Intercâmbio High School: veja os 6 países mais procurados

Intercâmbio High School: veja os 6 países mais procurados

São vários os motivos pelos quais você deve deixar seu filho fazer um intercâmbio. Para começo de conversa, podemos adiantar que essa é uma experiência extremamente valiosa para o processo educacional como um todo, especialmente para o aprendizado de línguas estrangeiras e para o amadurecimento dos jovens. E, de fato, só isso certamente já faz uma diferença e tanto na formação do seu filho.

Você até está convencido dos benefícios, mas não sabe que destino escolher? Que tal conhecer agora mesmo os países mais procurados por estudantes que desejam fazer o intercâmbio High School (Ensino Médio) e os porquês de tais preferências? Então confira no post de hoje uma lista incrível com as vantagens e os diferenciais de cada alternativa! Veja só:

Estados Unidos

Talvez esse seja um dos destinos mais procurados por brasileiros que querem fazer intercâmbio no exterior, especialmente quando o que se busca é a genuína experiência de um High School. O Ensino Médio nos Estados Unidos normalmente é cursado em escolas públicas, que lá são muito boas.

A forma de aprendizado é multidisciplinar e extremamente voltada para a prática, com muitos alunos se formando no colégio com noções básicas de economia doméstica, empreendedorismo e até mesmo marcenaria! A educação física engloba vários esportes e há aulas práticas de computação, por exemplo. Essas são características bem marcantes da sociedade americana, que busca o máximo de aplicabilidade dos conhecimentos em sala na vida fora dos muros da escola. Provas como o SAT, a versão americana do ENEM, traduzem bem isso. Os testes verificam se o aluno tem um pensamento crítico e suficientemente diverso para encarar os estudos universitários no país.

É importante ressaltar também que a experiência de High School nos Estados Unidos costuma variar bastante de acordo com o estado e a cidade onde o aluno pretende estudar. Então guarde que, enquanto as costas leste e oeste são mais progressistas e possuem uma maior diversidade cultural, o centro-oeste e o sul do país tendem a ser mais conservadores e tradicionais.

Espanha

Apesar de a cultura espanhola ter suas diferenças em relação à brasileira, a experiência de High School no país é bastante próxima da vivida por aqui. Isso porque o povo é bem alegre, as comidas são excelentes e há muitas oportunidades de ensino por meio de bolsas de estudo. Além disso, não é nada difícil para o brasileiro se adaptar ao clima do país, bem como ao idioma — o que poderia ser um desafio em países de língua inglesa, por exemplo.

Principalmente por essas razões, muitas famílias consideram a Espanha como um país seguro, onde seus filhos terão maior aproveitamento da fase no exterior. Isso sem contar que o país é completamente recheado de museus, tradições culturais seculares e muita história. Vale a pena estudar essa opção de destino!

Inglaterra

A cultura inglesa se traduz em vários aspectos da vida no país: pontualidade, castelos milenares, literatura internacionalmente renomada, tradição da família real e por aí vai. Já imaginou ter seu filho absorvendo de perto todos esses aspectos? É por isso que muitos pais acabam decidindo deixar seus filhos fazerem intercâmbio na Inglaterra.

Pode ser que o custo de uma temporada de estudos por lá seja relativamente mais alto que nos demais países da nossa lista, mas outros traços da cultura da Inglaterra definitivamente compensam. Fora que o povo inglês usa o idioma com mais rigor no dia a dia, especialmente em ambientes educacionais, fazendo com que o aprendizado da língua seja ainda mais proveitoso para seu filho. A eficiência do transporte e os pontos turísticos do país também fazem desse destino um dos preferidos dos jovens estudantes.

Canadá

Terra de um dos povos mais amáveis e receptivos com estrangeiros, o Canadá está sempre na lista dos mais desejados para quem vai fazer um intercâmbio High School fora do Brasil. Além de ser um país extremamente seguro, é referência mundial em termos de qualidade de vida, igualdade de direitos, políticas de acessibilidade e desmitificação de preconceitos. Seu filho não só merece conhecer tais valores como, preferencialmente, deve internalizá-los.

O Canadá também tem a vantagem de, além de ser multicultural, dar a seus visitantes a oportunidade de aprender diversas línguas. Enquanto em Vancouver e em Montreal se fala inglês, em Québec é possível aprender rapidamente o francês. Além disso, o país é reconhecido por ter um estilo de vida saudável, sempre em contato com a natureza e com ótimas instituições de ensino. Ficar hospedado em casas de família canadenses é uma boa maneira de ter uma experiência completa!

Austrália

Um dos países mais procurados pelos intercambistas atualmente é a Austrália, que mistura diversos aspectos desejáveis de um intercâmbio High School. É um país com um dos litorais mais bonitos do mundo, o que faz com que as cidades sejam recheadas de atividades ao ar livre — como surf, cursos sobre biologia marinha, fotografia, design e até gastronomia!

Além disso, o povo australiano é muito alegre, o que torna a experiência de morar fora bem mais fácil para o estudante brasileiro. O período de adaptação pode ser rapidamente superado ao escolher a acomodação em uma casa de família. Com a ajuda de familiares acolhedores, colegas de escola extremamente sociáveis e muitas opções de atividades extracurriculares, seu filho vai aproveitar bastante.

Nova Zelândia

Além de ser um dos lugares mais diversos e bonitos do mundo (com praias, montanhas, vulcões, desertos e florestas convivendo em harmonia), a Nova Zelândia também é ótimo destino para se realizar um intercâmbio High School hoje em dia. Como o povo é bastante cortês e inclusivo, recebe extremamente bem os estrangeiros. Fora que o país conta com algumas das melhores escolas e dos mais interessantes programas de integração cultural para intercambistas do mundo!

Apesar de o país ser relativamente novo, o neozelandês se orgulha muito de suas tradições, que envolvem a prática de danças típicas, o fair play nos esportes, uma gastronomia muito baseada no consumo de peixes e o prazer em realizar atividades ao ar livre. Além disso, o país é internacionalmente reconhecido por ser pacífico e não entrar em conflito com outras nações. E convenhamos que, hoje, essa é uma garantia muito importante para que você deixe seu filho fazer um intercâmbio e consiga dormir com tranquilidade.

Agora comente aqui e nos conte o que achou desses destinos! Que tal incentivar seu filho a fazer um intercâmbio High School em algum desses países? Aproveite para conferir também as razões pelas quais você deve deixar seu filho fazer um intercâmbio!

 

Comentários

comentários