Saiba quais critérios analisar na escolha da pré-escola do seu filho

Saiba quais critérios analisar na escolha da pré-escola do seu filho

A escolha da pré-escola é uma das mais importantes para o início da vida educacional de uma criança. Alguns aspectos precisam ser observados para garantir não apenas a segurança dos filhos, como também para iniciar o processo de desenvolvimento e aprendizado da forma mais adequada. Mas quais seriam esses critérios? O que não deve faltar na pré-escola e o que os pais devem observar nesse momento? Confira estas sugestões:

Confie nas primeiras impressões: de olho na infraestrutura

Uma ação imprescindível para pais que querem escolher uma boa pré-escola para os filhos é a visita às instalações de cada instituição. Afinal, as primeiras impressões sobre a pré-escola surgem justamente neste momento.

Assim, é importante verificar se a infraestrutura básica oferece as condições ideais de segurança, com proteção de quinas, tomadas, rampas de acesso (quanto menor a quantidade de escadas, melhor), controle de entrada e saída, ambientes para reunião, entre outros aspectos.

Além disso, quais outros elementos estruturais chamam atenção nesse momento? Por exemplo, questões como a disponibilidade de brinquedos e materiais didáticos em sala de aula, bem como a quantidade e qualidade de banheiros para os alunos. Essas são primeiras impressões que devem ser observadas.

Limpeza, ventilação e acústica

Ainda no que diz respeito à infraestrutura da pré-escola, os pais devem se atentar para questões como limpeza e ventilação, já que elas influem diretamente na saúde e no bem-estar de seus filhos. As salas de aula precisam ser limpas regularmente, de preferência com uma estrutura de banheiro e pia próximos.

Acústica também é importante, especialmente quando pensamos na educação no nível pré-escolar. Afinal, as crianças brincam bastante em meio a processo de aprendizado, bem como precisam de momentos de maior relaxamento. Como conciliar essas atividades entre diferentes turmas? Por meio de salas bem divididas, que permitam relativo isolamento acústico entre si.

Autorização de funcionamento pela secretaria municipal de educação

Ainda que instituições pré-escolares não sejam fiscalizadas pelo MEC, é necessária autorização específica de funcionamento junto à secretaria municipal de educação de sua cidade. Você sabe se a pré-escola em que quer matricular seu filho tem essa autorização? Que tal verificar essa informação em sua próxima visita?

Ensino de idiomas é um bom adicional

Quanto mais cedo a criança tiver contato com outras línguas, melhor e mais fácil será o desenvolvimento desse idioma estrangeiro em sua formação. São vários os benefícios desse tipo de instituição. Muitas pré-escolas já apresentam essa preocupação, incorporando a seu currículo o aprendizado de línguas estrangeiras. Procure verificar essa informação nas escolas que visitar!

Conheça o perfil dos professores da pré-escola

Nas reuniões iniciais com as instituições de ensino, preocupe-se também em conversar com os possíveis professores de seus filhos. Peça para eles comentarem sobre sua formação, abordagens de ensino e outras informações que considerar relevantes para realizar sua escolha de pré-escola. Esse primeiro contato é fundamental para estabelecer uma boa relação entre pais e professores do futuro.

Há materiais pedagógicos essenciais?

Pré-escolas também precisam de materiais pedagógicos para essa fase do aprendizado. Ainda que a alfabetização não seja exatamente o foco das instituições nesse momento, é uma vantagem contar com escolas que a desenvolvam com os alunos.

Nesse contexto, livros, lousas interativas, jogos didáticos, entre outros, são essenciais para o processo pedagógico. Durante uma visita, procure observar se a escola conta com esses materiais em seu ambiente.

Localização e segurança também devem ser considerados

Reflita sobre a rotina diária envolvida na matrícula de seu filho em uma pré-escola, já que essa será incorporada também a seu dia a dia. Questões como facilidade de acesso, proximidade de sua residência e segurança são especialmente relevantes, ainda mais quando o transporte dos alunos ainda é realizado pelos pais.

Uma dica é visitar a instituição nos horários de pico (entrega e busca de alunos), quando o trânsito será mais intenso. Além disso, verifique se há segurança nas redondezas e se não são reportados casos de furto e roubo na região.

Missão e valores da pré-escola

Antes de visitar uma instituição de ensino, procure verificar em seu site institucional quais são os valores fundamentais e sua missão. Essa informações vão muito além de uma chave no site das pré-escola, já que refletem diretamente a qualidade e a metodologia de ensino utilizada no dia a dia da instituição.

Se você não busca escolas muito tradicionais, por acreditar que esses modelos de ensino estão ultrapassados, é possível encontrar posturas mais progressistas e inovadoras justamente na missão e nos valores da instituição.

Saiba como funciona a relação entre a instituição de ensino e os pais

Qual é a frequência da realização de reuniões entre pais, professores e administradores da escola? Existem canais de comunicação mais direta nessa relação? Os professores avisam aos pais sobre o progresso dos filhos no dia a dia da escola?

Essas são questões importantes a se perguntar no momento da escolha da pré-escola de seu filho. Afinal, os pais também devem participar ativamente do processo pedagógico e complementá-lo em casa.

Número de crianças por educador

É imprescindível que, na pré-escola, seus filhos recebam uma atenção mais individualizada do que nos estágios seguintes do ensino. Para ser mais exato, existe uma média ideal do máximo de crianças por educador: oito crianças por educador, até os dois anos; quinze crianças por educador até os três anos; e até vinte crianças por educador até os cinco anos. Procure observar se a pré-escola também atende esses requisitos.

Modelo de educação mais adequado para os pais

Qual é o modelo pedagógico que mais se adequa à filosofia dos pais da criança? Essa é uma importante questão a se fazer, já que hoje em dia são várias as linhas educacionais que podem ser adotadas em sala de aula. A escola construtivista, por exemplo, tem ganhado mais adeptos nos últimos anos.

Além disso, há pais que prezam por escolas mais atentas às novas tecnologias, tendências de gamificação do ensino, entre outros aspectos metodológicos que venham a ser fundamentais para os pais de cada aluno.

Com essas sugestões em mãos, fica mais fácil escolher a pré-escola mais adequada para seus filhos. Gostou deste post? Aproveite também para conferir mais informações sobre o crescimento da demanda por escolas integrais no Brasil!

Comentários

comentários