10 animações para crianças que você precisa conhecer

animação para crianças
7 minutos para ler
Qual atividade extracurricular é a cara do seu filho?

Quem tem crianças em casa conhece a dificuldade de apresentar a elas ensinamentos de vida de uma forma compreensível e compatível com a sua pouca idade. Por isso, o universo audiovisual se empenha cada vez mais para entregar animações infantis carregadas de mensagens poderosas e importantes.

Confira, na lista que preparamos, 10 filmes infantis, e de que forma uma animação para crianças pode ajudar a desenvolver o pensamento crítico, o autoconhecimento, a empatia e muitas outras habilidades na infância.

1. A canção do oceano

Sob a direção de Tomm Moore, o filme, inspirado em lendas escocesas e irlandesas, conta a história de dois irmãos, Ben e Saoirse, que precisam se mudar após a morte de sua mãe. Quando descobrem que a pequena Saoirse é a última descendente dos Selkies, um povo capaz de se transformar em foca, o destino de suas vidas muda completamente.

O longa é um exemplo forte e profundo da importância dos laços afetivos, não só entre a família, mas também entre amigos (tanto os que andam sobre dois pés, quanto os de quatro patas).

2. Divertida mente

A bela animação para crianças da Pixar conta a história de Riley, uma garotinha que precisou lidar com muitas emoções, em especial, com a tristeza, quando teve que se mudar e viu sua vida virar de cabeça para baixo.

O filme é uma excelente oportunidade de conversar sobre assuntos mais delicados com as crianças, como a depressão, e de mostrar que tudo bem ficar triste, às vezes. Basta conhecer a importância do equilíbrio emocional.

3. Kiriku e a feiticeira

Kiriku é uma criança um pouco diferente das outras. Desde o seu nascimento, o pequeno já falava e tinha habilidades bastante incomuns para a sua idade. Tinha, também, um destino traçado: salvar seu vilarejo das malevolências da feiticeira Karabá, que secou a fonte de água da aldeia e engoliu todos os que haviam tentado detê-la até então.

A obra, baseada no folclore do oeste africano, reforça valores como a coragem. É, ainda, uma excelente fonte de conhecimentos sobre uma cultura tão pouco explorada.

4. Zootopia: essa cidade é o bicho

Zootopia, uma animação da Disney que quebrou muitos paradigmas, acompanha a saga da coelhinha Judy, que sempre sonhou em ser policial, entre pessoas que não a enxergavam nesse papel.

A história reflete muito da nossa sociedade atual; por isso, Zootopia carrega uma mensagem importante: não existem papeis preestabelecidos. Com coragem e determinação para correr atrás dos próprios sonhos, qualquer um pode ser aquilo que tiver vontade.

5. As aventuras de Azur e Asmar

Na trama de Michel Ocelot, a árabe Jenane, mãe de Asmar, que herdou sua pele e olhos escuros, é também a ama de leite de Azur, uma criança loira de olhos claros, de quem é babá. Jenane compartilhava com as crianças histórias mágicas sobre a fada dos Djinns, que quando fosse libertada, ajudaria aquelas pessoas a encontrarem o amor.

Os garotos, separados quando o pai de Azur expulsou Jenane e Asmar do castelo, se reencontram na vida adulta como rivais. Porém, têm um objetivo em comum: encontrar a fada dos Djinns e descobrir se as histórias eram reais.

As aventuras de Azur e Asmar levantam discussões a respeito da diversidade entre povos, das diferenças sociais e de preconceitos, temas importantes a serem tratados com os jovens.

6. Wall-E

Em 2009, Wall-E foi premiado com o Oscar de Melhor Filme de Animação. A história é sobre uma realidade futurista, em que a Terra precisou ser abandonada, após anos de destruição humana.

O filme pode ser considerado bastante realista, quando observada a vida atual. Por isso, é fundamental discutir a importância de se preservar a natureza com os pequenos; afinal, trata-se do futuro deles.

7. O Fantástico Sr. Raposo

Baseado no livro de Roald Dahl, que também deu vida à Fantástica Fábrica de Chocolates, o filme de Wes Andersen narra os desafios do Sr. Raposo. A personagem se viu obrigada a reprimir seus instintos de ladrão de galinhas, quando sua esposa engravidou.

Tendo se mudado para uma vizinhança rodeada de fazendas, Sr. Raposo não consegue resistir à tentação, e comete alguns delitos às escondidas. Contudo, sua rebeldia pode colocar em perigo a segurança daqueles que ama.

A animação para os pequenos e os adultos, toda feita em stop motion, foca um universo mais maduro. Por isso, é um prato cheio para discutir com pré-adolescentes questões como a vida em sociedade e os princípios de moral e ética para crianças.

8. Toy Story 3

Para quem tem filhos entrando na pré-adolescência, essa é mais uma animação da Pixar que vale a pena assistir. A trama é a terceira sequência dos filmes que contam o relacionamento de Andy com os seus brinquedos, que ganham vida quando ninguém está olhando.

Dessa vez, Andy vai para a faculdade e precisa abandonar seus amigos, que o acompanharam durante toda a infância. A passagem por fases, que já é difícil para os adultos, é um desafio ainda maior para as crianças. Toy Story 3 ajuda a mostrar que, apesar de difícil, deixar a infância para trás é uma oportunidade de se abrir para o novo.

9. Uma viagem ao mundo das fábulas

Tomm Moore, mais uma vez, marca presença nesta lista de animações para crianças. Dessa vez, conta a história de Brendon, um jovem de 12 anos que vive em uma vila irlandesa medieval ameaçada de invasão pelos povos bárbaros.

Ele recebe a missão de finalizar o Livro de Kells, um item cheio de mistérios que abriga os segredos do povo do vilarejo. Ao longo de sua missão, Brendon descobre muitas coisas a respeito do lugar onde vive e de si próprio.

O filme é uma fonte inesgotável de construção de conhecimentos, uma vez que aborda temas relacionados à religião e à história medieval.

10. O conto da princesa Kaguya

O filme japonês é uma produção do Studio Ghibli. Conta a história de Kaguya, que era um bebê, quando foi encontrada por camponeses, e se descobre uma princesa na vida adulta. A partir daí, passa a ser tratada como parte da realeza, mas se mostra muito insatisfeita com seu destino e decide se rebelar contra o sistema em que estava inserida.

Muito importante, principalmente, para meninas, mas carregando uma mensagem que precisa ser compreendida por todos os gêneros, o filme O conto da princesa Kaguya mostra que mulheres podem ser independentes e lutar contra sistemas tradicionais mais rígidos.

A prática de assistir e discutir com os filhos uma animação para crianças, como as apresentadas, é fundamental não só para desenvolver os mais diversos tipos de pensamento dos pequenos, como especificamente o pensamento crítico. É também uma excelente oportunidade de criar uma rotina capaz de aproximar a família e manter bons hábitos — e isso vale para crianças e adultos.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre as animações apresentadas e o seu potencial, confira também 8 filmes infantis que incentivam o estudo e estimulam a criatividade!

Você também pode gostar