Por que é importante escrever bem?

Por que é importante escrever bem?

Além de indicar bom raciocínio e domínio de quaisquer que sejam os temas tratados, escrever bem também é uma ótima forma de demonstrar sua capacidade de compreensão, de articulação de ideias e, claro, de uso adequado da língua portuguesa. É, portanto, uma habilidade imprescindível! Quer entender direitinho por que escrever bem é tão essencial hoje em dia? Então fique de olho no nosso post:

É um indicativo de que você sabe se comunicar

A primeira (e provavelmente mais importante) vantagem de se escrever bem é demonstrar para as outras pessoas que você sabe se comunicar. E é claro que conseguir organizar bem seus pensamentos a ponto de transmitir uma mensagem escrita com clareza e objetividade trará ótimas consequências para sua vida pessoal e profissional.

Sabia que muitas pessoas usam justamente o meio escrito para verificar se você sabe se comunicar bem? Em processos seletivos, e-mails profissionais e demais comunicações de trabalho, por exemplo, todas essas habilidades podem ser avaliadas por leitores atentos. Por essas e outras, sempre vale a pena prestar atenção tanto na forma como no conteúdo do que escreve para demonstrar seu desempenho comunicativo.

Ajuda a passar no vestibular

Para jovens de várias idades, escrever bem é simplesmente imprescindível para garantir um bom desempenho em provas como o ENEM, cuja redação é parte considerável da avaliação. Mas essa dica também vale para outros processos seletivos que utilizam as redações como uma das principais formas de avaliar o potencial acadêmico e pessoal dos candidatos.

E em cenários educacionais cada vez mais competitivos, é absolutamente essencial que as crianças desenvolvam desde cedo a habilidade da escrita, garantindo no futuro uma maior pontuação nas provas do vestibular e aumentando suas chances de acesso a uma boa educação superior.

É um diferencial para conseguir um bom emprego

Escrever bem também é critério de escolha em muitos processos seletivos de empresas, seja na contratação usual ou mesmo no recrutamento de trainees. Nesse contexto, desde o primeiro contato, com o preenchimento de formulários de inscrição e o envio do currículo, as habilidades de escrita já são avaliadas pelo setor de recursos humanos. Por isso, qualquer erro gramatical ou ortográfico, dependendo da gravidade, pode ser fatal para o desempenho do candidato.

E o mesmo vale para fases posteriores nesse tipo de seleção, como a realização de testes escritos e a elaboração de textos coerentes e argumentativos para justificar suas escolhas profissionais, suas vantagens em relação a outros candidatos e seus méritos pessoais. Nessas horas, é essencial manter um português correto, claro e de acordo com o tom de linguagem adequado ao ambiente onde se pretende trabalhar.

Ajuda a organizar ideias e articular argumentos

A boa escrita é ainda uma excelente maneira de organizar ideias e articular argumentos. Pode-se encarar o ato de escrever, basicamente, como a transcrição de pensamentos em realidade. E esses pensamentos podem dar origem a diversas obras, sejam elas literárias, científicas, poéticas ou até mesmo profissionais. Não é isso que um bom advogado faz quando tem que defender seus clientes? Ele convence o juiz por meio de bons argumentos e retórica sobre direitos e prerrogativas da pessoa em nome da qual está advogando. Como? Pela escrita!

Além disso, experimente colocar no papel seus pensamentos quando estiver angustiado e com dificuldades de raciocinar corretamente. Por mais que você não mostre essas linhas a ninguém, perceberá que é muito mais fácil lidar com esses sentimentos e dúvidas quando traduz tudo para o papel. Assim, o que antes parecia um grande emaranhado de pensamentos, passa a ser simplificado por meio de parágrafos, frases e palavras. Cada escolha gramatical e vocabular importa, de forma a tornar seu discurso mais coerente, objetivo e livre de confusões. Também nessas horas, é importante saber escrever bem!

É um estímulo à criatividade

Pensando bem, escrever não deixa de ser uma ótima maneira de estimular a criatividade. Assim, se você escreve bem, não há limites para onde pode levar seu leitor. Você pode escrever uma história de romance em Marte, dar vida e personalidade a animais e plantas, criar universos mágicos e utópicos, além de ser possível ser quem você sempre sonhou, independentemente de barreiras financeiras e sociais.

E todo esse universo se abre automaticamente porque a folha em branco aceita absolutamente tudo o que você propuser. Dessa forma, há um evidente estímulo à criatividade de autores. J.K. Rowling pôde criar todo aquele mundo de Harry Potter exatamente por isso. Da mesma forma, foi possível viajar ao centro da Terra com Júlio Verne e temer os prejuízos de um futuro distópico em 1984, com George Orwell. Não é incrível?

Ajuda na compreensão de textos

Você sabia que escrever bem significa melhorar a compreensão de textos de qualquer natureza? Ao escrever, exercitamos habilidades pouco usuais, como pensar sobre uma narrativa, sua introdução, seu desenvolvimento e as considerações finais, entre outros aspectos de um texto realmente bem escrito. Isso sem contar que nosso desempenho nessas tarefas também nos torna cientes das dificuldades de um autor, seus dramas e dilemas.

Assim, ao ter mais empatia e compreensão sobre as dificuldades na elaboração de um texto, o leitor passa a valorizar o trabalho de redação, compreendendo seus percalços e consequentemente melhorando a interpretação dessas produções. Afinal de contas, um bom escritor também sabe reconhecer os méritos de uma boa redação!

É uma forma de multiplicar ideias e conhecimentos

Finalmente, outra característica essencial da boa escrita é seu efeito multiplicador, principalmente por meio da internet. Está cada vez mais fácil expandir conhecimentos para pessoas de diferentes cantos do mundo, tudo em tempo real. Você pode reunir conhecimentos em um mesmo texto, explicitar suas ideias e distribuí-las para quem realmente se interessa pelo que você tem a dizer.

Além disso, pessoas com boa habilidade de comunicação conseguem expandir suas criações e seus conhecimentos por meio da escrita, principalmente ao torná-la acessível para o público. E não há nada melhor que escrever textos de fácil compreensão e acesso à informação para seus leitores.

Como você pôde perceber, são muitas as vantagens proporcionadas com o estímulo dessas atividades, principalmente entre crianças e jovens. Mas você por acaso conhece outras razões pelas quais é importante escrever bem? Quais as melhores formas de colocar tudo isso em prática? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários e participe da conversa!