filmes infantis

10 filmes infantis que incentivam o estudo e estimulam a criatividade

Qual atividade extracurricular é a cara do seu filho?

Repleto de cores, cenários e personagens tão inusitados quanto fantásticos; assim é o universo pelas lentes dos desenhos animados e filmes infantis. Engana-se, no entanto, quem pensa que esses produtos têm apenas o potencial de entreter a criançada: é possível também usar os filmes para Educação Infantil.

Muitas dessas histórias são escritas e dramatizadas para despertar no público infantil traços como empatia, criatividade, consciência ambiental e respeito pelo que é diferente. Elas estimulam a imaginação dos pequenos, semeiam ideias e aguçam a curiosidade sobre questões relevantes na atualidade por meio de uma linguagem acessível e divertida.

Neste texto, trazemos dicas valiosas de filmes educativos e também comentamos um pouco sobre os benefícios da sétima arte para os pequenos. Acompanhe!

Confira 10 dicas de ótimos filmes para Educação Infantil

Reserve algumas horas, prepare um lanchinho gostoso, pule no sofá e mergulhe nessas 10 aventuras com os pequenos!

1. Nausicaä do Vale do Vento

Nausicaä do Vale do Vento é uma animação do diretor japonês Hayao Miyazaki, coordenador do Studio Ghibli e responsável por outras obras-primas como A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke e Meu Vizinho Totoro. O filme narra uma série de eventos que ocorrem após o ecossistema da Terra ter sido destruído pela ganância do homem.

A personagem principal é uma das sobreviventes da tragédia e investiga uma misteriosa vegetação, conhecida como Mar de Corrupção, que se prolifera pela superfície do globo. Ela é tóxica para seres humanos, apesar de conter muitas formas de vida em seu interior.

Como aborda essa relação de codependência entre a humanidade e o espaço em que habita, é uma ótima ferramenta para despertar a percepção infantil para a importância da natureza e os problemas ambientais com os quais já começamos a lidar.

2. Wall-E

Wall-E é um clássico que, desde seu lançamento, encanta adultos e crianças. O longa-metragem é uma animação da Pixar que, assim como Nausicaä, ilustra um futuro distópico e aborda questões como a destruição da flora e da fauna terrestre e a dependência da humanidade em relação ao uso de tecnologia.

A história é mostrada a partir do ponto de vista de dois robôs, já que a população de humanos restante vive em uma estação espacial. Wall-E é o carismático robozinho responsável por organizar o lixo que cobre o planeta, enquanto Eva tem a missão de localizar uma forma de vida orgânica em meio a pilhas e pilhas de entulho.

Entre tantas reflexões importantes, o filme também mostra de uma forma muito lúdica as consequências da falta de atividades físicas. Com um final profundamente tocante e uma mensagem poderosa, o filme é obrigatório no repertório de projetos familiares.

3. As Aventuras do Avião Vermelho

As Aventuras do Avião Vermelho é uma criativa produção brasileira que conta com a direção de Frederico Pinto e José Maia, baseada no livro homônimo de Érico Veríssimo. O enredo retrata a vida problemática do solitário Fernandinho após a morte de sua mãe.

O garoto embarca em uma aventura muito rica e imaginativa após ganhar do pai um livro que tem como personagem central o Capitão Tormenta. Com seu avião vermelho, Fernandinho visita lugares como a Lua, a Rússia, a China e a Índia, passando até pelo fundo do mar. Ao longo da jornada, ele vai descobrindo a importância da leitura e de se conectar com outras pessoas.

4. O Mundo dos Pequeninos

Adaptado da obra de Mary Norton, The Borrowers, a animação japonesa — também do Studio Ghibli — retrata uma família de pequenos seres, que, exceto por sua altura diminuta, muito se parecem com os humanos.

A protagonista, Arietty, luta com insetos, usa um grampo de roupas para prender o cabelo e, eventualmente, estabelece uma amizade com Sho, um garoto humano e doente que descobre sua existência por acidente. Trata-se de um enredo que aborda de maneira sensível nossa capacidade de aceitar e conviver com o diferente.

5. O Grilo Feliz

O Grilo Feliz é uma animação brasileira dirigida por Walbercy Ribas e ambientada na Floresta Amazônica, apresentando um sábio e talentoso grilo como protagonista. O Grilo é músico e compõe melodias para a estrela mais brilhante do céu, a Estrela Linda.

Com a chegada de Maledeto, um terrível lagarto que sequestra a companheira de Grilo e oprime o povo da floresta, o herói precisa encontrar uma maneira de resgatar sua amada. Trata-se de uma fábula com um enredo simples de acompanhar e bastante sensível!

6. O Menino e o Mundo

A animação O Menino e o Mundo, escrita e dirigida por Alê Abreu e feita em 2D, ganhou diversos prêmios e reconhecimento internacional por sua forma criativa de narrar a história de um menino em busca de seu pai. Tudo no filme é magnífico: as cores, os traços, a música e a própria percepção inocente que o menino tem do mundo ao longo de sua jornada.

A mensagem que o filme carrega consigo é impactante, sendo ao mesmo tempo uma reflexão sobre a vida globalizada e contemporânea e uma homenagem à esperança de um mundo melhor.

7. Uma Aventura Lego

Uma Aventura Lego, primeiro longa-metragem da marca de brinquedos, narra a história de um boneco comum nas caixas de Lego que, de repente, recebe a missão de salvar o universo em que vive. Tudo começa quando ele descobre uma profecia que o eleva à categoria de herói.

Emmet possui dois companheiros, Megaestilo e Vitruvius, mas é também ajudado por famosos personagens como Harry Potter, Lanterna Verde e Mulher-Maravilha. É uma animação divertida, especialmente para crianças que têm as pecinhas de montar entre seus brinquedos favoritos.

8. Ratatouille

Outra produção da Pixar, Ratatouille recebeu muitos prêmios e nomeações, o que inclui um Oscar de melhor animação em 2007. O longa acompanha a trajetória de Remy, um ratinho com habilidades culinárias extraordinárias, até se tornar um grande chef. Ao longo do caminho, ele estabelece uma parceria com Linguini, um desastrado ajudante de cozinha.

A lógica do filme (um rato cozinhando) desafia o senso comum e entrega a bela e poderosa noção de que as origens de alguém, por mais humildes que sejam, não o impedem de alcançar a excelência, o sucesso e a genialidade.

9. A Bailarina

Neste longa, acompanhamos Félicie Milliner, uma pequena órfã francesa que sonha em se tornar bailarina. Ela e seu amigo Victor, um engenhoso inventor-mirim, percorrem a trama de A Bailarina superando dificuldades para buscar seus sonhos.

conheca-as-escolas-seb

Os personagens carismáticos e ingênuos da animação passam a bela mensagem da esperança. Com eles, os pequenos aprendem que tudo é possível quando temos aquele brilho nos olhos para perseguir nossos objetivos, por mais inacessíveis que eles possam parecer.

10. Procurando Nemo

O aclamadíssimo Procurando Nemo é outro filme da Pixar que encanta crianças e adultos. Na história, vemos o pequeno peixe-palhaço, Nemo, viver as mais inesperadas aventuras depois de ser capturado por um mergulhador.

Enquanto isso, seu pai, Marlin, percorre o oceano para trazer o filho para casa. Em meio à sua jornada, ele conhece Dory, a peixinha com problemas de memória, um coração imenso e muita atitude positiva, tão carismática que se tornou protagonista da continuação da trama, o Procurando Dory.

Além do humor certeiro, do visual belíssimo e da trama envolvente, a animação nos relembra da força do amor da família e dos amigos, sem contar nas emocionantes demonstrações de coragem de Marlin ao enfrentar seus maiores medos para resgatar o filho. Uma bela pedida para rir e se emocionar com os pequenos!

Entenda os benefícios do cinema para as crianças

Agora que você já tem uma lista com títulos incríveis para curtir em família, que tal conferir os benefícios da sétima arte para o desenvolvimento das crianças? Veja só alguns deles.

Permite a ampliação do repertório cultural

Os filmes são uma janela para o mundo. Da mesma forma que a literatura infantil, a sétima arte pode ser o meio pelo qual as crianças têm contato com diferentes realidades, culturas e pontos de vista. Isso é muito significativo para a ampliação do repertório cultural dos pequenos.

Essa viagem por vários lugares do mundo — e até pelo fundo do mar — anda lado a lado com o desenvolvimento de uma maior sensibilidade à diversidade. Assim, seu filho trabalha desde cedo o respeito à diferença e aprende o valor da variedade cultural.

Ajuda a ampliar o vocabulário

Especialmente na primeira infância, as crianças estão com o desenvolvimento linguístico a todo vapor. Por isso, as animações são um bom instrumento de ampliação do vocabulário. Mesmo nós, adultos, estamos sempre aprendendo palavras novas com nossos filmes e séries preferidos, não é?

Essa característica também pode ser aproveitada para otimizar o aprendizado de uma segunda língua. Experimente assistir os filmes em inglês: toda a informação visual ajuda os pequenos a depreender o sentido das palavras e assimilá-las de forma muito natural.

Mesmo que não entendam tudo, a imersão no idioma é, por si só, excelente para o aprendizado e para a motivação. Afinal, as crianças podem sentir mais curiosidade pela língua inglesa ao ver seus personagens preferidos falando por meio dela.

Favorece o desenvolvimento socioemocional

Qualquer história — seja a dos filmes, a dos livros ou até mesmo aquelas de família, contadas pelo avô e pela avó — tem o poder de desenvolver uma das mais importantes competências socioemocionais: a empatia. Ao ouvir as situações pelas quais passam os personagens e, sobretudo, suas emoções em relação a elas, as crianças começam a se colocar em seus lugares.

Isso é natural, afinal, uma história bem-contada quase sempre nos leva a experimentar os sentimentos dos personagens. Aos poucos, isso ajuda os pequenos a terem mais sensibilidade em relação às experiências de outras pessoas, uma característica fundamental nas interações sociais.

O processo é potencializado pelo fato de quase todos os protagonistas dos filmes que recomendamos serem crianças. Isso facilita a identificação do seu filho com os personagens e, consequentemente, com as emoções transmitidas.

Auxilia na formação do senso crítico

Os filmes também são ótimos para auxiliar no desenvolvimento do senso crítico. Essa característica é muito importante na formação de cidadãos e da geração responsável pela sociedade do futuro. Em resumo, trata-se da habilidade de refletir sobre as informações, sem aceitar cegamente opiniões formadas.

As crianças já são questionadoras críticas por natureza: quem nunca se deparou com uma pergunta inusitada sobre algo que nunca refletimos, já que nos parecia tão “evidente”? O contato com diferentes realidades e experiências ajuda a estimular essa habilidade, pois mostra para a criança que sempre há mais de uma possibilidade e ponto de vista em jogo.

Estimula a criatividade

Já ouviu o velho ditado de que “nada se cria, tudo se copia”? Ele faz sentido, pois ser criativo não significa imaginar coisas do zero, mas sim olhar para um conjunto de referências e buscar por uma forma diferente de representá-las, de recriá-las.

Nas atividades artísticas, por exemplo, consideradas o lar da criatividade, existe o importante conceito de mimesis, termo grego que diz respeito à capacidade do homem de imitar a realidade por meio de uma representação artística. Na nossa vida prática, não é diferente: ter criatividade é saber usar e reorganizar de forma inovadora elementos de nossas referências.

Nesse sentido, assistir filmes com os pequenos é excelente para que eles tenham mais repertório artístico e cultural. Esse é o caminho para formar pessoas mais criativas, pois quanto mais ampla é a nossa visão de mundo, mais material temos para fazer associações diferentes e encontrar soluções novas para problemas e situações.

Diverte a família toda

Por fim, o benefício mais básico e, também, um dos mais importantes dos filmes infantis é que eles são diversão garantida. Por meio deles, a família pode desfrutar de momentos deliciosos de interação, o que fortalece laços e reforça a conexão afetiva, o mais importante instrumento da Educação Infantil pela perspectiva da disciplina positiva.

Descubra a mágica dos filmes infantis

Ao contrário do que muitos supõem, a mágica de um filme infantil não depende de seus recursos tecnológicos e nem do alcance de seu estúdio produtor, mas sim da criatividade com que a história é narrada e da mensagem que ela transmite.

As animações listadas aqui vão muito além de suas propostas técnicas e estilísticas: elas são verdadeiros convites à reflexão a respeito do ser humano e de sua relação com outras espécies e com o planeta. Desse modo, são recursos lúdicos muito bem-vindos para a formação das crianças.

Depois dessa leitura, você viu que é uma ótima ideia usar os filmes para Educação Infantil, não é? As animações na tela, os diálogos simples e as músicas animadas são um combo de elementos que diverte os pequenos, ao mesmo tempo em que podem transmitir mensagens muito importantes para o seu desenvolvimento como pessoas.

Gostou de nossas indicações? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!