Matemática no dia a dia: conheça 12 aplicativos

Matemática no dia a dia: conheça 12 aplicativos

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a calculadora não acabou com o exercício da matemática no dia a dia. Na verdade, só simplificou a realização e conclusão de tarefas. E o mesmo raciocínio vale para a tecnologia digital, viu? Facilitadora, ela não isenta os usuários de conhecerem os fundamentos básicos das ciências exatas. Na prática, ajuda na condução rumo aos resultados desejados.

Hoje são diversos os aplicativos que podem desmistificar a Matemática tanto para alunos do Ensino Fundamental como do Ensino Médio, servindo como fortes aliados nos estudos. Seja para reforçar alguns conceitos ou para fixar matérias às vésperas de provas, aí estão grandes conhecidos dos seus filhos atualmente. Quer saber um pouco mais como a internet e seus aplicativos podem ajudar os estudantes com a Matemática no dia a dia? Pois veja só:

Rei da Matemática

Com versões gratuitas e pagas, o aplicativo transforma a rotina matemática em um exercício lúdico e interativo. No Rei da Matemática (Android e iOS), os usuários moram em um reino cujos desenvolvimentos pessoal e do ambiente ao redor depende da realização de diversos problemas matemáticos. Aí entram questões aritméticas de adição, subtração, raízes e frações, entre outras. É bastante útil para auxiliar os alunos ainda pouco familiarizados com as continhas.

Matemática Elementar

Voltado para aqueles alunos do Ensino Médio que precisam de um reforço em diversos fundamentos matemáticos, esse aplicativo é gratuito e totalmente em português. O app Matemática Elementar (Android) permite que os estudantes identifiquem melhor as próprias dificuldades e, com isso, possam trabalhá-las com exercícios e aulas voltados para conteúdos variados, como funções, conjuntos numéricos e inequações, por exemplo.

Math Drills Lite

Nesse caso, o aplicativo é em inglês, o que pode exigir certo conhecimento dos pais que desejam colocar as primeiras habilidades matemáticas dos filhos à prova. O Math Drills Lite (iOS) é gratuito e possui uma interface bastante intuitiva, conduzindo os usuários a exercícios práticos sobre fundamentos básicos aritméticos, como adição, subtração, multiplicação e divisão. E o melhor é que dispõe de um gráfico de desempenho individual excelente para avaliar pontos fortes e fracos.

SAT Math Trainer

O SAT é um exame muito popular nos Estados Unidos. Bem parecido com o nosso ENEM aqui, serve como prova de aptidão para ingressar no ensino superior. Com o SAT Math Trainer (iOS), alunos do Ensino Médio podem testar suas habilidades matemáticas com mais de 10 mil questões que se dividem em álgebra, geometria e estatísticas. Disponível apenas em inglês e em versões pagas, o aplicativo é realmente desafiador para testar os conhecimentos dos alunos nas ciências exatas. E, no caso dos brasileiros, ajuda até a treinar o segundo idioma!

MyScript Calculator

De visual simples, mas bastante interativo, o aplicativo permite que pais e alunos escrevam as operações desejadas na tela, convertendo sua própria caligrafia em operações. O resultado aparece automaticamente na sequência. O MyScript Calculator (Android e iOS) é gratuito e adequado para todas as idades, servindo como um auxiliar de peso para que seus filhos confiram os resultados dos exercícios praticados em casa — desde que os tenham feito antes, claro.

Cola Matemática

Gratuito e inteiramente em português, o Cola Matemática (Android) serve como um professor virtual dos exercícios que tiram as noites de sono dos seus filhos. O app não apresenta apenas o resultado final dos problemas matemáticos, mas aponta, passo a passo, todo o desenvolvimento do cálculo, ensinando os estudantes a compreender como o exercício é resolvido.

Pense+ ENEM

O ENEM é uma etapa muito presente no cotidiano escolar dos alunos do Ensino Médio. E sabia que preparar seus filhos para a prova pode ser mais fácil que tirá-los da cama pela manhã? O Pense+ ENEM (Android) é um aplicativo gratuito que reúne todas as provas do ENEM desde 2007, totalizando quase 1.500 questões para seus filhos testarem suas habilidades com exercícios que fizeram parte da história do exame. E ainda há espaço para o aluno checar seu desempenho nas provas!

AppProva

Gratuito e em português, o AppProva (Android e iOS) reúne provas do ENEM e de outros vestibulares, além de contar com simulados semanais e questões que replicam métodos usados nas provas. E o mais bacana é que o sistema de avaliação empregado é o TRI (Teoria de Resposta ao Item), mesmo método usado pelo MEC para medir o grau de conhecimento do candidato a partir de questões fáceis, médias e difíceis. Com ele, calcula-se a média estatística e probabilística de acertos e não apenas a quantidade de respostas certas. Trata-se de um programa complementar aos estudos, com dicas e exercícios para que seus filhos tenham ainda mais chances de serem aprovados nas provas mais concorridas do país.

TrainBrain

Gratuito, o aplicativo trabalha o raciocínio lógico e os reflexos a partir de cálculos exigidos pelo programa. Disponível em inglês e outros idiomas (infelizmente, exceto em português), o TrainBrain (Windows Phone) desafia crianças e jovens a encontrarem soluções de uma maneira mais ágil e efetiva, essencial para o cumprimento de exercícios matemáticos.

MatchUp

Não é só de cálculos que se sustenta a Matemática. Da mesma forma que o TrainBrain exercita o raciocínio lógico, o MatchUp (Android) também trabalha a maneira de pensar de crianças e jovens. O jogo tem o objetivo de fazer com que os usuários vejam imagens na tela para, na sequência, encontrarem os pares com o menor número de tentativas possível. Conta com diversos níveis para desafiar cada vez mais a memória.

Lumosity

Que tal desenvolver a atenção e a memória dos seus filhos? Afinal, o cérebro atua como uma espécie de músculo que, quanto mais for trabalhado, mais se aperfeiçoa. E é aí que entra o Lumosity (iOS) com mais de 25 jogos cognitivos que trabalham diferentes áreas do cérebro, adaptando-se ao desempenho dos usuários para desafiá-los continuamente a encontrar soluções não só para problemas matemáticos, mas para outras atividades do dia a dia que também exigem concentração.

iMathematics

Mais que um programa para resolver problemas matemáticos, o iMathematics (AndroidiOS e Windows Phone) se propõe a ensinar a disciplina em tópicos dedicados a geometria, aritmética e trigonometria, como estatísticas, equações, fórmulas, álgebra linear, vetores, matrizes, cálculo com números complexos, funções de enredo e o cálculo de raízes e extremas (polinomial, racional, exponencial e assim por diante), entre outras funcionalidades. Existem versões gratuitas e pagas do aplicativo, que é um dos mais populares do gênero.

Viu como é possível ajudar seus filhos, preparando-os nas diversas etapas acadêmicas que os desafiarão pelo caminho? Pois se deseja complementar o cuidado com a educação dos seus filhos além da Matemática no dia a dia, aproveite para saber mais sobre o assunto descobrindo como a tecnologia pode ser uma grande aliada nos estudos!

 

Comentários

comentários