10 filmes para estudar História que vão ajudar seu filho no vestibular

10 filmes para estudar História que vão ajudar seu filho no vestibular

Não tem como escapar: administrar o tempo entre a diversão e os estudos é um desafio e tanto. Mas você sabia que é mais que possível conciliar ambos? Basta conferir a nossa lista de 10 filmes para estudar História que vão ajudar seu filho no vestibular! Assim, além do conteúdo que eles devem assimilar em sala de aula e das horas complementares, em casa, fazendo exercícios e revendo anotações, eles terão outro reforço. Pronto para contribuir com o aprendizado deles com uma ótima seleção cinematográfica, capaz de entreter e informar? Então prepare o balde de pipoca!

Spartacus (1960)

A megaprodução comandada por Stanley Kubrick deu movimento a imagens até então só presentes nos livros de História. Na trama, o escravo Spartacus comanda uma verdadeira revolução libertária durante o Império Romano, vivenciando dias de glória como gladiador nas arenas do Coliseu.

Por que assistir?

Importante período de estudo da História geral, a Roma Antiga é retratada com a grandiosidade do seu próprio império, ampliando o leque de discussão entre a prática do pão e circo e a corrupção que regia os bastidores políticos da época.

Alexandre (2004)

A história de Alexandre, o Grande é envolta por uma infinidade de lendas e rumores. Mas nesse meio do caminho há um fato inegável: a imensidão de territórios conquistados por ele e seu vasto exército. Sob a ótica do diretor Oliver Stone, o filme resgata o homem e a lenda por trás da trajetória do conquistador Alexandre, que chegou a ter sob sua vigília e ordens 90% do mundo até então conhecido.

Por que assistir?

Por mais que a recepção da crítica não tenha sido das melhores, o longa-metragem inspira a diversidade cultural que existia na Ásia, no Egito e na Grécia à época. Vale para compreender, inclusive, a estética política desses lugares, que era moldada a partir dos desejos de seus conquistadores, ficando refém de seus caprichos.

Lutero (2002)

Avançando alguns milênios, seus filhos podem encontrar em Lutero uma das principais aulas entre os filmes para estudar História que selecionamos. Com Joseph Fiennes no papel que dá nome à película, a obra retrata a fundação da Igreja Luterana, que resistiu bravamente às ideias até então inquestionáveis da igreja católica.

Por que assistir?

O episódio é fundamental em qualquer base de ensino histórica do século XIV. Como fonte de educação, apresenta os rigores da igreja católica em um período em que a instituição mandava e desmandava até mesmo em reis e rainhas.

Tempos modernos (1936)

Presença obrigatória entre os principais filmes de todos os tempos (e não apenas entre os melhores filmes para estudar), Tempos modernos escancara uma franca crítica de Charlie Chaplin à revolução industrial. No filme, Chaplin encarna um operário de uma linha de montagem em uma época em que atitudes sustentáveis ainda eram impensáveis, abordando as consequências desse desenvolvimento pouco salubre ao bem-estar das pessoas.

Por que assistir?

Com o peculiar humor físico de Charlie Chaplin, a trama evidencia um sistema avassalador, focado em lucros e demandas em vez de nas pessoas. É importante para aprofundar os conhecimentos sobre os períodos das 2 primeiras revoluções industriais.

A queda: as últimas horas de Hitler (2004)

A Segunda Guerra Mundial não só costuma ter presença garantida nos vestibulares e provas do ENEM como tem grande destaque entre os principais filmes para estudar! Um deles é a produção alemã A queda, que resgata os últimos dias do ditador alemão Adolf Hitler, refugiado em um bunker à espera de sua iminente derrota na guerra.

Por que assistir?

O registro cinematográfico foca na figura humana de Hitler e, consequentemente, menos em suas conquistas. O foco do filme se concentra nos dias que precedem a rendição dos alemães. De toda forma, é de grande valia para quem deseja conhecer um pouco mais sobre um capítulo pouco explorado dessa ampla (e violenta) parte da história.

Adeus, Lênin (2002)

Com um humor sensível e um apurado senso histórico, Adeus, Lênin atua como um bom complemento para quem está com o livro de História aberto no período da Guerra Fria. A trama se passa em 1989, quando o Muro de Berlim vem abaixo e a mãe de Alex subitamente passa mal. Para evitar fortes emoções no coração fragilizado da mãe, o jovem conta com muita criatividade para fazê-la acreditar que o socialismo ainda vive na União Soviética.

Por que assistir?

O filme trata com delicadeza tanto os rigores do capitalismo quanto os do socialismo, apresentando-os em uma crítica bem-humorada sobre esse período ao mesmo tempo bem dividido e caótico.

O que é isso, companheiro? (1997)

Tendo como inspiração o livro de Fernando Gabeira, o longa-metragem de Bruno Barreto foca em um momento específico da Ditadura Militar no Brasil para discutir esse conturbado período político nacional.

Por que assistir?

A Ditadura está entre as principais temáticas dos vestibulares sobre a História do Brasil. Por isso é que contar com diferentes perspectivas é fundamental para compreender um pouco mais o período, consequentemente tendo mais chances de se sair bem nas provas.

Desmundo (2003)

O período colonial brasileiro ganha contornos artísticos nessa produção, que foca nos primeiros anos após a chegada dos portugueses ao que viria a ser o litoral brasileiro.

Por que assistir?

Baseado na obra homônima de Ana Miranda, o filme é um retrato cru sobre a sociedade européia e a relação dos lusitanos com os costumes e as culturas indígenas, que conseguiram encantar e assombrar igualmente.

A lista de Schindler (1993)

Que as histórias estimulam o desenvolvimento infantil, disso ninguém duvida. Mas o cinema também pode ajudar a estimular a curiosidade e o interesse sobre diversos assuntos, viu? É o o caso d’A lista de Schindler, filme dirigido por Steven Spielberg e baseado na obra de Thomas Keneally sobre um empresário alemão que salvou a vida de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Por que assistir?

Aliada à natural violência de tempos de guerra, a romantização garante uma apreensiva sessão diante da TV e um posterior interesse em saber mais sobre o assunto, que ainda é bem recente nas páginas dos livros de História e nos vestibulares.

Fahrenheit 11 de setembro (2004)

O documentário escolhido para essa lista tem como pano de fundo o desabrochar do século XXI a partir do atentado de 11 de setembro de 2001. No filme, o polêmico diretor Michael Moore investiga o que levou os Estados Unidos a se tornarem o principal alvo de terroristas. Para isso, estabelece uma série de relações, inclusive a do então presidente estadunidense George W. Bush e Osama Bin Laden.

Por que assistir?

O filme desmonta a ideia de que existem mocinhos e vilões nessa guerra contra o terrorismo, chegando até a apontar o dedo para as vítimas — nesse caso, o governo norte-americano. Vale para investigar a fundo os mais recentes episódios da nossa história contemporânea.

Agora que você já conhece ao menos 10 filmes para estudar História que ajudarão seu filho no vestibular, aproveite para ampliar a sessão de cinema caseira e conhecer 10 filmes educativos para assistir e discutir com seus filhos!