aumenta a qualidade do sono

Você sabia que se exercitar ajuda a ter um sono melhor? Não apenas pelo cansaço, mas por conta do funcionamento do organismo. A prática regular de atividades físicas libera hormônios fundamentais para o bem-estar, inclusive a serotonina.

Assim que anoitece, essa substância se transforma em melatonina, hormônio do sono. Dessa maneira, se temos uma boa quantidade de serotonina no corpo, logo teremos de melatonina e, consequentemente, dormiremos melhor. Caso o pequeno tenha dificuldades para dormir, essa é outra razão para incentivá-lo a se movimentar.

Que atividades são mais indicadas para crianças?

Agora que você já sabe a importância da prática de atividade física para crianças, vamos entender quais são as modalidades mais indicadas? A seguir, confira algumas sugestões, mas saiba que existem diversas outras recomendações para a criançada, tão vantajosas quanto essas.

Natação

A natação é um ótimo exercício para crianças. Ela ajuda no controle da respiração, o que favorece a capacidade cardiorrespiratória e fortalece o diafragma. Dessa maneira, essa modalidade melhora a oxigenação dos tecidos e o sistema de defesa do organismo, além de amenizar os sintomas dos problemas respiratórios, como rinite e bronquite.

Outra grande vantagem da natação é, de fato, o aprender a nadar. Piscina, mar e cachoeira fazem parte dos programas de lazer de muitas famílias. As crianças que sabem nadar sofrem menos riscos de acidentes sérios que envolvem água, como o afogamento. Embora essa não seja uma garantia, trata-se de uma prevenção.

Judô

O judô é um ótimo esporte para se praticar na infância. Ele ajuda no desenvolvimento infantil, trabalhando a coordenação motora, a velocidade, a força, a flexibilidade, a noção corporal e o equilíbrio. Além disso, praticar o judô estimula o autoconhecimento e ensina a criança a lidar com as frustrações do “ganhar e perder”.

Futebol

O futebol é a paixão de muitas crianças. Afinal, qual delas não gosta de brincar de chutar bola? Esse esporte pode ser uma ótima oportunidade de incentivar os pequenos a praticarem atividades físicas. Ele ajuda no fortalecimento da massa muscular e óssea, deixando os ossos mais fortes e saudáveis.

Outra vantagem é a socialização. Por ser uma modalidade coletiva, as crianças convivem com outras, melhorando a sua capacidade de relacionamento interpessoal.

Balé

O balé é uma modalidade muito utilizada para melhorar a postura e a consciência corporal. Os exercícios trabalham bastante essas questões, ajudando no desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas. A sincronia dos movimentos e da música trabalha o ritmo, favorecendo a memória e a consciência sensorial.

Por mais que existam diversos benefícios na prática de atividade física para crianças, é importante incentivar o pequeno a encontrar uma modalidade que lhe traga prazer e satisfação. Isso ajudará na incorporação desse hábito saudável em sua rotina. Caso contrário, pode fazer inclusive com que ele tenha aversão à atividade física e não queira se exercitar.

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