5 aplicativos que podem ajudar nos estudos

5 aplicativos que podem ajudar nos estudos

A tecnologia é uma importante aliada do aprendizado. Por isso, os aplicativos de estudo podem otimizar muito a rotina de pesquisas e contribuir para uma melhor concentração no processo de obtenção do conhecimento. 

Assim como é benéfico o uso da tecnologia na sala de aula, ela também pode ser explorada de maneira muito positiva fora do âmbito escolar. O segredo para isso é conhecer quais são os aplicativos de estudo que se encaixam no perfil e na faixa etária do aluno.

Parece interessante? Saiba que é. Por isso, separamos uma seleção com 5 aplicativos de estudo, apresentando desde ferramentas para organização e apoio nas pesquisas, até orientações para manter o foco durante o ensino. Confira!

Aplicativos de estudo: entenda como eles estão revolucionando o aprendizado

A ideia de enfrentar horas de estudo em uma biblioteca, em meio a livros, folhas de caderno e um relógio, já não faz mais parte da rotina escolar. O ensino ganhou um novo formato, e muito disso aconteceu por causa da tecnologia.

Encontrar o equilíbrio entre os estímulos externos e o aprendizado tradicional pode ser um desafio, mas é necessário. Ainda assim, o contexto atual mostra que pode ser muito proveitoso utilizar gadgets e outras ferramentas digitais como auxiliares no estudo.

Tecnologia: confira apps que podem ajudar na rotina de estudos

Os aplicativos de estudo são aliados importantes para quem deseja ter uma rotina muito mais organizada e produtiva. Mesmo que alguns desses aplicativos precisem de um investimento, existem vários disponíveis que podem ser utilizados (ou testados) no formato gratuito com sucesso.

Veja alguns deles.

1. Trello

O Trello é uma conhecida ferramenta de organização e gerenciamento de projetos. Um dos pontos fortes dele é a fácil visualização das tarefas, que podem ser agrupadas por prioridade ou área.

Pensando em aplicativos de estudo, o Trello funciona muito bem para quem quer um espaço para segmentar as necessidades de atenção por disciplina ou área do conhecimento. Tudo isso, claro, de maneira customizada, na forma de áreas, listas e cartões. É possível até mesmo organizar as ideias para criar mapas mentais.

Além disso, a interface do Trello faz com que seja possível adicionar à ferramenta inúmeros anexos, links, prazos para a finalização de tarefas ou mesmo anotações. Ou seja, uma ótima opção para gerenciamento de rotina.

Outro ponto positivo é a possibilidade de trabalhar em equipe. Isso faz com que o Trello seja um aplicativo de estudo muito interessante para quem precisa atuar em projetos, seja na vida pessoal, seja na escola.

Ele é gratuito, mas também pode ser utilizado na versão paga, que permite uma maior personalização da área de trabalho, assim como a opção para salvar arquivos maiores.

2. QuizUp

Quem quer passar no vestibular direto não precisa estudar apenas por meio de livros. Existem também outras opções divertidas e dinâmicas para adquirir e testar os conhecimentos. Uma delas é o QuizUp.

O QuizUp é um aplicativo de estudos que possibilita você se testar continuamente. É um jogo de perguntas e respostas que conecta pessoas de todo o mundo, por meio de interesses compartilhados.

Para começar a usá-lo, é necessário baixar o app, fazer um cadastro, escolher áreas de interesse e se conectar com as comunidades.

Além disso, também é possível criar o seu próprio quiz e desafiar os amigos e colegas. Ou seja, ele permite uma total interação, além de ser muito interessante para o jovem que deseja desenvolver habilidades comportamentais.

Com a ajuda do QuizUp, os pais também podem colaborar com os estudos dos filhos enquanto se divertem e testam os conhecimentos.

3. Issuu

Sabe aquele assunto que precisa de um pouco mais de aprofundamento com a ajuda de pesquisas? A plataforma de publicações Issuu pode ajudar bastante.

Esse não é apenas um aplicativo de estudos, é também uma ferramenta para entretenimento e leitura. Por meio do Issuu, inúmeras publicações podem ser transformadas em revistas ou brochuras digitais. Isso permite o compartilhamento das informações de forma muito simples — e pode ser utilizado ainda para ler livros.

Essa também é uma ferramenta muito interessante para quem deseja testar o seu conhecimento em outras línguas.

4. Duolingo

Falando em aprender línguas estrangeiras, o Duolingo é uma plataforma de idiomas muito interessante para quem está mirando a fluência no inglês, espanhol, entre outros.

A abordagem do aplicativo de estudos é bem leve e intuitiva. As lições são apresentadas no formato de jogo, permitindo uma experiência leve e interativa.

Outro ponto interessante é que o Duolingo emprega a gamificação como uma forma de engajar o estudante, que pode também desenvolver suas habilidades em idiomas como: o alemão, o francês, o italiano, entre outros.

O seu uso é gratuito, ou seja, não existem motivos para não testar e conhecer um pouco da inteligência artificial aplicada no ensino de línguas.

5. Focus To-Do

Para quem busca aprimorar as habilidades de concentração, a fim de potencializar o aprendizado, existe um aplicativo de estudos que aplica a técnica Pomodoro como base. É o Focus To-Do.

A técnica Pomodoro é muito conhecida e nada recente. Foi criada no final dos anos 80 por um estudante que queria ter mais produtividade na rotina de aprendizado.

O objetivo é eliminar os estímulos externos e minimizar o impacto negativo das pausas e distrações, que prejudicam tanto a concentração, quanto a agenda de estudos.

Mas como funciona? É muito simples. Esse método propõe estudar por uma jornada de 25 a 30 minutos, alternados com intervalos de 5 minutos. E a cada 4 períodos longos, você deve fazer uma pausa igualmente longa, com duração de 20 minutos.

O aplicativo Focus To-Do permite que você acompanhe a sua eficiência por meio de um cronômetro que ajuda a entender quantas horas por dia de concentração está conseguindo. É ideal para ser combinada com outras técnicas para estudar.

Ao final, é possível gerar relatórios, lembretes e tarefas que devem ser cumpridas na jornada. Isso faz com que esse seja um ótimo aplicativo de estudos que combina uma abordagem tradicional com tecnologia.

Esses 5 aplicativos de estudos podem ser úteis para várias áreas do aprendizado e da conquista de conhecimento. São ferramentas feitas para potencializar a concentração e deixar a rotina muito mais leve e produtiva.

Agora que você já sabe que existem aplicativos de estudo muito vantajosos, que tal entender mais sobre os impactos do videogame no desenvolvimento infantil? Aproveite!