Profissionais do futuro: confira 8 carreiras que podem inspirar seu filho

Profissionais do futuro: confira 8 carreiras que podem inspirar seu filho

A escolha de uma universidade costuma ser um momento bastante delicado para os jovens, uma vez que implica na aposta em uma profissão para o futuro. Como o leque de opções de graduação é enorme, optar por aquele caminho que realmente ajudará o estudante a conseguir uma boa posição no mercado de trabalho a médio e longo prazos é um desafio. E esse cenário ainda se agrava pela própria característica dos tempos modernos: um mundo cada vez mais pautado pela mudança contínua.

Mas nada de preocupação em excesso, porque é sim possível conhecer os cursos que formarão os profissionais do futuro, aqueles que largarão na frente para ocupar as vagas com melhores perspectivas de mercado. Listaremos essas profissões no post de hoje e o que é esperado de quem pretende seguir algum desses trajetos. Ficou interessado? Então continue lendo e se prepare para dar uma mãozinha para seu filho vestibulando!

Engenharia ambiental

Até o fim do século passado, a questão ambiental parecia relegada a um ponto periférico da economia. E embora contasse com diversos entusiastas, cientistas e até mesmo políticos em sua defesa, as pautas verdes encontravam pouco eco no mercado de trabalho. Felizmente, essa tendência se inverteu. Hoje em dia, os ambientalistas definitivamente estão na lista de profissionais do futuro.

O engenheiro ambiental, por exemplo, é cada vez mais requisitado por empresas de todos os portes, definindo processos e práticas sustentáveis, bem como desenvolvendo soluções para minimizar os impactos negativos da produção industrial ou do terceiro setor à natureza. Além disso, o engenheiro ambiental também encontra mercado no serviço público, principalmente nas áreas de fiscalização e controle.

Gestão de Big Data

É impossível falarmos sobre os profissionais do futuro sem que palavras como internet, dados e informação sejam pronunciadas. Afinal de contas, vivemos em um mundo cada vez mais conectado, cenário em que todos os setores da economia estão ligados à rede mundial de computadores. E é nesse contexto que entra o gestor de Big Data.

Cabe a esse profissional do futuro recolher e analisar os dados recebidos por determinada empresa, traduzindo-os para que sirvam a fins práticos. Esse caminho é ótimo para quem tem mais facilidade com matérias de exatas — como matemática e estatística. O mercado de trabalho para o setor ainda é carente, o que deve ser encarado como oportunidade de crescimento e de altos salários para os profissionais especializados.

Marketing digital

Outro campo diretamente impactado pelos avanços tecnológicos dos últimos anos é o de marketing, envolvendo também publicidade e propaganda no que se refere à preocupação com os valores de uma marca, à promoção de seus serviços, produtos e, principalmente, valores. Esse pacote vem se tornando cada vez mais imperativo para a sobrevivência de qualquer negócio no mercado atual.

E seja por meio das redes sociais, de blogs ou sites especializados, tais ações precisam ser realizadas no mundo digital. Mas a verdade é que, atualmente, o mercado ainda não encontra profissionais em número suficiente que entendam essa nova possibilidade e tenham a capacidade de otimizá-la ao máximo. Aí está uma oportunidade e tanto para jovens com espírito inovador, comunicativos e focados em resultados.

Gestão tributária

Não é novidade para ninguém que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo, certo? Curiosamente, as grandes organizações só parecem ter se dado conta de que precisam contar com o auxílio de profissionais qualificados para ultrapassar essa barreira há pouco tempo, tanto a fim de evitar problemas legais como para conseguir ganhos financeiros reais.

O gestor tributário deve ser um expert em contabilidade, mas também é requisito essencial ter conhecimento profundo sobre direito tributário, gestão de recursos e até mesmo de direito internacional — principalmente se deseja atuar em empresas multinacionais. Será que seu filho se interessaria?

Medicina geriátrica

É fato consumado: a população brasileira está envelhecendo. O problema é que o Brasil não se preparou adequadamente para lidar tal aumento, o que pode gerar uma série de dificuldades previdenciais e econômicas. Mas como toda moeda tem 2 lados, essa também é uma oportunidade para quem quer trabalhar com pessoas na terceira idade!

A medicina em geral sempre foi um campo profissional seguro, mas tem agora na medicina geriátrica uma área extremamente promissora para jovens profissionais que pretendem atuar tanto de forma preventiva quanto responsiva. Vale lembrar, no entanto, que a terceira idade também precisará de serviços que vão além da saúde, demandando também opões de lazer, transporte e mobilidade específicas.

Gestão de logística

Gerenciar estoque, contratar serviços de transporte e armazenamento tanto oriundos de fornecedores quanto destinados aos consumidores finais, bem como lidar com questões de importação e exportação são algumas das atividades do profissional de logística. O que acontece é que esses processos impactam de forma considerável no orçamento e na produtividade das empresas, exigindo a coordenação de um profissional de excelência.

Em geral, os gestores de logística têm formação em engenharia de produção, mas também é possível encontrar cursos de pós-graduação no setor para profissionais vindos de áreas diferentes. Nesse caso, cabe ao profissional ter senso apurado de organização, assim como conhecimentos matemáticos e habilidades diferenciadas para coordenar equipes.

Petróleo e gás

Não há como negar que o setor de petróleo e gás enfrenta momentos turbulentos no país, em especial devido aos problemas enfrentados pela Petrobras. Mas a verdade é que, mesmo assim, a área apresenta boas perspectivas a médio e longo prazos, já que as demandas por energia e produtos derivados do petróleo continuam em alta.

Hoje em dia é possível encontrar cursos de graduação voltados precisamente para o setor, como o de engenharia petrolífera, da mesma forma que também existem vagas de formação técnica destinadas a formar bons petroleiros. Isso sem contar que a área já é conhecida pelos altos salários oferecidos, realidade que tende a se manter ainda por um bom tempo.

Gestão de agronegócio

Os números do agronegócio são praticamente imbatíveis: 20% do PIB vem do campo, assim como 41% das importações do país. Embora nossa economia venha se diversificado nas últimas décadas, não abandonamos nossa vocação para a pecuária e a agricultura. E a competitividade do setor continua em alta com o avanço das tecnologias industriais no campo produtivo.

Essa realidade abre espaço para uma série de profissionais, desde engenheiros agrônomos até veterinários. O setor mais técnico, portanto, continua fortalecido, mas há uma carência acentuada em profissionais gestores, formados em administração ou economia, que se empenhem em melhorar práticas e processos do agronegócio.

Como falamos no início do post, escolher uma profissão definitivamente não é nada fácil. Afinal, além de escolher aquela faculdade que corresponda à vocação do jovem, também é preciso escolher uma área com boas perspectivas de mercado. É, assim, uma decisão a ser tomada após muito cuidado e pesquisa. Que tal pais e filhos estudarem as alternativas juntos?

Você conhece alguma profissão do futuro sobre a qual não falamos neste post? Envie sua sugestão na nossa caixa de comentários e ajude outros pais igualmente preocupados!

 
Facebook Comments

Comentários

comentários