Qual é o papel da aprendizagem baseada em times na educação infantil?

Qual é o papel da aprendizagem baseada em times na educação infantil?

Aprendizagem Baseada em Times, ou Team Based Learning (TBL), é uma metodologia de ensino que aplica técnicas e processos característicos para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Trata-se de um método que apresenta inúmeros benefícios — entre eles, a construção de habilidades de comunicação, o trabalho em conjunto e a valorização das capacidades cognitivas.

O conceito do TBL é visto na prática por meio de algumas etapas, que incluem a preparação individual, a garantia do preparo e a aplicação. Quer saber mais? Continue a leitura. Vamos explicar todos os detalhes sobre a Aprendizagem Baseada em Times. Entenda, neste conteúdo, como ela pode ser benéfica para a aquisição de conhecimento das áreas exatas, humanas ou biológicas.

O que é a Aprendizagem Baseada em Times?

A estratégia institucional de Aprendizagem Baseada em Times foi idealizada por Larry Michaelsen, professor da Universidade de Oklahoma, com o objetivo de potencializar a interação na sala de aula. Sua criação data da década de 1970 e, desde então, a TBL vem sendo aplicada com muito sucesso em escolas de todo o mundo. 

Como vimos, ela colabora para o desenvolvimento de competências e habilidades de maneira atuante. Por isso, é utilizada também pelas instituições que querem unir o melhor da escola tradicional a inovações.

Na prática, a Team Based Learning acontece por meio da formação de equipes de trabalho que vão atuar em um mesmo espaço físico (nesse caso, na sala de aula), para construir algum conhecimento de maneira atuante.

Dentro dessa prática pedagógica, os grupos devem ser formados contendo, em média, 5 estudantes. Mas podem ocorrer casos nos quais as equipes são maiores (ou menores) — o indicado é um mínimo de 2 e um máximo de 8 integrantes. O que importa é o pensamento coletivo e que os alunos possam se beneficiar de um ambiente estimulante e cooperativo.

Mas, na prática, como é aplicada a TBL e como ela funciona na educação infantil? É sobre isso que falaremos a seguir. Você agora vai entender como a Aprendizagem Baseada em Times contribui para a motivação infantil.

Como funciona a estratégia de ensino TBL?

Assim como acontece com a Aprendizagem Baseada em Problemas, a Aprendizagem Baseada em Times é composta por algumas etapas, que são:

Preparação individual

O primeiro passo na aplicação da Aprendizagem Baseada em Times é a preparação individual. Ela é caracterizada por um trabalho que é realizado de maneira individual, fora ou dentro do espaço de aula. A etapa pode ser composta por estudos prévios, vídeos ou leituras. O seu objetivo é garantir o alinhamento do conhecimento e a contextualização.

Teste de preparo individual

Também chamado de garantia de preparo, o segundo momento é aquele no qual há uma validação da preparação. Ele é realizado por meio de um teste rápido, que deve ser respondido de maneira individual e sem consulta. Deve ser 100% baseado no material compartilhado na preparação individual.

Teste de preparo coletivo

Após a etapa individual, o grupo precisa ser reunir e passar por um momento de discussão conjunta. Para isso, devem ser avaliadas as etapas respondidas anteriormente no teste de preparo individual.

Esclarecimento de dúvidas

Para garantir que a informação trabalhada está sendo abordada e compreendida da maneira correta, há uma etapa de esclarecimento de dúvidas ou de validação do desempenho.

Nesse momento, o professor é aquele que vai interagir e contribuir para que as questões discutidas sejam tratadas de forma ainda mais aprofundada. Isso contribui também para minimizar possíveis dificuldades de aprendizado.

Exercícios práticos

Em sequência, acontece a aplicação dos conceitos. Toda a teoria que foi explorada nas etapas iniciais deve ser apresentada em forma de problemas que possam ser identificados na rotina.

Normalmente, a aplicação dos conceitos é baseada nos 4S. São eles:

1.   problema significativo (Significant);

2.   mesmo problema (Same);

3.   escolha específica (Specific);

4.   relatos simultâneos (Simultaneous report).

Assim, com a Aprendizagem Baseada em Times aplicada na prática, deve ser feita uma tomada de decisão, avaliando a contextualização do conteúdo que foi inicialmente selecionado.

Uma etapa importante no processo é a dos relatos realizados para toda a turma, no qual os participantes dos grupos devem se posicionar diante do grupo e indicar qual foi a alternativa selecionada — explicando as razões para tal.

Vale dizer que, na TBL, a divergência é muito positiva e contribui até mesmo para o desenvolvimento de soft skills que, posteriormente, serão muito valiosas na vida profissional. Todo o trabalho pode ter uma base apenas educativa ou ser parte de uma avaliação de aprendizagem.

Mas essa não é a única vantagem da Aprendizagem Baseada em Times. Existem outros benefícios que vêm mostrando como pode ser produtivo utilizar a TBL na educação infantil.

Quais são as vantagens da Aprendizagem Baseada em Times na educação infantil?

A Team Based Learning é uma abordagem que reúne muitos benefícios. Alguns deles são percebidos ainda durante a vida escolar dos alunos.

Um deles é apontado por um estudo da Universidade de Medicina de Washington. No documento, conclui-se que os estudantes que aprendem por meio da Aprendizagem Baseada em Times demonstram tendência a reter um conhecimento por mais tempo, se comparado a um processo de estudo tradicional (pouco interativo).

Além disso, os alunos sentem mais interesse em participar das aulas quando são expostos a um ambiente interativo e no qual eles têm capacidade opinativa. Essa é uma das características de uma escola forte.

O estímulo às interações interpessoais também é um ponto forte da TBL, pois ela faz com que os grupos sejam levados a discutir e debater tanto internamente, quanto com toda a turma e com os professores. Essa é uma situação que, na vida adulta, pode se repetir de várias formas (seja no trabalho, seja na esfera familiar) e a TBL ajuda bastante em situações assim, já que trabalha a capacidade de reflexão e a argumentação estruturada.

Para os professores, a Aprendizagem Baseada em Times também é interessante. Ela permite que o ambiente escolar fique muito mais dinâmico.

Enfim, o processo de assimilação do conhecimento pode acontecer de muitas formas. Muito além do questionamento sobre uma possível metodologia de ensino perfeita, é importante compreender que a Aprendizagem Baseada em Times está há muito tempo sendo aplicada com ótimos resultados. Afinal, é uma maneira de estimular a interação dos estudantes, por meio da análise e da resolução de problemas.

Quer conhecer melhor a Aprendizagem Baseada em Times? Entre em contato conosco! Estamos à disposição para solucionar as suas dúvidas!

Você sabe como ajudar seu filho nas tarefas escolares?Powered by Rock Convert