O que é Snapchat e como seu filho pode usá-lo para estudar?

O que é Snapchat e como seu filho pode usá-lo para estudar?

Você por acaso sabe que o Snapchat provavelmente é a rede social com maior apelo entre os jovens atualmente? O curioso é que, na prática, ela vem sendo usada não apenas para divertidas trocas de vídeo e fotos, mas também para os estudos, viu? E isso se deve basicamente a 2 motivos. O primeiro é o envolvimento de seus criadores, que atualizam constantemente o aplicativo, tornando-o cada vez mais divertido e com mais funções para os usuários. E a segunda diz respeito à forma como o Snapchat funciona, diferenciando-o de outras redes sociais e o tornando mais seguro, já que suas mensagens duram no máximo um dia.

Mas foi só falar em atualizações, novas funções e redes sociais que você já começou a ficar perdido? Pois pode ficar calmo! Para que você navegue tranquilamente por essas águas tecnológicas é que resolvemos preparar o post de hoje, explicando tudo sobre o Snapchat e como ele pode ser usado para ajudar seu filho nos estudos. Então fique conosco até o fim e se atualize sobre essa novidade!

Afinal de contas, o que é Snapchat?

O Snapchat nada mais é que um misto de rede social e aplicativo de mensagens criado por 3 estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Por meio dele, é possível interagir com amigos e seguir pessoas, enviando mensagens de texto, fotos e vídeos. E se você está aí pensando no porquê da existência de mais um aplicativo para enviar fotos, vídeos e mensagens se já existem o Instagram e o WhatsApp, vale dar uma olhadinha nos diferenciais do Snap.

O maior diferencial do Snapchat é que, ao contrário das outras redes sociais, ele não armazena dados por muito tempo. Assim, uma foto ou um vídeo enviado a um amigo por essa rede fica disponível apenas por alguns segundos e depois é definitivamente apagado. Ao ser enviado a todos os amigos da sua lista de uma vez, o conteúdo dura até 24 horas. Depois disso, acaba se autodestruindo.

Essa característica já resolve ao menos parcialmente um problema que incomoda muitos usuários do Facebook e do WhatsApp hoje em dia: o fato de mensagens ou fotos poderem ser facilmente salvas e compartilhadas, expondo quem as enviou a situações constrangedoras e permitindo até mesmo crimes digitais. Fora isso, se o usuário quiser fazer um print da tela, o aplicativo avisa o autor da foto ou do vídeo. Viu como a segurança com o Snapchat vem em dose dupla?

Como ele pode ser usado a favor dos estudos?

Na prática, muitas escolas acabam deixando certas lacunas pedagógicas em sua metodologia de ensino ao considerarem como muito básicas certas atividades e, por isso, deixar a explicação um pouco de lado. É o caso, por exemplo, da elaboração de resumos de unidades de um livro didático, bem como de técnicas para se estudar sozinho em casa ou da escrita de um fichamento. Mas a verdade é que muitos estudantes têm sim diversas dúvidas justamente sobre esses pontos! E é por esclarecer muitos pontos obscuros nesse sentido que alguns perfis têm se tornado verdadeiros sucessos no Snapchat. Citaremos 2 agora mesmo:

SOS Tenho Prova

O site Socorro, meu filho não estuda criou recentemente o perfil SOS Tenho Prova no Snapchat, que ensina, com vídeos curtos, dicas de concentração macetes para decorar conteúdo e melhorar o rendimento nos estudos — dividindo melhor o tempo, por exemplo. Esse perfil foi criado pela pedagoga Taís Bento e já conta com milhares de seguidores. Segundo a própria Taís, o sucesso do seu projeto no Snapchat se deve ao fato de que, nessa rede social, suas dicas chegam diretamente para os estudantes, enquanto em outras, como o Facebook e o Instagram, passam antes pelos pais.

Descomplica

Outro perfil com proposta parecida é o da plataforma de educação on-line Descomplica, especializada em dicas sobre vestibular. Essa plataforma já posta diariamente no Snapchat, com dicas que vão desde como se inscrever no ENEM até como escolher o melhor curso ou como organizar melhor o tempo de estudo. Segundo seus criadores, o Descomplica tem perfil em diversas redes sociais, mas faz sucesso mesmo é no Snapchat!

Como sei se o Snapchat é mesmo seguro?

Assim como qualquer rede social, o Snapchat deve ser monitorado pelos pais. É importante destacar que, justamente pelo fato de que todo o conteúdo postado se autodestrói logo após ser visualizado, o aplicativo tem fama de ser uma rede social muito segura. Seu filho pode pensar, assim, que não tem problema algum enviar uma mensagem ou uma foto mais comprometedora por ali, certo? Bom, nem sempre.

Lembre-se de que, quando o assunto é internet, não há sistema de segurança infalível. E, na verdade, o Snapchat já sofreu ataques que expuseram muitos usuários. Com seu modelo de funcionamento, os riscos realmente diminuem, mas estão longe de chegar a zero. Por isso, o melhor mesmo é ficar atento.

Pode passar de ajuda a dor de cabeça?

Além de tudo isso e embora seu uso em prol da educação seja muito vantajoso, a dispersão ainda mora ao lado. E pense bem: em muitos casos, um celular na mão na hora dos estudos pode ser um convite quase irrecusável à perda de foco, não acha? Por essas e outras é que uma boa conversa com os filhos sobre os prós e os contras dessa ferramenta ainda é mais que necessária.

Não tem mistério: com o acompanhamento dos pais e o bom senso no uso por parte dos estudantes, o Snapchat pode sim ser uma ajuda e tanto, transformando grandes dificuldades de aprendizado em uma rotina muito mais divertida de estudos! E aí vai é sobrar motivação para seu filho arrasar nas provas!

E então, gostou de saber o que é Snapchat e entender como exatamente ele pode ajudar no aprendizado do seu filho? A boa notícia é que ele está longe de ser a única ferramenta tecnológica que auxilia na assimilação do conteúdo escolar. Quer saber mais? Pois aproveite para ler o nosso post sobre como a tecnologia pode ser aliada nos estudos e conheça mais ferramentas que podem ajudar nessa missão!

Facebook Comments

Comentários

comentários