App para ensinar a ler: 9 aplicativos que ajudam na alfabetização infantil

app para ensinar a ler
7 minutos para ler

Para a geração Z, o smartphone é praticamente uma extensão do corpo. Por ter nascido em um ambiente “multitelas” e com hiperestimulação sensorial, é natural que exagere no tempo que passam no celular ou no tablet. Então, por que não usar isso a favor da educação? Afinal, não faltam aplicativos de Matemática para estudar no celular.

Existem vários programas educativos para smartphones, que visam facilitar a construção de saberes, tanto para a geração Z quanto para várias outras faixas etárias. Isso acontece principalmente por meio da gamificação, que utiliza o conceito de jogos eletrônicos para ensinar algo. No caso da Matemática, há uma série de apps que podem complementar o que é ensinado na sala de aula, facilitando o processo de aprendizagem.

Quer saber mais sobre como aproveitar os aplicativos de Matemática para aprender mais no dia a dia? Acompanhe este artigo e saiba mais!

Vantagens dos aplicativos de Matemática

O uso de aplicativos educativos para complementar o ensino da Matemática traz uma série de benefícios para os alunos. A seguir, conheça as principais vantagens de usar plataformas digitais para aprender mais sobre lógica, números e cálculos!

Resolução de problemas

Os apps de matemática estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico e o pensamento computacional por meio da resolução de problemas. Isso permite que essa importante competência seja trabalhada desde cedo, contribuindo para a maturação do cérebro infantil.

Contextualização

Um dos maiores benefícios dos apps de matemática é a possibilidade de contextualizar o que é ensinado em aula. Esse processo de contextualização é uma grande tendência da educação moderna. 

Os apps permitem, por exemplo, que a criança veja como as operações matemáticas são utilizadas no dia a dia, em que situações é importante saber conceitos de geometria e o entendimento de como as frações podem facilitar sua rotina. Tudo isso contribui para a fixação de conceitos matemáticos.

Desenvolvimento socioemocional

Os aplicativos também favorecem o desenvolvimento das competências socioemocionais, como a autonomia nos estudos, a capacidade de tomar decisões assertivas e até mesmo a resiliência. Isso porque, os usuários precisam passar por uma etapa para chegar à próxima. 

Além disso, a interação com a família nesses momentos de estudo proporciona experiências muito significativas para a formação das crianças. Desse modo, é possível transformar o período de aprendizado em um tempo de qualidade entre pais e filhos.

Principais aplicativos de Matemática para usar no dia a dia

Para aproveitar a transformação digital a favor do aprendizado, confira uma lista com 9 apps de Matemática disponíveis nas principais plataformas, para que você possa escolher os mais adequados para seus filhos em diferentes fases escolares

  1. Photomath 

O Photomath é um dos aplicativos educativos mais populares atualmente, com milhões de downloads. É indicado para crianças a partir dos quatro anos de idade, mas também pode ser uma ferramenta muito importante para adolescentes que estão se preparando para vestibulares, como o ENEM.

O app permite digitalizar páginas com problemas matemáticos impressos ou escritos à mão. Em seguida, ele decompõe o exercício mostrando todo o passo a passo da resolução, reforçando o aprendizado e ampliando a compreensão do aluno. (Disponível para Android e iOS)

  1. Toon Math

Voltado para o público infantil, o Toon Math se volta para a diversão como ferramenta de ensino. O jogo é repleto de aventura e conta com personagens que foram sequestrados e conduzidos para a Cidade do Halloween. Para salvar a todos, o jogador precisa resolver uma sequência de desafios matemáticos. 

Totalmente adequado para crianças, o jogo traz uma temática leve e operações matemáticas simples, como subtração, adição, multiplicação e divisão. (Disponível para Android e iOS)

  1. Panda Matemática

Voltado para os adolescentes, o Panda Matemática é uma ótima opção para revisar conteúdo para os vestibulares, como o ENEM. O app traz videoaulas, fichas de resumo disponíveis para download e uma extensa lista de exercícios práticos, cobrindo temas como: 

  • Aritmética;
  • Álgebra;
  • Análise Combinatória;
  • Geometria;
  • Probabilidade;
  • Progressões etc. (Disponível para Android)
  1. WolframAlpha 

É um app pago, mas vale o investimento. O maior diferencial do WolframAlpha é a forma de contextualizar os exercícios matemáticos. 

O app conta com uma vasta base de dados e usa algoritmos e inteligência artificial para buscar questões relacionadas aos mais diversos temas. Dessa maneira, o usuário pode solucionar problemas matemáticos que abordam ciência, tecnologia, cultura, cotidiano e sociedade, entre muitas outras opções. 

Além disso, o WolframAlpha investe na interdisciplinaridade, fazendo conexões entre a Matemática, a Física e a Química. (Disponível para Android, iOS e Windows Phone)

  1. Rei da Matemática

Esse aplicativo nacional, com versões gratuitas e pagas, traz uma abordagem lúdica e divertida da Matemática. Trata-se de um jogo em que as pessoas moram em um reino, cujos desenvolvimentos pessoal e do ambiente ao redor dependem da resolução de uma série de desafios matemáticos.

O Rei da Matemática é uma boa pedida para crianças que enfrentam dificuldades nesse componente curricular, trazendo questões aritméticas de adição, subtração, raízes e frações, entre outras. (Disponível para Android e iOS)

  1. Tindin 

O Tindin é um aplicativo de educação financeira para crianças e adolescentes, que ensina Matemática de forma prática e contextualizada.

Com um visual atrativo e elementos lúdicos, o app utiliza uma carteira digital, na qual a criança recebe “mesada” dos pais e cumpre tarefas para desenvolver responsabilidade financeira. Ideal para crianças a partir dos 4 anos. (Disponível para Android e iOS)

  1. Lumosity 

Lumosity é um aplicativo focado em desenvolver a atenção e a memória, com mais de 25 jogos envolvendo a Matemática. Cada um deles trabalha com diferentes áreas do cérebro e se adapta ao desempenho dos usuários, desafiando-os de forma contínua. 

Além de abordar problemas matemáticos, o app ajuda a melhorar a concentração dos seus usuários. (Disponível para Android e iOS)

  1. RevisApp 

O RevisApp é um aplicativo voltado para adolescentes que estão se preparando para os exames vestibulares. Ele oferece fichas de resumo organizadas sobre os principais temas do Ensino Médio, incluindo Matemática, com destaque para imagens e gráficos.

Embora não contenha exercícios, é ideal para revisar conceitos e resgatar fórmulas, envolvendo tópicos como: Fatoração, Logaritmos e Funções Trigonométricas. 

O app permite criar anotações e possui gamificação, na qual o usuário ganha pontos e desbloqueia conquistas à medida que revisa os resumos. (Disponível para Android e iOS)

  1. Math Learner 

Math Learner é um app para iPhone com mais de 500 exercícios de Matemática, indicado para crianças a partir de 4 anos. As lições vão desde cálculos básicos, envolvendo somas e subtrações, até conceitos mais avançados. 

O app permite desenhar as respostas na tela e ajuda as crianças a praticarem a escrita dos números, sendo útil para ajudar na discalculia. O progresso é registrado e, ao avançar nos níveis, elas podem conquistar medalhas. (Disponível para iOS)

Como vimos, alguns aplicativos de Matemática podem transformar a aprendizagem em uma diversão lúdica, envolvente e desafiadora. Não deixe de adotar esses recursos para turbinar o aprendizado de seus filhos e trazer mais leveza à sua rotina de estudos.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar o post com seus amigos e continue aprendendo sobre assuntos ligados à área de Educação, é só nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Você também pode gostar