Como a ajuda no dever de casa ajuda no desenvolvimento das crianças?

ajuda no dever de casa
6 minutos para ler

O dever de casa faz parte da rotina escolar, sendo fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Mas para que ele renda bons frutos, a parceria entre escola e família deve acontecer.

Dar apoio aos filhos no dever de casa é muito importante, mas isso não significa fazer a tarefa no lugar do seu filho, é claro. Essa atitude impede que a criança aprenda o conteúdo, além de que sua autoconfiança é abalada: ela pode pensar que não tem capacidade para realizar a lição. Assim, a ajuda da família nessa hora diz respeito ao auxílio e ao incentivo dados ao pequeno, e não a resolver as questões por ele.

Mas, e quando os pais têm uma rotina corrida? Como conciliar os compromissos com a ajuda no dever de casa dos filhos? Será que isso é mesmo tão importante? Para que você entenda melhor sobre o assunto e tire essas dúvidas, preparamos este texto. Continue a leitura!

Qual é a importância de ajudar as crianças no dever de casa?

A escola representa um poderoso ambiente de aprendizagem. Além de contar com projetos pedagógicos preparados por especialistas, educadores capacitados e materiais adequados, é ali que a criança tem a socialização — com seus pares e com seus professores — tão rica para a construção do seu conhecimento.

No entanto, esse ambiente não tira a importância da educação em casa. O melhor aproveitamento dos estudantes depende da parceria entre a família e a escola. Isso porque o processo de ensino-aprendizagem continua fora da sala de aula: com as vivências cotidianas, músicas e filmes que complementam a matéria escolar e, é claro, o dever de casa.

As lições que são passadas para os pequenos são fundamentais para a consolidação e expansão do aprendizado. Agora, se a criança faz a atividade sozinha, ela aproveita muito menos do que poderia. Afinal, quando há a interação com os pais, há uma troca de conhecimentos muito rica.

Isso sem contar que o momento de realizar a tarefa contribui para a integração da família, já que funciona também como um reforço de laços afetivos e aproximação dos pais com o universo infantil e a vida escolar dos filhos.

Na Educação Infantil, a participação dos pais também é necessária, porque a criança precisa de ajuda para ler e compreender instruções. Alguns anos mais tarde, mesmo que seu filho consiga realizar a atividade sozinho, é importante que você:

  • verifique regulamente se as lições estão sendo feitas e reforce essa responsabilidade;
  • confira se a atividade foi realizada com empenho, auxiliando em qualquer dificuldade;
  • incentive seus filhos, elogiando seu esforço e motivando seu progresso.

Como conciliar esse suporte com uma rotina corrida?

Se você precisa conciliar a ajuda no dever de casa com um trabalho fora, o tempo disponível pode ser mais apertado. Mas temos uma boa notícia: seguindo algumas dicas de organização, é possível reservar pelo menos alguns minutos por dia para acompanhar a vida escolar das crianças. Veja só!

Entenda a rotina doméstica

O primeiro passo é conhecer bem a rotina de todos em casa. Pegue papel e caneta e anote os principais horários de cada um. Assim, você poderá entender melhor quais são as janelas mais tranquilas para se dedicar a acompanhar as tarefas dos seus filhos e como alguns afazeres podem ser reorganizados para otimizar sua semana.

Divida as responsabilidades em família

Se os pais da criança moram juntos, é fundamental que as responsabilidades sejam divididas para evitar a sobrecarga de um dos dois. Por exemplo, é legal revezar quem leva e busca o filho na escola, quem acompanha a hora das lições, quem faz o preparo das refeições etc.

Caso essa não seja a sua realidade, aposte em cronogramas para organizar ainda mais o seu tempo durante a semana, com dias fixos para cada afazer. Além disso, dependendo da idade do seu filho, é possível incluí-lo nesse planejamento, delegando algumas atividades domésticas para ele. Isso é muito benéfico para o desenvolvimento da responsabilidade desde cedo.

Defina um horário fixo para os deveres escolares

Em seguida, defina um horário fixo para apoiar seu filho na realização das atividades. Esse passo é muito importante, já que transforma o apoio no dever de casa em um compromisso compartilhado. A depender da quantidade de lições que seu filho tem, 20 ou 30 minutos podem já ser o suficiente.

Tenha um método de gestão de tempo

Para que as dicas anteriores deem resultados, é preciso ter algum método de gestão de tempo para manter a organização e a produtividade. Uma dica clássica é usar agendas ou planners para anotar os compromissos do dia: visualizar os afazeres é essencial para ter motivação e dar conta do planejamento, não deixando os compromissos se acumularem.

O que fazer para tornar a lição de casa mais produtiva?

Agora que você entendeu a importância de ajudar os pequenos durante as lições e conferiu algumas dicas para encaixar esse momento na sua rotina, é hora de pensar em como tornar a lição mais produtiva. Afinal, como você pode apoiar seu filho? Anote aí algumas informações importantes!

Auxilie sem tirar a autonomia da criança

Essa é a dica mais importante: os pais não devem tirar a responsabilidade da criança na realização da tarefa. A família deve orientar e apoiar, dando pistas, incentivando, esclarecendo dúvidas, dando exemplos etc. É importante ter paciência e deixar a criança primeiramente tentar sozinha resolver suas atividades de casa.

Crie um cantinho de estudos apropriado

Um espaço adequado para os estudos faz bastante diferença na motivação dos pequenos e os ajuda a encarar essa tarefa com mais seriedade. Outro ponto positivo é que as distrações são reduzidas, o que melhora a capacidade de concentração.

Acompanhe as devolutivas dos professores

Por fim, esteja sempre de olho nas devolutivas dos professores. Quando uma lição é corrigida, veja as observações deixadas e reforce isso junto ao seu filho. As correções também ajudam os pais a se certificarem que os filhos tenham entendido seus erros e acertos.

O apoio no dever de casa dos filhos faz toda a diferença, assim como contar com uma boa escola. Aqui na Escola SEB, garantimos uma educação de qualidade e pautada em valores humanos, pois entendemos que a formação dos pequenos vai além de uma base pedagógica sólida e envolve aspectos socioemocionais importantes para a construção de uma sociedade melhor.

Então, entre em contato com a escola SEB mais perto de você para conhecer melhor nossos diferenciais!

Você também pode gostar