Música na escola: entenda a importância no processo de ensino-aprendizagem

Música na escola: entenda a importância no processo de ensino-aprendizagem

 

Uma das formas de estimular o desenvolvimento de alunos no processo metodológico é por meio da introdução da música na escola. Isso pode ser colocado em prática de diversas formas: desde a utilização de letras nas interpretações de texto em sala, até na realização de oficinas de música e instrumentalização com os estudantes.

Essas são formas de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar.

Quer saber mais sobre a música no processo de aprendizagem? Confira estas informações:

Música na escola: interação por meio dos sentidos

Um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno. Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem houve.

No que se refere à criação musical, o uso de diversos instrumentos em sala de aula pode evidenciar habilidades desconhecidas, aumentar a interação com objetos e o “saber-fazer”, entre outras capacidades tão importantes nessa fase de desenvolvimento pedagógico.

Para o aluno, essas habilidades serão aplicadas não apenas no desenvolvimento das próprias aptidões musicais no futuro, como também no aprendizado de outras disciplinas. O estudante com ouvido treinado para a observação de letras e poderá ser também um bom leitor e intérprete de textos.

Análise e interpretação de letras musicais

Por falar em interpretação de textos, essa é outra vantagem do uso da música no dia a dia escolar. A depender da qualidade das obras trabalhadas, sejam elas em português ou em língua estrangeira, abre-se um vasto campo de atuação para que professores explorem o significado dessas letras, novos conceitos e vocabulário, metáforas, entre outras coisas.

Assim, a música acaba se tornando uma fonte de conteúdo importante para ser utilizada em sala de aula. É o início de conversas importantes, sobre política, educação, cultura, gênero, relações interpessoais, ecologia e vários outros temas que vierem a ser abordados por obras musicais. Cabe ao professor analisar as músicas mais adequadas e com maior potencial de aprendizado para seus alunos.

Estudo contextual de compositores e intérpretes

Paralelamente ao estudo de textos e cifras musicais, também é possível que artistas, bandas, gêneros e até mesmo letras sejam objeto de estudo para disciplinas como Geografia e História. Afinal, toda música revela também um contexto social e temporal em que ela se insere: movimentos sociais, cultura regional, folclore, biografia de seus compositores e intérpretes etc.

Essas também são características imprescindíveis para o estudo musical, que adicionam uma nova dimensão ao aprendizado. Se utilizada adequadamente, a música pode dar ensejo a importantes discussões em sala de aula, revelando novas conexões entre ideias, disciplinas e temas de estudo.

Cifras e o raciocínio matemático

Muitos estudos relacionam o desenvolvimento de habilidades na música ao raciocínio matemático. Isso ocorre porque a sistemática das cifras e partituras utilizadas na composição são verdadeiras equações matemáticas: repetições, padrões, tríades, escalas, dicotomias, coerências e adequação de tom.

Para o aprendizado da matemática, são vários os benefícios desse tipo de aprendizado musical. A familiaridade com estruturas predefinidas de estilo e construção lógica de sentido contribuem para o aprendizado também de fórmulas, truísmos e outros raciocínios lógicos.

Música na escola e a integração entre os alunos

Outro benefício da música na escola é o estabelecimento de mais oportunidades de interação e cooperação entre alunos. Por um lado, há cooperação na produção musical no sentido de executar obras musicais em conjunto, contribuindo para resultados comuns. Por outro lado, multiplicam-se as formas de interação entre estudantes, que podem identificar gostos em comum, formar grupos de interesse e desinibir alunos mais tímidos.

Contribuição ao instigar e engajar alunos em sala de aula

Muitos professores também aplicam oficinas musicais em sala de aula com o objetivo de instigar e engajar seus alunos. Afinal, em um mundo de cada vez mais estímulos, interações digitais e fontes de desconcentração dos alunos, por que não apostar em oportunidades inovadoras de relação estudante-professor para tornar a sala de aula mais atrativa?

A música tem essa vantagem, já que desperta a atenção dos alunos, contribui para a concentração e o foco no momento da aula e ainda proporciona maior participação dos estudantes no processo de aprendizado.

É algo ideal para que a relação entre professor e aluno não fique pautada apenas por uma verticalidade hierárquica, em que um ensina e outro aprende. Cada vez mais, a horizontalidade dessa relação é priorizada por pedagogos e educadores de diversas áreas.

Desenvolvimento de gostos e preferências pessoais

A música também contribui para que seu filho desenvolva suas próprias preferências em relação a uma variedade de temas. Afinal, o exercício de escolher um instrumento e estilos musicais preferidos também pode ser aplicado no desenvolvimento da individualidade do aluno, no estímulo de sua autonomia a e na caracterização de escolhas acadêmicas e profissionais ao longo do processo pedagógico.

Ou seja, a introdução de crianças no mundo musical, seja como agentes produtores de música, seja como ouvintes, é outra forma de avançar sua individualidade e gostos pessoais. Vale a pena incentivar esse tipo de experiência, que poderá proporcionar não apenas bandas e estilos musicais favoritos, como também maior assertividade acerca de suas vontades e autoconhecimento.

Incentivo à criatividade do aluno

Finalmente, a música também tem como benefício a exploração de um lado mais criativo dos alunos. Independentemente das áreas acadêmica e profissional pelas quais esses estudantes venham a se interessar, é sempre importante que a inovação e a imaginação façam parte do raciocínio e da prática cotidiana desses indivíduos em formação.

Música na escola: canções que podem ser utilizadas em diferentes disciplinas

Depois de perceber quantos benefícios a música pode propiciar ao seu filho, contribuindo não só para o aprendizado escolar, mas, também, para que ele desenvolva diferentes aspectos cognitivos, como os conhecimentos lógicos, motores e sociais, é hora de ver como a música pode ser colocada em prática em diferentes disciplinas.

Veja como você pode orientá-lo a usar a música como forma de aprendizado:

Sociologia e Filosofia

Nessas disciplinas, pode ser abordada a importância da música no cotidiano das pessoas. O ideal é aproveitar algum tema retratado em uma das disciplinas para propor uma reflexão ao seu filho.

Primeiramente, procure conversar com ele sobre como percebe a música em sua vida. O ideal é que vocês falem sobre os momentos em que a música se mostrou mais importante e peça que ele liste pelo menos uma música marcante e que explique o porquê.

Depois, é preciso que o jovem perceba como que a música faz parte da tradição cultural e que exerce um grande papel em diferentes situações, seja para passar uma mensagem ou para dar um posicionamento sobre determinado assunto.

Por conta do caráter filosófico das disciplinas, uma canção que pode ser abordada é Mais uma vez, da banda Legião Urbana. Veja como ele interpreta essa letra e o que ele pode tirar como mensagem.

História

Principalmente quando os professores forem explicar o período da Ditadura no Brasil, provavelmente, compartilharão algumas canções que tiveram grande destaque. Isso se deve ao caráter de resistência e um posicionamento político contra o que estava acontecendo em nosso país. No entanto, devido à censura, diferentes estratégias foram adotadas, de maneira inteligente e articulada, de modo que os militares não percebessem a verdadeira intenção da letra.

Entre as músicas que o seu filho pode escutar para entender melhor o período, estão:

Esse é apenas um aspecto da matéria em que você pode sugerir ao seu filho usar a música como forma de estudo. Certamente, muitos outros períodos históricos também terão suas referências musicais que contribuirão para o aprendizado.

Geografia

A geografia é uma matéria que propicia a possibilidade de usar a música em diferentes temáticas, como migração, vegetação, meio ambiente, consumismo, guerras, globalização etc.

Confira algumas dicas de músicas sobre os temas:

Matemática

E se engana quem pensa que a música também não possa ser utilizada como instrumento para educar os alunos. Por ser, muitas vezes, uma matéria que provoca certo medo nos jovens, usar a música, algo que eles gostam bastante, para aproximá-lo é uma excelente estratégia — como você pode ver a ideia deste professor , que ensinou matemática por meio de um funk.

Confira, também, estas criações que ensinam o Teorema de Pitágoras e Potências.

Ciências

Muitos músicos usam os temas ensinados nas aulas de ciências, como botânica, genética e meio ambiente. Saiba alguns exemplos que o seu filho pode escutar:

Português

Assim como um professor usou a matemática para ensinar a matéria aos alunos por meio do funk, uma professora de português fez bastante sucesso ao tentar ensinar gramática usando a música. Compartilhe com o seu filho o canal dela do YouTube, pois, certamente, ele vai curtir, pois é um meio eficiente e divertido de aprender.

Vivemos em uma sociedade na qual há maior valorização de mentes inovadoras, que pensam de forma diferenciada e por meio de novas perspectivas. A música é uma forma de explorar essas habilidades, já que expõe o aluno ao diferente, o convida a criar e a testar novas ideias (e instrumentos), além de proporcionar aprendizados distintos das disciplinas curriculares tradicionais.

E você? Acredita que a música na escola pode auxiliar o desenvolvimento de seus filhos? Aproveite também para conferir este post sobre como seu filho pode aprender inglês por meio de músicas! Participe!